Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Envie aos estudantes o texto “Motores de Combustão Externa - Histórico do Desenvolvimento - Do Aeolopolito à Máquina à Vapor de Watt” (disponível aqui) e oriente a leitura.
Apresente a questão disparadora:
- Por que existem vários tipos de motores?
Mão na massa
Apresente aos estudantes o slide comparando motores e oriente-os a observarem as imagens e responderem a atividade 1 do arquivo atividades, disponível na aba “materiais e atividades”.
Envie aos estudantes os textos 1 e 2 e oriente-os a responderem a atividade 3 do arquivo disponível na aba “materiais e atividades”.
Texto 1: PANSIERI,R. C., E OLIVEIRA,L.D.C., Diferença entre motores de carro: Motor a combustão externa e interna, Motores de Carros (disponível aqui).
Texto 2: FOGAÇA, J.V., Funcionamento do Motor à Combustão Interna, Mundo Educação (disponível aqui).
Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma, proponha que os grupos compartilhem as respostas e siga as orientações presentes no plano.
Convite às famílias
Os membros da família poderão auxiliar os estudantes nas atividades propostas.
Sugestão Enviada Por: Fransueli Bahr
Código: CIE7_04M&E04
(EF07CI04) Avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para o funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas.
AULA 01
AULA 02
AULA 03
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes