Compartilhe essa ferramenta:
Para se aprofundar no tema, assista ao vídeo a seguir, elaborado pela professora Eliane Zanin. Com mais de 30 anos de experiência, ela explora como a sondagem pode ser usada para diagnosticar os níveis de escrita dos estudantes e planejar intervenções pedagógicas eficazes.
Descubra como identificar os estágios de escrita (pré-silábico, silábico sem valor sonoro, silábico com valor sonoro, silábico-alfabético e alfabético), adaptar atividades e usar estratégias como o agrupamento produtivo para promover avanços.
Para aprofundar mais, você pode acessar a série de reportagens da Nova Escola que aborda cada hipótese de escrita. Nelas, é possível encontrar: uma explicação detalhada sobre cada hipótese, acompanhada de exemplos de escritas; sugestões de boas intervenções; o que os estudantes já sabem e como o professor pode atuar para avançar no processo; além de práticas que devem ser evitadas.
As reportagens também apresentam exemplos de agrupamentos produtivos, explicando como organizar os estudantes de forma a promover a evolução de suas hipóteses de escrita.
Saiba mais:
- Escrita pré-silábica: no que devemos prestar atenção
- Você sabe o que é a escrita silábica sem valor sonoro convencional?
- Escrita silábica com valor sonoro: o que observar para ajudar a turma avançar
- Hipótese silábico-alfabética na Alfabetização
- Escrita alfabética: como ajudar as crianças que já produzem registros


