Saiba o que mudou no ensino de Arte e conheça as unidades temáticas

BNCC propõe que alunos sejam mais estimulados a criar suas próprias formas, a partir de seus sentimentos, ideias e percepções sobre o mundo

Autor: Rita Trevisan

BNCC ampliou as possibilidades de experiências com a Arte. Ilustração: Rita Mayumi/Nova Escola

Em relação aos Parâmetros Curriculares Nacionais, a BNCC amplia as possibilidades de experiências com a Arte. Os PCNs trouxeram uma reflexão importante sobre o significado da Arte na educação e foram responsáveis pelo reconhecimento da Dança, da Música e do Teatro como linguagens que têm sua própria gama de conhecimentos específicos. A BNCC vai além e sugere caminhos para ampliar o acesso dos alunos a experiências estéticas nas aulas de Arte, colocando todas as crianças e jovens como protagonistas, que podem expressar seus sentimentos e sua criatividade por meio do processo artístico.

No Ensino Fundamental, o componente continua centrado nas linguagens das Artes Visuais, da Dança, da Música e do Teatro. Além dessas, uma última unidade temática, chamada de Artes integradas, foi incorporada à Base. Saiba mais sobre cada uma delas.

Artes visuais

Como ensinar
A ideia é de que os alunos conheçam culturas visuais diversas e experimentem inúmeras possibilidades de criar e se expressar visualmente, explorando as transformações dos materiais, os recursos tecnológicos, e apropriando-se da cultura cotidiana.

Dança

Como ensinar
Nesta unidade temática, a proposta é de que os alunos articulem processos cognitivos e envolvam-se em investigações e produções artísticas da dança, centrando-se no que acontece no corpo, discutindo e dando significado às relações entre corporeidade e produção estética. Pretende-se também repensar estereótipos como corpo versus mente, popular versus erudito, teoria versus prática, favorecendo um conjunto híbrido e dinâmico de práticas.

Como ensinar
Aqui, o foco é o estudo da música, tanto em sua perspectiva sensível e subjetiva — na percepção e experimentação de sons e ritmos, por exemplo — quanto como fio condutor de diversas interaçõees sociais, circunscritas culturamente, como uma forma de participar crítica e ativamente da sociedade, por exemplo.

Como ensinar
A unidade prevê a vivência de jogos, improvisações e encenações, que possibilitem a troca de experiências entre alunos e permitam aprimorar a percepção estética, a imaginação, a consciência corporal, a intuição, a memória, a reflexão e a emoção.

Artes Integradas

Como ensinar
As Artes integradas são uma novidade da BNCC. A ideia é de que os alunos explorem as relações entre as diferentes linguagens e suas práticas, permitindo que em uma mesma proposta as corporalidades, visualidades, musicalidades, espacialidades e teatralidades estejam presentes de maneira concomitante. Além de articular as diferentes linguagens e suas práticas, possibilita também o uso das novas tecnologias de informação e comunicação.