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Plano de aula - Medidas de tendência central e gráficos de setores

POR: Abel Pedro dos Santos Júnior 10/12/2018
Código: MAT9_23PES03

9º ano / Matemática / Probabilidade e Estatística

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF09MA21) Escolher e construir o gráfico mais adequado (colunas, setores, linhas), com ou sem uso de planilhas eletrônicas, para apresentar um determinado conjunto de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º do Fundamental sobre medidas de tendência central e gráficos de setores.

 

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Abel Pedro dos Santos Júnior

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

(EF09MA22) Escolher e construir o gráfico mais adequado (colunas, setores, linhas), com ou sem uso de planilhas eletrônicas, para apresentar um determinado conjunto de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central.

Objetivos específicos

Resolver problemas envolvendo tabelas e gráficos, inferindo conclusões a partir do cálculo de medidas de tendência central (moda, mediana, média aritmética) em um conjunto de dados.

Conceito-chave

Medidas de tendência central (moda, mediana e média aritmética) e gráficos de setores.

Recursos necessários

Computador e datashow, para projeção do plano e notebooks com softwares, tais como Microsoft Excel, OpenOffice.org Calc ou Planilhas Google, instalados para uso da planilha eletrônica (ideal).

Tempo sugerido: 6 minutos (Slides 3 à 5).

Orientações: Inicie a aula perguntando, para relembrar aos alunos, se eles conhecem algumas medidas de tendência central (moda, mediana e média aritmética). Anote as respostas deles no quadro e peça que eles falem um pouco sobre cada uma. Agora leia junto com eles o problema e faça-os refletir na possível solução.

A Planilha eletrônica geradora dessa tabela pode ser acessada em “Materiais Complementares”.

Propósito: Relembrar, a partir da fala dos alunos, quais são as medidas de tendência central conhecidas por eles e o que significam os valores obtidos a partir do cálculo de cada uma delas, considerando, através do problema e de sua solução, a retomada do assunto.

Discuta com a turma:

  • As variáveis são qualitativas ou quantitativas?
  • Nessa situação, faz sentido usarmos a moda, a mediana e média? Chegaríamos a alguma conclusão?

Tempo sugerido: 6 minutos (Slides 3 à 5).

Orientações: Inicie a aula perguntando, para relembrar aos alunos, se eles conhecem algumas medidas de tendência central (moda, mediana e média aritmética). Anote as respostas deles no quadro e peça que eles falem um pouco sobre cada uma. Agora leia junto com eles o problema e faça-os refletir na possível solução.

Propósito: Relembrar, a partir da fala dos alunos, quais são as medidas de tendência central conhecidas por eles e o que significam os valores obtidos a partir do cálculo de cada uma delas, considerando, através do problema e de sua solução, a retomada do assunto.

Discuta com a turma:

  • As variáveis são qualitativas ou quantitativas?
  • Nessa situação, faz sentido usarmos a moda, a mediana e média? Chegaríamos a alguma conclusão?

Tempo sugerido: 6 minutos (Slides 3 à 5).

Orientações: Inicie a aula perguntando, para relembrar aos alunos, se eles conhecem algumas medidas de tendência central (moda, mediana e média aritmética). Anote as respostas deles no quadro e peça que eles falem um pouco sobre cada uma. Agora leia junto com eles o problema e faça-os refletir na possível solução.

Propósito: Relembrar, a partir da fala dos alunos, quais são as medidas de tendência central conhecidas por eles e o que significam os valores obtidos a partir do cálculo de cada uma delas, considerando, através do problema e de sua solução, a retomada do assunto.

Discuta com a turma:

  • As variáveis são qualitativas ou quantitativas?
  • Nessa situação, faz sentido usarmos a moda, a mediana e média? Chegaríamos a alguma conclusão?

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Peça que os alunos leiam a atividade, analisem a tabela e pensem em formas de resolver a atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem nas medidas de tendência central de acordo com a tabela.

Discuta com a turma:

  • Olhando apenas para os dados apresentados na tabela, é possível obter a moda? Como?

Você encontra essa atividade e sua resolução para impressão na aba “Materiais Complementares” desse plano.

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 7 e 8).

Orientações: Peça que os alunos interpretem bem a nova tabela, de dupla entrada, gerada pelo gráfico de setores por um tempo.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem nas medidas de tendência central de acordo com a nova tabela, de dupla entrada, gerada pelo gráfico de setores.

Discuta com a turma:

  • Olhando apenas para os dados apresentados tabela de dupla entrada, gerada pelo gráfico de setores, agora sim, é possível obter a média mais facilmente? E a mediana? Como?

Você encontra essa atividade e sua resolução para impressão na aba “Materiais Complementares” desse plano.

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 7 e 8).

Orientações: Peça que os alunos comparem as inferências da forma que foram colocadas e peça que as comparem com as realizadas em sala. Utilize o guia de intervenção se julgar ser necessário.

Propósito: Fazer com que os alunos repensem nas inferências relatadas, à partir das medidas de tendência central de acordo com o gráfico de setores.

Discuta com a turma:

  • Existem outras inferências que poderiam ser citadas?

Você encontra essa atividade e sua resolução para impressão na aba “Materiais Complementares” desse plano.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade lembrando de mencionar novamente que, independentemente de como o conjunto de dados seja apresentado, até mesmo em gráficos de setores, ao se analisar criticamente esses dados, utilizando medidas de tendência central, é possível se chegar a conclusões e tomar decisões para um determinado problema.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando o raio x, pois é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar se ainda há alguma dificuldade em cada um. Por fim, ordene os valores em ordem crescente (também pode ser decrescente), verifique a moda e a mediana, para só depois calcular a média aritmética.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um.

Você encontra essa atividade e sua resolução para impressão na aba “Materiais Complementares” desse plano.

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Abel Pedro dos Santos Júnior

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

(EF09MA22) Escolher e construir o gráfico mais adequado (colunas, setores, linhas), com ou sem uso de planilhas eletrônicas, para apresentar um determinado conjunto de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central.

Objetivos específicos

Resolver problemas envolvendo tabelas e gráficos, inferindo conclusões a partir do cálculo de medidas de tendência central (moda, mediana, média aritmética) em um conjunto de dados.

Conceito-chave

Medidas de tendência central (moda, mediana e média aritmética) e gráficos de setores.

Recursos necessários

Computador e datashow, para projeção do plano e notebooks com softwares, tais como Microsoft Excel, OpenOffice.org Calc ou Planilhas Google, instalados para uso da planilha eletrônica (ideal).


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