Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail; celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos e Google Meet ou outra ferramenta para promover um momento síncrono
- Optativas: Google Classroom e Youtube
Valores trabalhados
- Cidadania
- Protagonismo
Apresentação do tema da aula (20 minutos)
O objetivo deste plano de aula é que os alunos conheçam costumes e tradições de comunidades extrativistas. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.
Envie aos alunos o slide desta etapa que você encontra no plano original. Para a apresentação do tema, grave um vídeo e explique que nesta aula será apresentada uma atividade da comunidade extrativista.
Contextualização (30 minutos)
Após o anúncio do tema da aula, envie o slide do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona.
Leia o texto sobre a comunidade extrativista para os alunos (grave um vídeo). O material está disponível aqui.
Problematização (60 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo com toda a problematização. Após a leitura do texto, pergunte aos alunos como acham que os extrativistas carregam os produtos. Pergunte se já ouviram falar do “balaio”. Pergunte aos alunos o que eles usam para carregar coisas e que tipos de materiais e objetos são utilizados para carregar seus produtos. Se for possível, mostre o trecho da música, tocando o áudio disponível no link, se não for possível cante ou leia a letra para eles, explicando o conceito de balaio (no primeiro slide).
- “Cantiga popular Balaio”, disponível aqui
- “Letra da cantiga Balaio”, disponível aqui
Ação propositiva (dois dias - assincronamente)
Grave uma videoaula e convide os alunos para que construam um balaio de rolinhos de jornal, com o auxílio de um adulto. Eles deverão ter uma tesoura, cola e rolinhos de jornal. Oriente que primeiro façam rolinhos com a folha de jornal na diagonal. O passo a passo da confecção está disponível aqui.
Sistematização (30 minutos - sincronamente)
Utilizando o Google Meet, converse com a turma sobre o que acharam de construir seu balaio e qual é a importância desse objeto para as comunidades extrativistas. Permita que exponham suas opiniões livremente.
Oriente os alunos que usem seus balaios para coletar algo da natureza. Oriente que pode ser flores, pedras, galhos (madeira) ou o que acharem, mas que não degradem a natureza arrancando, que devem “coletar” pedras, flores, frutos como amêndoas entre outros que já estiverem pelo no chão. Explique que existem muitas pessoas que vivem da exploração da natureza e que devemos preservá-la para que não se esgotem os recursos naturais que provém a subsistência dessa população.
Convite às famílias
Oriente que as famílias auxiliem as crianças a construírem os balaios. Fica a sugestão do seguinte vídeo para o passo a passo da confecção do balaio:
- “Cestaria com jornal e papelão”, disponível aqui.