Plano de Aula

Plano de aula: O comércio antes do dinheiro

Descrição

Este plano contempla uma aula de 50 minutos, pode ser explorado de forma única, interdisciplinar e/ou transdisciplinar. Nele serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades (EF02GE04), (EF02GE07) e (EF02HI03) de Geografia e História, que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas em sua totalidade aqui e que as propostas terão continuidade em aulas subsequentes. Além disso, a sequência contempla as seguintes competências gerais da Educação Básica previstas na BNCC:  1. Conhecimento; 2. Pensamento científico, crítico e criativo; 6. Trabalho e projeto de vida; e 7. Argumentação.

O plano trata das relações de consumo e comércio antes da invenção do dinheiro e o impacto da organização e urbanização das comunidades para que o dinheiro se tornasse necessário. Com ele, pretende-se que os alunos reflitam sobre como a sociedade se organizava quando o dinheiro não existia.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Troca de mercadorias e serviços.
  • Atividades extrativas e de produção usadas como moeda de troca.
  • Práticas atuais de trocas de serviços e produtos.

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar formas de trocas de produtos para sobrevivência.
  • Diferenciar atividades extrativas (minerais, agropecuárias e industriais) de diferentes lugares.
  • Reconhecer práticas utilizadas antes da criação do dinheiro e que ainda são utilizados hoje.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

6. Trabalho e projeto de vida

7. Argumentação

Aula

Para começar

Sobre os planos de Educação Financeira

A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru de Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.

As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.

Os planos de Educação Financeira têm o objetivo de promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.

Ação prévia

Sugere-se que antes desta aula a turma já tenha trabalhado com a habilidade EF02GE07 da BNCC, que envolve a descrição das atividades extrativas (minerais, agropecuárias e industriais) e está contemplada neste plano. Caso ela ainda não tenha sido trabalhada em seu plano de aulas, antes do trabalho em grupo, no momento da separação dos produtos, explique aos estudantes sobre essa diferenciação.

Você pode utilizar alguns dos materiais sugeridos a seguir e que se encontram no item “Para se aprofundar” e embasar seu trabalho.

Para se aprofundar

Aficionado por História EP3 - Escambo no Brasil. YouTube, 15 jan. 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=fOtMa64u6KI

  • Para conhecer exemplos de feira de trocas pelo Brasil afora, organizados por diferentes pessoas, acesse:

https://feiradetrocas.com.br/

  • Para obter ideias e informações sobre como organizar uma feira de trocas em sua escola ou cidade, acesse: https://feiradetrocas.com.br/como-organizar/
  • Para saber mais sobre sites e eventos de troca de produtos e serviços e embasar a sua fala, acesse:

https://vejasp.abril.com.br/consumo/escambo-troca-sites-grupos-eventos/

https://www.permuto.com.br/

Orientações iniciais para o professor

Tempo sugerido:

50 minutos de aula.

Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais:

  • Atividade impressa  e o texto com informações para a pesquisa (de acordo com cada grupo).
  • Caneta hidrográfica, tesoura de ponta arredondada, papel kraft ou cartolina, fita crepe ou cola.
  • Folhas de papel A4 (uma para cada aluno).
  • Mapa-múndi.

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