13766
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - O emprego da vírgula: efeitos de sentido nas enumerações

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Fundamental sobre emprego da vírgula

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Katiuscia Macêdo Cardoso Brandão

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para enviar as propostas de atividades e orientações que possibilitem aos alunos terem autonomia na resolução das tarefas;
Texto para leitura, disponível aqui;
Videoaula disponível aqui.

Introdução
Envie aos alunos uma orientação através de áudio, vídeo ou mensagem de texto explicando a atividade e oferecendo informações que deem condições para realizá-la com autonomia. Disponibilize para os alunos, através do WhatsApp, a manchete proposta no slide 1 da Introdução da aula, falando um pouco sobre o tema tratado no texto. Convide os alunos a refletirem sobre o tema utilizando as questões propostas no slide. Solicite que eles leiam a manchete e reflitam sobre o uso da vírgula, utilizando as seguintes questões:
     - Para que serve a vírgula nesse trecho do texto?
     - Se tirarmos a vírgula, o texto ficaria com algum problema? Qual?
Solicite que os alunos anotem suas respostas no caderno.

Desenvolvimento
Envie o texto proposto para os alunos e um áudio ou vídeo em que você realiza a leitura em voz alta. Fale para os alunos sobre o tema do texto, convidando-os a refletir sobre o mesmo, e sugira que dialoguem com os familiares sobre o tema e os cuidados necessários para a prevenção. Solicite que leiam os trechos destacados no texto “Você sabia… que cachorros e gatos não pegam dengue, chikungunya ou zika?” e “Junte isso a uma boa alimentação, passeios e brincadeiras, e seu bichinho terá uma vida tranquila e saudável”. Oriente que assistam à videoaula sobre o uso da vírgula em situação de enumeração e respondam à seguinte questão:
     - Explique o uso da vírgula nos trechos destacados no texto.
Proponha aos alunos que anotem a resposta e enviem pelo grupo de WhatsApp. Observe as respostas dos alunos no grupo e aproveite para regular possíveis compreensões equivocadas.

Fechamento
Oriente os alunos a fazerem uma anotação sobre o que aprenderam em relação ao uso da vírgula em situação de enumeração. Utilize a seguinte questão para nortear a sistematização:
     - Por que usamos vírgula ao enumerar elementos no texto? Crie 3 frases com o uso da vírgula em enumeração de elementos.

Convite às famílias
Proponha aos alunos que conversem com os familiares sobre a temática do texto lido e enumerem ações que todos da casa podem realizar para evitar o mosquito transmissor das doenças.

Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos


Código: LPO5_06ATS01

(EF05LP26) Utilizar, ao produzir o texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: regras sintáticas de concordância nominal e verbal, convenções de escrita de citações, pontuação (ponto final, dois-pontos, vírgulas em enumerações) e regras ortográficas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas