Plano de Aula

Plano de aula: O comércio antes do dinheiro

Descrição

Este plano contempla uma aula de 50 minutos, pode ser explorado de forma única, interdisciplinar e/ou transdisciplinar. Nele serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades (EF02GE04), (EF02GE07) e (EF02HI03) de Geografia e História, que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas em sua totalidade aqui e que as propostas terão continuidade em aulas subsequentes. Além disso, a sequência contempla as seguintes competências gerais da Educação Básica previstas na BNCC:  1. Conhecimento; 2. Pensamento científico, crítico e criativo; 6. Trabalho e projeto de vida; e 7. Argumentação.

O plano trata das relações de consumo e comércio antes da invenção do dinheiro e o impacto da organização e urbanização das comunidades para que o dinheiro se tornasse necessário. Com ele, pretende-se que os alunos reflitam sobre como a sociedade se organizava quando o dinheiro não existia.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Troca de mercadorias e serviços.
  • Atividades extrativas e de produção usadas como moeda de troca.
  • Práticas atuais de trocas de serviços e produtos.

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar formas de trocas de produtos para sobrevivência.
  • Diferenciar atividades extrativas (minerais, agropecuárias e industriais) de diferentes lugares.
  • Reconhecer práticas utilizadas antes da criação do dinheiro e que ainda são utilizados hoje.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

6. Trabalho e projeto de vida

7. Argumentação