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Plano de aula > Matemática > 7º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Basta um click! Criando gráfico de setores em planilha eletrônica

Plano de aula de Matemática com atividades para 7ºano do Fundamental sobre Construir gráfico de setores com uso de planilha eletrônica.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Cilene Moreira de Meira

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Fernanda Cilene Moreira de Meira

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de Área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

(EF07MA37) Interpretar e analisar dados apresentados em gráfico de setores divulgados pela mídia e compreender quando é possível ou conveniente sua utilização.

Objetivos específicos

Construir gráfico  de setores com uso de planilha eletrônica.

Conceito-chave

Construção de gráficos de setores, uso de tecnologia e planilhas eletrônicas.

Recursos necessários

Projetor de slide (opcional) e computador.




Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresente o objetivo para a turma, projetando-o, escrevendo no quadro ou lendo.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientações: Inicie a aula perguntando se os alunos se lembram de como é construído um gráfico de setores manualmente. Peça que algum aluno(a) cite as etapas de construção. Discuta com a turma se o processo de construção é simples e rápido ou se demanda muito tempo e se eles sabem de um modo mais fácil de fazer os gráficos.

Propósito: Refletir sobre uso e importância dos gráficos de setores para apresentar dados estatísticos.

Discuta com a turma:

  • Quais as principais dificuldades encontradas ao construir gráficos manualmente?
  • Será que existe algum recurso que facilitaria a construção?
  • Alguém já usou planilhas eletrônicas?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientações: Inicie a aula perguntando se os alunos se lembram de como é construído um gráfico de setores manualmente. Peça que algum aluno(a) cite as etapas de construção. Discuta com a turma se o processo de construção é simples e rápido ou se demanda muito tempo e se eles sabem de um modo mais fácil de fazer os gráficos.

Propósito: Refletir sobre uso e importância dos gráficos de setores para apresentar dados estatísticos.

Discuta com a turma:

  • Quais as principais dificuldades encontradas ao construir gráficos manualmente?
  • Será que existe algum recurso que facilitaria a construção?
  • Alguém já usou planilhas eletrônicas?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos. (Slides 5 ao 8)

Orientações: Inicie a aula fazendo a leitura do problema com os alunos. Primeiramente, oriente os alunos sobre a inserção dos dados em forma de planilha e em seguida supervisione a construção dos gráficos. A atividade pode ser feita individualmente, em duplas ou trios dependendo da estrutura do laboratório de informática da escola. Esse enunciado também é proposto para construção de gráficos manualmente. A comparação entre a construção manual e com uso de recursos tecnológicos permitirá aprofundar o conhecimento e comparar diferentes recursos disponíveis para realizar uma mesma tarefa. Além, é claro, de refletir sobre as facilidades oferecidas pela tecnologias.

Propósito: Fazer a interpretação crítica de dados estatísticos e analisar se eles estão adequadamente representados nos gráficos propostos

Discuta com a turma:

  • Quais as principais facilidades da construção de gráficos em planilhas eletrônicas em relação ao processo manual?
  • Quais as informações fundamentais para a construção do gráfico a partir de dados de uma planilha eletrônica?
  • A tabela que dará origem ao gráfico pode ter valores absolutos ou só percentuais?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos. (Slides 5 ao 8)

Orientações: Inicie a aula fazendo a leitura do problema com os alunos. Primeiramente, oriente os alunos sobre a inserção dos dados em forma de planilha e em seguida supervisione a construção dos gráficos. A atividade pode ser feita individualmente, em duplas ou trios dependendo da estrutura do laboratório de informática da escola. Esse enunciado também é proposto para construção de gráficos manualmente. A comparação entre a construção manual e com uso de recursos tecnológicos permitirá aprofundar o conhecimento e comparar diferentes recursos disponíveis para realizar uma mesma tarefa. Além, é claro, de refletir sobre as facilidades oferecidas pela tecnologias.

Propósito: Fazer a interpretação crítica de dados estatísticos e analisar se eles estão adequadamente representados nos gráficos propostos

Discuta com a turma:

  • Quais as principais facilidades da construção de gráficos em planilhas eletrônicas em relação ao processo manual?
  • Quais as informações fundamentais para a construção do gráfico a partir de dados de uma planilha eletrônica?
  • A tabela que dará origem ao gráfico pode ter valores absolutos ou só percentuais?
  • É possível manipular ou escolher equivocadamente as escalas em planilhas eletrônicas? Em caso afirmativo, como corrigir isso?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos. (Slides 5 ao 8)

Orientações: Inicie a aula fazendo a leitura do problema com os alunos. Primeiramente, oriente os alunos sobre a inserção dos dados em forma de planilha e em seguida supervisione a construção dos gráficos. A atividade pode ser feita individualmente, em duplas ou trios dependendo da estrutura do laboratório de informática da escola. Esse enunciado também é proposto para construção de gráficos manualmente. A comparação entre a construção manual e com uso de recursos tecnológicos permitirá aprofundar o conhecimento e comparar diferentes recursos disponíveis para realizar uma mesma tarefa. Além, é claro, de refletir sobre as facilidades oferecidas pela tecnologias.

Propósito: Fazer a interpretação crítica de dados estatísticos e analisar se eles estão adequadamente representados nos gráficos propostos

Discuta com a turma:

  • Quais as principais facilidades da construção de gráficos em planilhas eletrônicas em relação ao processo manual?
  • Quais as informações fundamentais para a construção do gráfico a partir de dados de uma planilha eletrônica?
  • A tabela que dará origem ao gráfico pode ter valores absolutos ou só percentuais?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos. (Slides 5 ao 8)

Orientações: Inicie a aula fazendo a leitura do problema com os alunos. Primeiramente, oriente os alunos sobre a inserção dos dados em forma de planilha e em seguida supervisione a construção dos gráficos. A atividade pode ser feita individualmente, em duplas ou trios dependendo da estrutura do laboratório de informática da escola. Esse enunciado também é proposto para construção de gráficos manualmente. A comparação entre a construção manual e com uso de recursos tecnológicos permitirá aprofundar o conhecimento e comparar diferentes recursos disponíveis para realizar uma mesma tarefa. Além, é claro, de refletir sobre as facilidades oferecidas pela tecnologias.

Propósito: Fazer a interpretação crítica de dados estatísticos e analisar se eles estão adequadamente representados nos gráficos propostos

Discuta com a turma:

  • Quais as principais facilidades da construção de gráficos em planilhas eletrônicas em relação ao processo manual?
  • Quais as informações fundamentais para a construção do gráfico a partir de dados de uma planilha eletrônica?
  • A tabela que dará origem ao gráfico pode ter valores absolutos ou só percentuais?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9, 10 e 11)

Orientações: Separe alguns minutos para que os alunos conheçam todos os tipo de design de gráficos de setores. Supervisione todo o processo de construção de gráficos pelos alunos. Mesmo que eles tenham familiaridade com uso de computadores podem surgir dúvidas durante a execução da tarefa proposta.Se houver tempo, mostre as outras opções de gráficos disponíveis no programa utilizado.

Propósito: Apresentar recursos de criação e edição de gráficos com uso de planilhas eletrônicas.

Discuta com a turma:

  • O formato bidimensional e tridimensional modifica/interfere na leitura dos dados? O que acontece visualmente?
  • Quais tipos gráficos foram escolhidos pela turma? Todos permitem a visualização e compreensão correta da informação?
  • Quais modelos de gráficos escolhidos apresentam a informação de forma mais clara e que favorece a interpretação dos dados?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9, 10 e 11)

Orientações: Separe alguns minutos para que os alunos conheçam todos os tipo de design de gráficos de setores. Supervisione todo o processo de construção de gráficos pelos alunos. Mesmo que eles tenham familiaridade com uso de computadores podem surgir dúvidas durante a execução da tarefa proposta.Se houver tempo, mostre as outras opções de gráficos disponíveis no programa utilizado.

Propósito: Apresentar recursos de criação e edição de gráficos com uso de planilhas eletrônicas.

Discuta com a turma:

  • O formato bidimensional e tridimensional modifica/interfere na leitura dos dados? O que acontece visualmente?
  • Quais tipos gráficos foram escolhidos pela turma? Todos permitem a visualização e compreensão correta da informação?
  • Quais modelos de gráficos escolhidos apresentam a informação de forma mais clara e que favorece a interpretação dos dados?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9, 10 e 11)

Orientações: Separe alguns minutos para que os alunos conheçam todos os tipo de design de gráficos de setores. Supervisione todo o processo de construção de gráficos pelos alunos. Mesmo que eles tenham familiaridade com uso de computadores podem surgir dúvidas durante a execução da tarefa proposta.Se houver tempo, mostre as outras opções de gráficos disponíveis no programa utilizado.

Propósito: Apresentar recursos de criação e edição de gráficos com uso de planilhas eletrônicas.

Discuta com a turma:

  • O formato bidimensional e tridimensional modifica/interfere na leitura dos dados? O que acontece visualmente?
  • Quais tipos gráficos foram escolhidos pela turma? Todos permitem a visualização e compreensão correta da informação?
  • Quais modelos de gráficos escolhidos apresentam a informação de forma mais clara e que favorece a interpretação dos dados?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Destaque as facilidades que o uso da tecnologia pode oferecer. Peça para um ou dois alunos (as) descreverem como foi a experiência do uso de computadores na aula de matemática.

Discuta com a turma:

  • Quais os tipos de gráficos foram utilizados durante a aula?
  • Quais os possíveis erros e dificuldades podem surgir ao se construir um gráfico com uso de planilha eletrônica?
  • Todos os gráficos ficaram iguais? Quais os principais recursos utilizados? O uso de muitas cores, textos grandes podem tirar a atenção do leitor da informação principal do gráfico?

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 13 e 14)

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, com uso da planilha eletrônica. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que os alunos comparem e compartilhem as formas de construção de gráficos manualmente e com uso de planilha eletrônica .

Propósito: Revisar o que os alunos aprenderam sobre construção de gráficos de setores com uso de planilhas eletrônicas.

Discuta com a turma:

  • O que são linhas colunas e uma planilha eletrônica?
  • Qual recurso permite melhor visualização e comparação dos dados, a tabela ou o gráfico?
  • Qual outro tipo de gráfico pode ser utilizado para apresentar os dados dessa tabela?

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 13 e 14)

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, com uso da planilha eletrônica. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que os alunos comparem e compartilhem as formas de construção de gráficos manualmente e com uso de planilha eletrônica . Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as possibilidades e dificuldades em relação ao uso de planilhas eletrônicas. Você pode fazer o download do guia de intervenções aqui.

Propósito: Revisar o que os alunos aprenderam sobre construção de gráficos de setores com uso de planilhas eletrônicas.

Discuta com a turma:

  • O que são linhas colunas e uma planilha eletrônica?
  • Qual recurso permite melhor visualização e comparação dos dados, a tabela ou o gráfico?
  • Qual outro tipo de gráfico pode ser utilizado para apresentar os dados dessa tabela?

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresente o objetivo para a turma, projetando-o, escrevendo no quadro ou lendo.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Fernanda Cilene Moreira de Meira

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de Área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

(EF07MA37) Interpretar e analisar dados apresentados em gráfico de setores divulgados pela mídia e compreender quando é possível ou conveniente sua utilização.

Objetivos específicos

Construir gráfico  de setores com uso de planilha eletrônica.

Conceito-chave

Construção de gráficos de setores, uso de tecnologia e planilhas eletrônicas.

Recursos necessários

Projetor de slide (opcional) e computador.



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientações: Inicie a aula perguntando se os alunos se lembram de como é construído um gráfico de setores manualmente. Peça que algum aluno(a) cite as etapas de construção. Discuta com a turma se o processo de construção é simples e rápido ou se demanda muito tempo e se eles sabem de um modo mais fácil de fazer os gráficos.

Propósito: Refletir sobre uso e importância dos gráficos de setores para apresentar dados estatísticos.

Discuta com a turma:

  • Quais as principais dificuldades encontradas ao construir gráficos manualmente?
  • Será que existe algum recurso que facilitaria a construção?
  • Alguém já usou planilhas eletrônicas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientações: Inicie a aula perguntando se os alunos se lembram de como é construído um gráfico de setores manualmente. Peça que algum aluno(a) cite as etapas de construção. Discuta com a turma se o processo de construção é simples e rápido ou se demanda muito tempo e se eles sabem de um modo mais fácil de fazer os gráficos.

Propósito: Refletir sobre uso e importância dos gráficos de setores para apresentar dados estatísticos.

Discuta com a turma:

  • Quais as principais dificuldades encontradas ao construir gráficos manualmente?
  • Será que existe algum recurso que facilitaria a construção?
  • Alguém já usou planilhas eletrônicas?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos. (Slides 5 ao 8)

Orientações: Inicie a aula fazendo a leitura do problema com os alunos. Primeiramente, oriente os alunos sobre a inserção dos dados em forma de planilha e em seguida supervisione a construção dos gráficos. A atividade pode ser feita individualmente, em duplas ou trios dependendo da estrutura do laboratório de informática da escola. Esse enunciado também é proposto para construção de gráficos manualmente. A comparação entre a construção manual e com uso de recursos tecnológicos permitirá aprofundar o conhecimento e comparar diferentes recursos disponíveis para realizar uma mesma tarefa. Além, é claro, de refletir sobre as facilidades oferecidas pela tecnologias.

Propósito: Fazer a interpretação crítica de dados estatísticos e analisar se eles estão adequadamente representados nos gráficos propostos

Discuta com a turma:

  • Quais as principais facilidades da construção de gráficos em planilhas eletrônicas em relação ao processo manual?
  • Quais as informações fundamentais para a construção do gráfico a partir de dados de uma planilha eletrônica?
  • A tabela que dará origem ao gráfico pode ter valores absolutos ou só percentuais?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos. (Slides 5 ao 8)

Orientações: Inicie a aula fazendo a leitura do problema com os alunos. Primeiramente, oriente os alunos sobre a inserção dos dados em forma de planilha e em seguida supervisione a construção dos gráficos. A atividade pode ser feita individualmente, em duplas ou trios dependendo da estrutura do laboratório de informática da escola. Esse enunciado também é proposto para construção de gráficos manualmente. A comparação entre a construção manual e com uso de recursos tecnológicos permitirá aprofundar o conhecimento e comparar diferentes recursos disponíveis para realizar uma mesma tarefa. Além, é claro, de refletir sobre as facilidades oferecidas pela tecnologias.

Propósito: Fazer a interpretação crítica de dados estatísticos e analisar se eles estão adequadamente representados nos gráficos propostos

Discuta com a turma:

  • Quais as principais facilidades da construção de gráficos em planilhas eletrônicas em relação ao processo manual?
  • Quais as informações fundamentais para a construção do gráfico a partir de dados de uma planilha eletrônica?
  • A tabela que dará origem ao gráfico pode ter valores absolutos ou só percentuais?
  • É possível manipular ou escolher equivocadamente as escalas em planilhas eletrônicas? Em caso afirmativo, como corrigir isso?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos. (Slides 5 ao 8)

Orientações: Inicie a aula fazendo a leitura do problema com os alunos. Primeiramente, oriente os alunos sobre a inserção dos dados em forma de planilha e em seguida supervisione a construção dos gráficos. A atividade pode ser feita individualmente, em duplas ou trios dependendo da estrutura do laboratório de informática da escola. Esse enunciado também é proposto para construção de gráficos manualmente. A comparação entre a construção manual e com uso de recursos tecnológicos permitirá aprofundar o conhecimento e comparar diferentes recursos disponíveis para realizar uma mesma tarefa. Além, é claro, de refletir sobre as facilidades oferecidas pela tecnologias.

Propósito: Fazer a interpretação crítica de dados estatísticos e analisar se eles estão adequadamente representados nos gráficos propostos

Discuta com a turma:

  • Quais as principais facilidades da construção de gráficos em planilhas eletrônicas em relação ao processo manual?
  • Quais as informações fundamentais para a construção do gráfico a partir de dados de uma planilha eletrônica?
  • A tabela que dará origem ao gráfico pode ter valores absolutos ou só percentuais?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos. (Slides 5 ao 8)

Orientações: Inicie a aula fazendo a leitura do problema com os alunos. Primeiramente, oriente os alunos sobre a inserção dos dados em forma de planilha e em seguida supervisione a construção dos gráficos. A atividade pode ser feita individualmente, em duplas ou trios dependendo da estrutura do laboratório de informática da escola. Esse enunciado também é proposto para construção de gráficos manualmente. A comparação entre a construção manual e com uso de recursos tecnológicos permitirá aprofundar o conhecimento e comparar diferentes recursos disponíveis para realizar uma mesma tarefa. Além, é claro, de refletir sobre as facilidades oferecidas pela tecnologias.

Propósito: Fazer a interpretação crítica de dados estatísticos e analisar se eles estão adequadamente representados nos gráficos propostos

Discuta com a turma:

  • Quais as principais facilidades da construção de gráficos em planilhas eletrônicas em relação ao processo manual?
  • Quais as informações fundamentais para a construção do gráfico a partir de dados de uma planilha eletrônica?
  • A tabela que dará origem ao gráfico pode ter valores absolutos ou só percentuais?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9, 10 e 11)

Orientações: Separe alguns minutos para que os alunos conheçam todos os tipo de design de gráficos de setores. Supervisione todo o processo de construção de gráficos pelos alunos. Mesmo que eles tenham familiaridade com uso de computadores podem surgir dúvidas durante a execução da tarefa proposta.Se houver tempo, mostre as outras opções de gráficos disponíveis no programa utilizado.

Propósito: Apresentar recursos de criação e edição de gráficos com uso de planilhas eletrônicas.

Discuta com a turma:

  • O formato bidimensional e tridimensional modifica/interfere na leitura dos dados? O que acontece visualmente?
  • Quais tipos gráficos foram escolhidos pela turma? Todos permitem a visualização e compreensão correta da informação?
  • Quais modelos de gráficos escolhidos apresentam a informação de forma mais clara e que favorece a interpretação dos dados?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9, 10 e 11)

Orientações: Separe alguns minutos para que os alunos conheçam todos os tipo de design de gráficos de setores. Supervisione todo o processo de construção de gráficos pelos alunos. Mesmo que eles tenham familiaridade com uso de computadores podem surgir dúvidas durante a execução da tarefa proposta.Se houver tempo, mostre as outras opções de gráficos disponíveis no programa utilizado.

Propósito: Apresentar recursos de criação e edição de gráficos com uso de planilhas eletrônicas.

Discuta com a turma:

  • O formato bidimensional e tridimensional modifica/interfere na leitura dos dados? O que acontece visualmente?
  • Quais tipos gráficos foram escolhidos pela turma? Todos permitem a visualização e compreensão correta da informação?
  • Quais modelos de gráficos escolhidos apresentam a informação de forma mais clara e que favorece a interpretação dos dados?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9, 10 e 11)

Orientações: Separe alguns minutos para que os alunos conheçam todos os tipo de design de gráficos de setores. Supervisione todo o processo de construção de gráficos pelos alunos. Mesmo que eles tenham familiaridade com uso de computadores podem surgir dúvidas durante a execução da tarefa proposta.Se houver tempo, mostre as outras opções de gráficos disponíveis no programa utilizado.

Propósito: Apresentar recursos de criação e edição de gráficos com uso de planilhas eletrônicas.

Discuta com a turma:

  • O formato bidimensional e tridimensional modifica/interfere na leitura dos dados? O que acontece visualmente?
  • Quais tipos gráficos foram escolhidos pela turma? Todos permitem a visualização e compreensão correta da informação?
  • Quais modelos de gráficos escolhidos apresentam a informação de forma mais clara e que favorece a interpretação dos dados?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Destaque as facilidades que o uso da tecnologia pode oferecer. Peça para um ou dois alunos (as) descreverem como foi a experiência do uso de computadores na aula de matemática.

Discuta com a turma:

  • Quais os tipos de gráficos foram utilizados durante a aula?
  • Quais os possíveis erros e dificuldades podem surgir ao se construir um gráfico com uso de planilha eletrônica?
  • Todos os gráficos ficaram iguais? Quais os principais recursos utilizados? O uso de muitas cores, textos grandes podem tirar a atenção do leitor da informação principal do gráfico?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 13 e 14)

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, com uso da planilha eletrônica. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que os alunos comparem e compartilhem as formas de construção de gráficos manualmente e com uso de planilha eletrônica .

Propósito: Revisar o que os alunos aprenderam sobre construção de gráficos de setores com uso de planilhas eletrônicas.

Discuta com a turma:

  • O que são linhas colunas e uma planilha eletrônica?
  • Qual recurso permite melhor visualização e comparação dos dados, a tabela ou o gráfico?
  • Qual outro tipo de gráfico pode ser utilizado para apresentar os dados dessa tabela?

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 13 e 14)

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, com uso da planilha eletrônica. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que os alunos comparem e compartilhem as formas de construção de gráficos manualmente e com uso de planilha eletrônica . Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as possibilidades e dificuldades em relação ao uso de planilhas eletrônicas. Você pode fazer o download do guia de intervenções aqui.

Propósito: Revisar o que os alunos aprenderam sobre construção de gráficos de setores com uso de planilhas eletrônicas.

Discuta com a turma:

  • O que são linhas colunas e uma planilha eletrônica?
  • Qual recurso permite melhor visualização e comparação dos dados, a tabela ou o gráfico?
  • Qual outro tipo de gráfico pode ser utilizado para apresentar os dados dessa tabela?
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