Atividade para impressão - textos para produção
Plano de Aula
Plano de aula: Pontuando na prática
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Pontuação no discurso direto em textos narrativos e na citação em textos expositivos
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é desenvolver a habilidade de reconhecer os sinais de pontuação empregados no discurso direto e no discurso citado, ampliando o conhecimento acerca dos usos possíveis para um mesmo sinal de pontuação a partir dos gêneros em que eles aparecem e, por fim, utilizá-los corretamente. Foco no uso do travessão, dois pontos e aspas.
Materiais necessários: Imprima previamente o material complementar, com as propostas de produção de texto e coloque cada proposta em um envelope. Os envelopes devem ser numerados de 1 a 7, de acordo com a sequência das propostas. Além disso, imprima as placas com “Sim” e “Não” para cada grupo, de forma que analisem as produções uns dos outros. Providencie uma cartolina para cada grupo e canetinhas para a escrita do texto.
Dificuldades antecipadas: É possível que algum aluno se confunda com os sinais de pontuação ou deixe de utilizá-los na marcação do discurso direto / citado, isto é, da presença das falas nos textos.
Referências sobre o assunto: Para aprofundamento do tópico pontuação em geral, e a importância de se ensinar o uso da pontuação para além das regras, sugere-se:
Weisz, Telma. “Pontuação: a gramática da legibilidade”, disponível em http://ead.bauru.sp.gov.br/efront/www/content/lessons/46/Texto%20para%20leitura%20pontuacao-gramatica-legibilidade-weisz.pdf
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Apresente o tema da aula, informando aos alunos que o objetivo será produzir pequenos textos em grupo e pontuá-los corretamente, além de avaliar a produção dos colegas.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações
- Oriente os alunos quanto à formação de grupos para a realização da atividade e leia as orientações contidas no slide acima. Os alunos poderão se dividir em até 7 grupos diferentes; organize-os quanto a essa divisão de grupos, dependendo do número de alunos que você tenha por sala e observando a formação de grupos produtivos, isto é, que agreguem pessoas com diferentes níveis de dificuldade para que haja interação e discussão de “como fazer” no decorrer do desenvolvimento da atividade.
- Após a formação dos grupos, distribua um envelope com a situação de produção que deve ser desenvolvida por eles e as placas de “sim” e “não” para cada grupo, além das cartolinas e canetinhas.
- Reforce com os alunos que a atividade de escrita será desenvolvida em 10 minutos, por isso, eles devem ater-se ao que é solicitado em cada proposta de produção e escrever textos curtos, que não ultrapassem 10 linhas de texto.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 38 minutos
Orientações:
- Reserve para a produção escrita cerca de 10 minutos. Como são textos curtos e simples, cujo foco está na pontuação do discurso direto e citado, não é necessário estender por muito tempo a produção.
- Acompanhe a produção dos grupos, sempre ressaltando o foco em produzir o que se pede e pontuar adequadamente. Solicite que os alunos escrevam com letras grandes na cartolina, a fim de que a apresentem no final da atividade, durante a leitura do texto produzido.
- Finalizado o tempo para produção, inicie a apresentação dos grupos.
- As propostas devem ser lidas em voz alta, por você professor, e, na sequência, o grupo apresenta o texto produzido na cartolina.
- Ao final de cada apresentação, os demais colegas levantam as plaquinhas indicando se a produção está ou não adequada, verificando o uso da pontuação do discurso direto / citado. (28 minutos para esta parte).
- Caso vários alunos queiram comentar o texto de um mesmo grupo, estabeleça um limite de 2 comentários de grupos diferentes, a fim de que todos os grupos possam apresentar seus textos no tempo estipulado para esta atividade. É interessante que os turnos de fala se alternem e um grupo que já comentou o trabalho dos colegas não seja sempre o mesmo a comentar. Estimule que ao menos cada grupo comente uma vez, se necessário.
- Se você professor, perceber que a pontuação não foi utilizada adequadamente e nenhum aluno percebeu, chame a atenção da classe perguntando a eles que sinais foram utilizados pelos outros grupos para marcar as falas / discurso citado, a fim de que percebam a ausência da pontuação necessária.
Desenvolvimento
Orientações:
- As propostas devem ser lidas em voz alta, por você professor, e, na sequência, o grupo apresenta o texto produzido na cartolina.
- Ao final de cada apresentação, os demais colegas levantam as plaquinhas indicando se a produção está ou não adequada, verificando o uso da pontuação do discurso direto / citado.
- Caso vários alunos queiram comentar o texto de um mesmo grupo, estabeleça um limite de 2 comentários de grupos diferentes, a fim de que todos os grupos possam apresentar seus textos no tempo estipulado para esta atividade. É interessante que os turnos de fala se alternem e um grupo que já comentou o trabalho dos colegas não seja sempre o mesmo a comentar. Estimule que ao menos cada grupo comente uma vez, se necessário.
- Se você professor, perceber que a pontuação não foi utilizada adequadamente e nenhum aluno percebeu, chame a atenção da classe perguntando a eles que sinais foram utilizados pelos outros grupos para marcar as falas / discurso citado, a fim de que percebam a ausência da pontuação necessária.
Desenvolvimento
Orientações:
- As propostas devem ser lidas em voz alta, por você professor, e, na sequência, o grupo apresenta o texto produzido na cartolina.
- Ao final de cada apresentação, os demais colegas levantam as plaquinhas indicando se a produção está ou não adequada, verificando o uso da pontuação do discurso direto / citado.
- Caso vários alunos queiram comentar o texto de um mesmo grupo, estabeleça um limite de 2 comentários de grupos diferentes, a fim de que todos os grupos possam apresentar seus textos no tempo estipulado para esta atividade. É interessante que os turnos de fala se alternem e um grupo que já comentou o trabalho dos colegas não seja sempre o mesmo a comentar. Estimule que ao menos cada grupo comente uma vez, se necessário.
- Se você professor, perceber que a pontuação não foi utilizada adequadamente e nenhum aluno percebeu, chame a atenção da classe perguntando a eles que sinais foram utilizados pelos outros grupos para marcar as falas / discurso citado, a fim de que percebam a ausência da pontuação necessária.
Desenvolvimento
Orientações:
- As propostas devem ser lidas em voz alta, por você professor, e, na sequência, o grupo apresenta o texto produzido na cartolina.
- Ao final de cada apresentação, os demais colegas levantam as plaquinhas indicando se a produção está ou não adequada, verificando o uso da pontuação do discurso direto / citado.
- Caso vários alunos queiram comentar o texto de um mesmo grupo, estabeleça um limite de 2 comentários de grupos diferentes, a fim de que todos os grupos possam apresentar seus textos no tempo estipulado para esta atividade. É interessante que os turnos de fala se alternem e um grupo que já comentou o trabalho dos colegas não seja sempre o mesmo a comentar. Estimule que ao menos cada grupo comente uma vez, se necessário.
- Se você professor, perceber que a pontuação não foi utilizada adequadamente e nenhum aluno percebeu, chame a atenção da classe perguntando a eles que sinais foram utilizados pelos outros grupos para marcar as falas / discurso citado, a fim de que percebam a ausência da pontuação necessária.
Desenvolvimento
Orientações:
- As propostas devem ser lidas em voz alta, por você professor, e, na sequência, o grupo apresenta o texto produzido na cartolina.
- Ao final de cada apresentação, os demais colegas levantam as plaquinhas indicando se a produção está ou não adequada, verificando o uso da pontuação do discurso direto / citado.
- Caso vários alunos queiram comentar o texto de um mesmo grupo, estabeleça um limite de 2 comentários de grupos diferentes, a fim de que todos os grupos possam apresentar seus textos no tempo estipulado para esta atividade. É interessante que os turnos de fala se alternem e um grupo que já comentou o trabalho dos colegas não seja sempre o mesmo a comentar. Estimule que ao menos cada grupo comente uma vez, se necessário.
- Se você professor, perceber que a pontuação não foi utilizada adequadamente e nenhum aluno percebeu, chame a atenção da classe perguntando a eles que sinais foram utilizados pelos outros grupos para marcar as falas / discurso citado, a fim de que percebam a ausência da pontuação necessária.
Desenvolvimento
Orientações:
- As propostas devem ser lidas em voz alta, por você professor, e, na sequência, o grupo apresenta o texto produzido na cartolina.
- Ao final de cada apresentação, os demais colegas levantam as plaquinhas indicando se a produção está ou não adequada, verificando o uso da pontuação do discurso direto / citado.
- Caso vários alunos queiram comentar o texto de um mesmo grupo, estabeleça um limite de 2 comentários de grupos diferentes, a fim de que todos os grupos possam apresentar seus textos no tempo estipulado para esta atividade. É interessante que os turnos de fala se alternem e um grupo que já comentou o trabalho dos colegas não seja sempre o mesmo a comentar. Estimule que ao menos cada grupo comente uma vez, se necessário.
- Se você professor, perceber que a pontuação não foi utilizada adequadamente e nenhum aluno percebeu, chame a atenção da classe perguntando a eles que sinais foram utilizados pelos outros grupos para marcar as falas / discurso citado, a fim de que percebam a ausência da pontuação necessária.
Desenvolvimento
Orientações:
- As propostas devem ser lidas em voz alta, por você professor, e, na sequência, o grupo apresenta o texto produzido na cartolina.
- Ao final de cada apresentação, os demais colegas levantam as plaquinhas indicando se a produção está ou não adequada, verificando o uso da pontuação do discurso direto / citado.
- Caso vários alunos queiram comentar o texto de um mesmo grupo, estabeleça um limite de 2 comentários de grupos diferentes, a fim de que todos os grupos possam apresentar seus textos no tempo estipulado para esta atividade. É interessante que os turnos de fala se alternem e um grupo que já comentou o trabalho dos colegas não seja sempre o mesmo a comentar. Estimule que ao menos cada grupo comente uma vez, se necessário.
- Se você professor, perceber que a pontuação não foi utilizada adequadamente e nenhum aluno percebeu, chame a atenção da classe perguntando a eles que sinais foram utilizados pelos outros grupos para marcar as falas / discurso citado, a fim de que percebam a ausência da pontuação necessária.
Fechamento
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações:
- Após a apresentação e avaliação do último grupo, utilize as perguntas do slide acima para nortear a discussão com os alunos sobre o que foi percebido na atividade;
- Reforce com eles que os sinais utilizados para marcar as falas nem sempre são os mesmos e dependem do gênero em que aparecem (primeira pergunta);
- Relembre-os que é possível apresentar a fala de duas maneiras diferentes - discurso direto e indireto, isto é, pela voz do próprio personagem ou pessoa ou pela voz do narrador / redator do texto - (segunda pergunta) ;
- Finalize a aula reforçando a pontuação dos diálogos (discurso direto) e do discurso citado, e dos diferentes usos em cada gênero (terceira pergunta).