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Plano de aula - Gráficos de Linhas (Ampliação)

POR: Abel Pedro dos Santos Júnior 17/07/2018
Código: MAT9_24PES05

9º ano / Matemática / Probabilidade e Estatística

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF09MA21) Escolher e construir o gráfico mais adequado (colunas, setores, linhas), com ou sem uso de planilhas eletrônicas, para apresentar um determinado conjunto de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre Escolher e construir o gráfico com ou sem uso de planilhas eletrônicas, para apresentar um conjunto de dados, destacando aspectos medidas de tendência central.

 

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.

Discuta com a turma: Deixe claro o que os alunos irão fazer nessa aula para potencializar o engajamento deles.


Ficha completa

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Abel Pedro dos Santos Júnior

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

EF09MA21 - Leitura, interpretação e representação de dados de pesquisa expressos em tabelas de dupla entrada, gráficos de colunas simples e agrupadas, gráficos de barras e de setores e gráficos pictóricos.

Objetivos específicos

Escolher e construir o gráfico mais adequado (linhas), com ou sem uso de planilhas eletrônicas, para apresentar um determinado conjunto de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central.

Conceito-chave

Gráficos de Linhas

Recursos necessários

Computador e datashow, para projeção do plano e notebooks com softwares, tais como Microsoft Excel, OpenOffice.org Calc ou Planilhas Google, instalados para uso da planilha eletrônica (ideal).

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 3 a 7).

Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos se eles conhecem algumas representações de gráfico. Anote as respostas deles no quadro e peça que eles falem, sem ilustrar, como seria cada uma.

Propósito: Fazer vir à tona, pela voz dos alunos, quais são os gráficos lembrados por eles e como são capazes de relatar tais conhecimentos prévios.

Discuta com a turma:

  • Como sabemos qual é a melhor forma de construir um gráfico?
  • Só existe uma forma de construir gráficos?
  • É possível resolver um mesmo problema construindo gráficos diferentes?
  • Será que só podemos usar contas para resolver um problema em Matemática?

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 3 a 7).

Orientações: O objetivo desse slide é retomar quando um gráfico de linha deve ser utilizado. Para isso, você deverá discutir as questões do slide com seus alunos.

Propósito: A ideia desse slide é retomar quando devemos utilizar gráficos de linha. Para isso, você deve discutir as questões do slide com seus alunos. A partir de uma pequena resposta dada pela personagem os alunos provavelmente irão começar a se envolver e assim haverá uma maior e melhor participação.

Discuta com a turma: Para os questionamentos são desejadas as seguintes respostas:

Em quais situações usamos o gráfico de linhas? Usamos quando queremos estudar fenômenos no decorrer do tempo.

Como ele pode ser usado? Para estudar um fenômeno no decorrer do tempo. (conforme exposto pela Ana).

Lembram? Sim.

Notaram elementos essenciais nele? Esse nesse momento passe para o próximo slide.

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 3 a 7).

Orientações: O objetivo desse slide é retomar os elementos básicos necessários na criação de um gráfico de linha.

Propósito: Retomar, após as discussões feitas no slide anterior, uma vez que as respostas já foram dadas.

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 3 a 7).

Orientações: Chame atenção para a construção da tabela em Planilha eletrônica.

Propósito: Trazer uma Tabela Eletrônica para mostrar como essa pode facilmente gerar gráficos de diferentes tipos, inclusive, de linhas.

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 3 a 7).

Propósito: Finalmente alunos retomarão o conceito de gráficos de linhas e verão esse exemplo já produzido.

Discuta com a turma: Procure debater com a turma, caso sobre tempo, perguntando, por exemplo:

Quais elementos esse gráfico apresenta para justificar o seu uso? Título, legendas, informações nos eixos, etc.

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Durante a resolução do problema, alerte sobre o nome de Gráficos de Linhas poder também ser chamado de Gráfico se Segmentos, e, fale sobre a possibilidade da construção com ou sem o uso de planilhas eletrônicas, dando a ideia de solucionar o problema com, ou sem, o auxílio das tabelas em Planilhas eletrônicas ou em malha quadriculada.

Propósito: Mostrar aos estudantes um caminho que possibilita a exibição da solução de uma situação problema.

Discuta com a turma: Peça para que os alunos prestem atenção no fato de que há as regiões e o Brasil para serem representadas e reflitam sobre o significado disso, sobre o motivo de colocarmos todos num mesmo gráfico.

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 8 e 9).

Orientações: Após a resolução do problema, exiba este slide, lembrando que o gráfico de linhas é utilizado para estudar um fenômeno no decorrer do tempo e sempre levando em conta que o professor e os alunos possam, ao corrigir as atividades, aprender com os comentários delas.

Propósito: Mostrar aos estudantes um dos caminhos e a possibilidade tecnológica de se exibir a solução usando Gráfico de Linhas.

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 8 e 9).

Orientações: Chamar a atenção dos alunos para o fato de utilizar a planilha eletrônica para construir os gráficos de linhas, uma vez que otimiza a construção desse gráfico, que seria o mais ideal a ser gerado.

Propósito: Mostrar aos estudantes um dos caminhos e a possibilidade tecnológica de se exibir a solução, da situação problema, usando Gráfico de Linhas.

Discuta com a turma: Caso sobre tempo, chame atenção também para o comportamento aparentemente incomum do Sudeste no ano de 1970 e assim os alunos reflitam sobre o significado desse “pico”. Além da conclusão exibida no slide, outras conclusões também podem surgir, tais como: o Brasil tem média maior que o Sul do país, ou, em outras palavras, em todas as décadas analisadas, a região Sul do país teve taxa de fecundidade menor que o Brasil ou que a região norte é a região com taxa mais alta do país em todas as décadas analisadas, dentre outras.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a relação dos diferentes tipos de gráficos com a tabela e lembrando de mencionar novamente que os gráficos de linhas são os mais ideais para estudar um fenômeno no decorrer do tempo.

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, desenvolvendo a habilidade de escolher e construir o gráfico mais adequado, com ou sem uso de planilhas eletrônicas, para representar um determinado conjunto de dados, que, nesse caso, seria o gráfico de linhas. Circule para verificar como os alunos estão realizando a construção do gráfico. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar cada um.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da construção do gráfico de linhas a partir de uma tabela.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Raio X

Resolução da Raio X

Atividades complementares

Resolução da atividade complementar

Materiais complementares

Ficha completa

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Abel Pedro dos Santos Júnior

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

EF09MA21 - Leitura, interpretação e representação de dados de pesquisa expressos em tabelas de dupla entrada, gráficos de colunas simples e agrupadas, gráficos de barras e de setores e gráficos pictóricos.

Objetivos específicos

Escolher e construir o gráfico mais adequado (linhas), com ou sem uso de planilhas eletrônicas, para apresentar um determinado conjunto de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central.

Conceito-chave

Gráficos de Linhas

Recursos necessários

Computador e datashow, para projeção do plano e notebooks com softwares, tais como Microsoft Excel, OpenOffice.org Calc ou Planilhas Google, instalados para uso da planilha eletrônica (ideal).


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