Ludicidade Matemática: por que e como usar o ábaco nos Anos Finais A ferramenta milenar possibilita trabalhar de forma lúdica conceitos como valor posicional, decomposição de números e as operações básicas
Prática pedagógica Literatura: autores e estratégias para atividades nos Anos Finais O trabalho com o texto literário é atemporal e permite a inserção transversal e interdisciplinar de diversos conteúdos, enriquecendo o aprendizado dos alunos
Indígenas O que a cultura indígena brasileira ensina para as escolas Conheça práticas que valorizam os povos indígenas sem recorrer a estereótipos e que podem inspirar atividades em escolas dos mais diversos contextos
Avaliação Avaliação somativa: em quais momentos deve ser usada? É importante que o professor combine esse formato tradicional com outros instrumentos avaliativos e tenha claros os seus objetivos ao utilizá-la
Língua Portuguesa Produção de texto: como estimular a escrita nos Anos Finais O trabalho com os gêneros entrevista e biografia permite explorar diferentes ideias e histórias de vida, favorecendo o engajamento da turma
Ensino Fundamental Como o ensino híbrido pode favorecer a personalização da aprendizagem? Modelo pode ser aplicado em diferentes contextos para fortalecer o protagonismo dos estudantes, identificar suas dificuldades e potencializar seus saberes
Prática pedagógica Sugestões para desenvolver a leitura e interpretação de informações matemáticas Dificuldades dos estudantes com essas habilidades evidenciam a necessidade de que a alfabetização matemática continue presente nos Anos Finais
História Como debater o neonazismo em sala de aula? Explorar recursos audiovisuais e documentos históricos e partir do que os alunos já sabem sobre o assunto ou de uma situação-problema ajudam a sensibilizar e conscientizar a turma