Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Basta um click! Criando gráfico de setores em planilha eletrônica
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Aprendendo com gráficos de setores
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Fernanda Cilene Moreira de Meira
Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango
Especialista de Área: Rita de Cássia Batista da Silva
Habilidade da BNCC
(EF07MA37) Interpretar e analisar dados apresentados em gráfico de setores divulgados pela mídia e compreender quando é possível ou conveniente sua utilização.
Objetivos específicos
Construir gráfico de setores com uso de planilha eletrônica.
Conceito-chave
Construção de gráficos de setores, uso de tecnologia e planilhas eletrônicas.
Recursos necessários
Projetor de slide (opcional) e computador.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Construir gráfico de setores com uso de planilha eletrônica.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Apresente o objetivo para a turma, projetando-o, escrevendo no quadro ou lendo.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)
Orientações: Inicie a aula perguntando se os alunos se lembram de como é construído um gráfico de setores manualmente. Peça que algum aluno(a) cite as etapas de construção. Discuta com a turma se o processo de construção é simples e rápido ou se demanda muito tempo e se eles sabem de um modo mais fácil de fazer os gráficos.
Propósito: Refletir sobre uso e importância dos gráficos de setores para apresentar dados estatísticos.
Discuta com a turma:
- Quais as principais dificuldades encontradas ao construir gráficos manualmente?
- Será que existe algum recurso que facilitaria a construção?
- Alguém já usou planilhas eletrônicas?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)
Orientações: Inicie a aula perguntando se os alunos se lembram de como é construído um gráfico de setores manualmente. Peça que algum aluno(a) cite as etapas de construção. Discuta com a turma se o processo de construção é simples e rápido ou se demanda muito tempo e se eles sabem de um modo mais fácil de fazer os gráficos.
Propósito: Refletir sobre uso e importância dos gráficos de setores para apresentar dados estatísticos.
Discuta com a turma:
- Quais as principais dificuldades encontradas ao construir gráficos manualmente?
- Será que existe algum recurso que facilitaria a construção?
- Alguém já usou planilhas eletrônicas?
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos. (Slides 5 ao 8)
Orientações: Inicie a aula fazendo a leitura do problema com os alunos. Primeiramente, oriente os alunos sobre a inserção dos dados em forma de planilha e em seguida supervisione a construção dos gráficos. A atividade pode ser feita individualmente, em duplas ou trios dependendo da estrutura do laboratório de informática da escola. Esse enunciado também é proposto para construção de gráficos manualmente. A comparação entre a construção manual e com uso de recursos tecnológicos permitirá aprofundar o conhecimento e comparar diferentes recursos disponíveis para realizar uma mesma tarefa. Além, é claro, de refletir sobre as facilidades oferecidas pela tecnologias.
Propósito: Fazer a interpretação crítica de dados estatísticos e analisar se eles estão adequadamente representados nos gráficos propostos
Discuta com a turma:
- Quais as principais facilidades da construção de gráficos em planilhas eletrônicas em relação ao processo manual?
- Quais as informações fundamentais para a construção do gráfico a partir de dados de uma planilha eletrônica?
- A tabela que dará origem ao gráfico pode ter valores absolutos ou só percentuais?
Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos. (Slides 5 ao 8)
Orientações: Inicie a aula fazendo a leitura do problema com os alunos. Primeiramente, oriente os alunos sobre a inserção dos dados em forma de planilha e em seguida supervisione a construção dos gráficos. A atividade pode ser feita individualmente, em duplas ou trios dependendo da estrutura do laboratório de informática da escola. Esse enunciado também é proposto para construção de gráficos manualmente. A comparação entre a construção manual e com uso de recursos tecnológicos permitirá aprofundar o conhecimento e comparar diferentes recursos disponíveis para realizar uma mesma tarefa. Além, é claro, de refletir sobre as facilidades oferecidas pela tecnologias.
Propósito: Fazer a interpretação crítica de dados estatísticos e analisar se eles estão adequadamente representados nos gráficos propostos
Discuta com a turma:
- Quais as principais facilidades da construção de gráficos em planilhas eletrônicas em relação ao processo manual?
- Quais as informações fundamentais para a construção do gráfico a partir de dados de uma planilha eletrônica?
- A tabela que dará origem ao gráfico pode ter valores absolutos ou só percentuais?
- É possível manipular ou escolher equivocadamente as escalas em planilhas eletrônicas? Em caso afirmativo, como corrigir isso?
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos. (Slides 5 ao 8)
Orientações: Inicie a aula fazendo a leitura do problema com os alunos. Primeiramente, oriente os alunos sobre a inserção dos dados em forma de planilha e em seguida supervisione a construção dos gráficos. A atividade pode ser feita individualmente, em duplas ou trios dependendo da estrutura do laboratório de informática da escola. Esse enunciado também é proposto para construção de gráficos manualmente. A comparação entre a construção manual e com uso de recursos tecnológicos permitirá aprofundar o conhecimento e comparar diferentes recursos disponíveis para realizar uma mesma tarefa. Além, é claro, de refletir sobre as facilidades oferecidas pela tecnologias.
Propósito: Fazer a interpretação crítica de dados estatísticos e analisar se eles estão adequadamente representados nos gráficos propostos
Discuta com a turma:
- Quais as principais facilidades da construção de gráficos em planilhas eletrônicas em relação ao processo manual?
- Quais as informações fundamentais para a construção do gráfico a partir de dados de uma planilha eletrônica?
- A tabela que dará origem ao gráfico pode ter valores absolutos ou só percentuais?
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos. (Slides 5 ao 8)
Orientações: Inicie a aula fazendo a leitura do problema com os alunos. Primeiramente, oriente os alunos sobre a inserção dos dados em forma de planilha e em seguida supervisione a construção dos gráficos. A atividade pode ser feita individualmente, em duplas ou trios dependendo da estrutura do laboratório de informática da escola. Esse enunciado também é proposto para construção de gráficos manualmente. A comparação entre a construção manual e com uso de recursos tecnológicos permitirá aprofundar o conhecimento e comparar diferentes recursos disponíveis para realizar uma mesma tarefa. Além, é claro, de refletir sobre as facilidades oferecidas pela tecnologias.
Propósito: Fazer a interpretação crítica de dados estatísticos e analisar se eles estão adequadamente representados nos gráficos propostos
Discuta com a turma:
- Quais as principais facilidades da construção de gráficos em planilhas eletrônicas em relação ao processo manual?
- Quais as informações fundamentais para a construção do gráfico a partir de dados de uma planilha eletrônica?
- A tabela que dará origem ao gráfico pode ter valores absolutos ou só percentuais?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9, 10 e 11)
Orientações: Separe alguns minutos para que os alunos conheçam todos os tipo de design de gráficos de setores. Supervisione todo o processo de construção de gráficos pelos alunos. Mesmo que eles tenham familiaridade com uso de computadores podem surgir dúvidas durante a execução da tarefa proposta.Se houver tempo, mostre as outras opções de gráficos disponíveis no programa utilizado.
Propósito: Apresentar recursos de criação e edição de gráficos com uso de planilhas eletrônicas.
Discuta com a turma:
- O formato bidimensional e tridimensional modifica/interfere na leitura dos dados? O que acontece visualmente?
- Quais tipos gráficos foram escolhidos pela turma? Todos permitem a visualização e compreensão correta da informação?
- Quais modelos de gráficos escolhidos apresentam a informação de forma mais clara e que favorece a interpretação dos dados?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9, 10 e 11)
Orientações: Separe alguns minutos para que os alunos conheçam todos os tipo de design de gráficos de setores. Supervisione todo o processo de construção de gráficos pelos alunos. Mesmo que eles tenham familiaridade com uso de computadores podem surgir dúvidas durante a execução da tarefa proposta.Se houver tempo, mostre as outras opções de gráficos disponíveis no programa utilizado.
Propósito: Apresentar recursos de criação e edição de gráficos com uso de planilhas eletrônicas.
Discuta com a turma:
- O formato bidimensional e tridimensional modifica/interfere na leitura dos dados? O que acontece visualmente?
- Quais tipos gráficos foram escolhidos pela turma? Todos permitem a visualização e compreensão correta da informação?
- Quais modelos de gráficos escolhidos apresentam a informação de forma mais clara e que favorece a interpretação dos dados?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9, 10 e 11)
Orientações: Separe alguns minutos para que os alunos conheçam todos os tipo de design de gráficos de setores. Supervisione todo o processo de construção de gráficos pelos alunos. Mesmo que eles tenham familiaridade com uso de computadores podem surgir dúvidas durante a execução da tarefa proposta.Se houver tempo, mostre as outras opções de gráficos disponíveis no programa utilizado.
Propósito: Apresentar recursos de criação e edição de gráficos com uso de planilhas eletrônicas.
Discuta com a turma:
- O formato bidimensional e tridimensional modifica/interfere na leitura dos dados? O que acontece visualmente?
- Quais tipos gráficos foram escolhidos pela turma? Todos permitem a visualização e compreensão correta da informação?
- Quais modelos de gráficos escolhidos apresentam a informação de forma mais clara e que favorece a interpretação dos dados?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Destaque as facilidades que o uso da tecnologia pode oferecer. Peça para um ou dois alunos (as) descreverem como foi a experiência do uso de computadores na aula de matemática.
Discuta com a turma:
- Quais os tipos de gráficos foram utilizados durante a aula?
- Quais os possíveis erros e dificuldades podem surgir ao se construir um gráfico com uso de planilha eletrônica?
- Todos os gráficos ficaram iguais? Quais os principais recursos utilizados? O uso de muitas cores, textos grandes podem tirar a atenção do leitor da informação principal do gráfico?
Raio x
Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 13 e 14)
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, com uso da planilha eletrônica. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que os alunos comparem e compartilhem as formas de construção de gráficos manualmente e com uso de planilha eletrônica .
Propósito: Revisar o que os alunos aprenderam sobre construção de gráficos de setores com uso de planilhas eletrônicas.
Discuta com a turma:
- O que são linhas colunas e uma planilha eletrônica?
- Qual recurso permite melhor visualização e comparação dos dados, a tabela ou o gráfico?
- Qual outro tipo de gráfico pode ser utilizado para apresentar os dados dessa tabela?
Materiais complementares:
Resolução atividade complementar
Raio x
Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 13 e 14)
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, com uso da planilha eletrônica. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que os alunos comparem e compartilhem as formas de construção de gráficos manualmente e com uso de planilha eletrônica . Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as possibilidades e dificuldades em relação ao uso de planilhas eletrônicas. Você pode fazer o download do guia de intervenções aqui.
Propósito: Revisar o que os alunos aprenderam sobre construção de gráficos de setores com uso de planilhas eletrônicas.
Discuta com a turma:
- O que são linhas colunas e uma planilha eletrônica?
- Qual recurso permite melhor visualização e comparação dos dados, a tabela ou o gráfico?
- Qual outro tipo de gráfico pode ser utilizado para apresentar os dados dessa tabela?
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT7_27PES03
Recursos
- Necessários:
- caderno
- lápis
- Compasso
- Transferidor
- grupo de alunos no Whatsapp
- Opcionais:
- Google Sala de Aula
- Vídeo : “Construindo gráfico de setor e analisando dados” - Khan Academy, disponivel em: https://youtu.be/EC6td8l4yU4 acesso em: 05 de jul de 2020.
Para este plano, foque na etapa: Atividade Principal
Aquecimento
A atividade é uma retomada de conceitos que são fundamentais para a aula. Você pode propor em um movimento de Ensino Híbrido que os alunos assistam ao vídeo “Construindo gráfico de setor e analisando dados” - Khan Academy, para a retomado dos objetos de conhecimentos. Fotografe e envie via whatsapp ou e-mail o problema proposto para resolução. Oriente-os que é um momento de retomada de conteúdos e que caso tenham dúvidas, estas serão trabalhadas no decorrer da aula.
Atividade principal
Professor, para a realização da atividade principal os alunos precisam ter acesso ao problema proposto. Para isso, fotografe a atividade principal e disponibilize a imagem no grupo de whatsapp para que os alunos possam pensar sobre ele. Adapte a atividade, usando uma pesquisa e gráfico de setores com dados do Covid-19. Ao final, oriente-os a fotografar as suas estratégias e respostas para compartilhar com o professor e a turma no momento da discussão das soluções.
Discussão das soluções
Apresente e discuta as diferentes propostas de resolução, com enfoque na comunicação matemática e no pensamento crítico dos alunos. Se for possível uma aula síncrona, projete esses dados e discuta com a turma as questões disponíveis no slide desta etapa. Caso esse recurso não seja possível elabore devolutivas para a turma e compartilhe-as usando o meio de comunicação acordado com a turma.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados com outras funções em casa. Portanto, indicamos a participação das famílias no compartilhamento e discussão de possíveis soluções para os problemas propostos.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Fernanda Cilene Moreira de Meira
Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango
Especialista de Área: Rita de Cássia Batista da Silva
Habilidade da BNCC
(EF07MA37) Interpretar e analisar dados apresentados em gráfico de setores divulgados pela mídia e compreender quando é possível ou conveniente sua utilização.
Objetivos específicos
Construir gráfico de setores com uso de planilha eletrônica.
Conceito-chave
Construção de gráficos de setores, uso de tecnologia e planilhas eletrônicas.
Recursos necessários
Projetor de slide (opcional) e computador.