10905
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Gráficos de Linhas (Ampliação)

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre Escolher e construir o gráfico com ou sem uso de planilhas eletrônicas, para apresentar um conjunto de dados, destacando aspectos medidas de tendência central.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Abel Pedro dos Santos Júnior

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano (MAT9_24PES05)

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Alguma rede social (Whatsapp, Facebook, etc.) e papel para anotações.
- Optativas: Calculadora.

Aquecimento
Pela rede social escolhida, questione seus alunos e alunas sobre a diferença entre conjuntos contínuos e discretos. Depois das respostas faça uma relação íntima com o que seria contínuo e discreto na matemática. Dessa forma, poderá relembrar tanto de conjunto numéricos (Naturais e Inteiros sendo discretos, por exemplo, e reais sendo contínuos) quanto de retas e linhas em geral da geometria.
Deixe uma pergunta no ar antes de oferecer a atividade principal: “o tempo é contínuo ou discreto?”

Atividade principal
Adapte essa atividade principal nesse momento de pandemia pedindo para acessarem o site:
https://covid.saude.gov.br/
E façam um parágrafo sobre o gráfico de linhas que compara os casos e notificações por estados contendo suas inferências.

Discussão das soluções com sistematização e encerramento
- Na discussão das soluções, peça que relatem e compartilhem seus parágrafos com os colegas de forma oral ou escrita por mensagens.
Destaque que inferência observando dados não é uma OPINIÃO, mas faz parte do fazer ciência.

Convite às famílias
Peça para que seus alunos envolvam seus familiares, próximos neste momento, nas suas inferências.

Sugestão Enviada Por: Fabio Menezes


Código: MAT9_24PES05

(EF09MA22) Escolher e construir o gráfico mais adequado (colunas, setores, linhas), com ou sem uso de planilhas eletrônicas, para apresentar um determinado conjunto de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 9º ano:

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística os alunos aprendem a ler criticamente dados veiculados nos meios de comunicação; utilizar medidas de tendência central como suporte para tomadas de decisão; analisar conjuntos de dados em tabelas para escolher o gráfico mais adequado para comunicar seu comportamento; escolher e validar tema de pesquisa, realizar as etapas e produzir relatório conclusivo com análise de dados.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas