Sobre este plano
Sobre a aula: Esta é a quarta aula de uma sequência de cinco aulas que contemplam a Habilidade EF08CI02.
Essa aula busca alcançar a aprendizagem de conceitos fundamentais sobre circuito elétrico. A aula será realizada através da experimentação que aborda a utilização dos capacitores, observando o funcionamento do mesmo. Cada aluno deve trazer os materiais para montar o experimento em sala de aula.
Essa atividade possui um roteiro experimental em anexo (https://docs.google.com/document/d/1Oq_2dX71uRtqQY17XgGO3OkSxpiSG-yBdnpEQJunXYE/edit?usp=sharing)
O professor deve acessar o site do Caderno Brasileiro de Ensino de Física v. 22, n. 3 (2005) para se aprofundar no assunto dessa aula
(https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6378/5904)
Material para a aula:
- Um pote de maionese com tampa ou outro recipiente semelhante
- Um rolo de papel alumínio.
- Um pacote de palha de aço.
- Um pedaço de fio de cobre.
- Fita adesiva.
- Televisão
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que irão identificar e reconhecer o que é um capacitor.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Construa um cenário que favoreça um diálogo na sala de aula para que os alunos possam reconhecer a análise as imagens.
Essa conversa inicial pode ser conduzida a partir das questões: 1. Qual a função da caixa de papelão e do pendrive? 2. O que é armazenar? 3. Isso pode se aplicado em um circuito elétrico?
Após o levantamento prévio do conhecimento do aluno, o professor propo? a questão disparadora.
Possíveis Respostas
- Qual a função da caixa de papelão e do pendrive?
O pendrive e a caixa de papelão tem como função armazenar dados e objetos, respectivamente.
Armazenar está atrelado a função de guardar algo.
- Isso pode se aplicado em um circuito elétrico?
Sim, para armazenar energia.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Ouça atentamente as respostas dos alunos. Não há necessidade de anotar, pois tais discussões serão sistematizadas no final da proposta dessa aula.
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Os grupos devem receber os materiais necessários para desenvolver essa atividade investigativa.
Peça para cada aluno construir um experimento de física na sala de aula que aborda a discussão sobre capacitores. Os alunos devem seguir a montagem do experimento utilizando o roteiro experimental, em anexo (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/P4kHTuWyQagubbqyQh2jnF5VPJtZEnuEvj8bDsNVvScC9xpc7rC3RerSzbYh/roteriro-experimental-cie8-02me04.pdf).
Material utilizado
- Um pote de maionese com tampa ou outro recipiente semelhante
- Um rolo de papel alumínio.
- Um pacote de palha de aço.
- Um pedaço de fio de cobre.
- Fita adesiva.
- Canudinho.
- Flanela.
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Os grupos devem receber os materiais necessários para desenvolver essa atividade investigativa.
Peça para cada aluno construir um experimento de física na sala de aula que aborda a discussão sobre capacitores. Os alunos devem seguir a montagem do experimento utilizando o roteiro experimental, em anexo
(https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/P4kHTuWyQagubbqyQh2jnF5VPJtZEnuEvj8bDsNVvScC9xpc7rC3RerSzbYh/roteriro-experimental-cie8-02me04.pdf).
Material utilizado
- Um pote de maionese com tampa ou outro recipiente semelhante
- Um rolo de papel alumínio.
- Um pacote de palha de aço.
- Um pedaço de fio de cobre.
- Fita adesiva.
- Canudinho
- Flanela
Após o experimento pronto. Segure na mão uma flanela e um canudinho de plástico atrita-os várias vezes entre si. Aproxime a bolinha de papel alumínio do canudinho eletrizado. Repita esse procedimento várias vezes.
Após esse processo, aproxima da sua palma da mão e observar o que acontece (perceba que há uma descarga elétrica).
Permita que os estudantes realizem o experimento várias vezes para que não haja dúvidas sobre o efeito. Assim, tópico pode ser repetido quantas vezes achar necessário.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: O professor deve retomar a ideia central da aula e discutir os diferentes experimentos apresentados pelos alunos na aula, dando oportunidade para que os alunos possam refletir e compreender suas montagens.
O professor deve acessar o site do Caderno Brasileiro de Ensino de Física v. 22, n. 3 (2005) para se aprofundar no assunto dessa aula
(https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6378/5904)
Após a investigação, o professor deve apresentar no quadro uma questão do cotidiano do aluno e coletar informações dadas pelos alunos.
O professor deve discutir o conceito do dielétrico e sua função no capacitor, assim como os diferentes tipos de dielétricos que podem ser usados. Além disso, também fazer uma explanação a respeito da polarização do dielétrico devido ao campo elétrico entre as placas do capacitor
- Qual a sensação ao encostar na palma da mão?
Ao encostar o terminal do capacitor na palma da mão ocorre a descarga da energia armazenada no capacitor que, pode ser verificada com a sensação de choque. Para ter nova descarga ‚ preciso carregar novamente o capacitor encostando seu terminal na televisão
- Como armazenar energia elétrica em um circuito?
Utilizando um capacitor no circuito elétrico. A principal função desse dispositivo é armazenar cargas elétricas e consequente energia eletrostática, ou elétrica.
- Alguns aparelhos eletrônicos não se desligam no instante em que acionamos o interruptor.
- De onde vem a energia elétrica que mantém esses aparelhos ligado?
Os capacitores são dispositivos que armazenam energia elétrica e são os responsáveis por fornecê-la e mantê-la um LED aceso por exemplo. A carga de um capacitor pode pode ser feito utilizando uma fonte de tensão (pilha, bateria etc). O processo de carregar o capacitor pode ser realizado dentro de um circuito elétrico está fechado.