Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Abel Pedro dos Santos Júnior
Mentor: Fernando de Mello Trevisani
Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva
Habilidade da BNCC
(EF09MA22) Escolher e construir o gráfico mais adequado (colunas, setores, linhas), com ou sem uso de planilhas eletrônicas, para apresentar um determinado conjunto de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central.
Objetivos específicos
Resolver problemas envolvendo tabelas e gráficos, inferindo conclusões a partir do cálculo de medidas de tendência central (moda, mediana, média aritmética) em um conjunto de dados.
Conceito-chave
Medidas de tendência central (moda, mediana e média aritmética) e gráficos de setores.
Recursos necessários
Computador e datashow, para projeção do plano e notebooks com softwares, tais como Microsoft Excel, OpenOffice.org Calc ou Planilhas Google, instalados para uso da planilha eletrônica (ideal).
Código: MAT9_23PES03
(EF09MA22) Escolher e construir o gráfico mais adequado (colunas, setores, linhas), com ou sem uso de planilhas eletrônicas, para apresentar um determinado conjunto de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central.
Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística os alunos aprendem a ler criticamente dados veiculados nos meios de comunicação; utilizar medidas de tendência central como suporte para tomadas de decisão; analisar conjuntos de dados em tabelas para escolher o gráfico mais adequado para comunicar seu comportamento; escolher e validar tema de pesquisa, realizar as etapas e produzir relatório conclusivo com análise de dados.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
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