Para começar
Sobre os planos de Educação Financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a educação financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia
Antes de desenvolver este conteúdo, é importante que a turma já esteja familiarizada com alguns temas, como trabalho, atividades de trabalho em diferentes comunidades, semelhanças e diferenças entre os modos de vida das pessoas em lugares distintos. Como a questão do trabalho poderá ser algo muito particular a cada aluno, visto que o conhecimento de mundo depende das relações às quais teve acesso, sugere-se que o(a) professor(a) retome com a turma a temática profissões. Caso esse tema não tenha sido abordado, um plano de aula sobre o assunto pode ser acessado no link a seguir.
Plano de aula: Profissões ao meu redor. Disponível em: https://planosdeaula.novaescola.org.br/fundamental/1ano/geografia/profissoes-ao-meu-redor/4879. Acesso em 25 out 2021.
Como sugestão, você poderá propor que os alunos entrevistem seus responsáveis, questionando, por exemplo, qual é a profissão de cada um, onde trabalham, quais funções realizam nesse local.
Nos materiais deste plano, há um arquivo com um dado planificado. Você pode propor o recorte e a montagem com a turma e aproveitar esse momento para realizar atividades relacionadas à quantificação, aos registros numéricos e à coordenação motora (recorte, dobradura e colagem).
Para se aprofundar
Para refletir sobre como as crianças podem compreender o valor e as relações oriundas do trabalho, acesse:
Orientações iniciais para o professor
Tempo sugerido
50 minutos de aula.
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Contexto
Tempo sugerido
5 minutos.
Orientações
No início da aula, forme grupos com quatro componentes. É importante que os estudantes sejam agrupados considerando as diferentes etapas de letramento que possuem, pois, assim, conseguirão se ajudar nos momentos destinados à leitura e escrita, além de facilitar a troca de informações, a participação no jogo proposto e o enriquecimento das ideias.
O que propor?
Realize uma conversa inicial, envolvendo a turma em uma discussão sobre o tema trabalho. Questione:
- Vocês sabem em que seus pais/responsáveis trabalham? Se sim, no que é?
- Quais outras profissões/trabalhos vocês conhecem?
- Por que as pessoas precisam trabalhar?
Realize combinados relacionados à escuta ativa e ao respeito à fala dos colegas. Combine um gesto que indique o interesse pela manifestação, como levantar a mão, por exemplo. Permita que os estudantes se manifestem, expondo suas observações acerca do trabalho e sua importância. É importante compreender que talvez eles não consigam nomear exatamente a função que seus responsáveis exercem e as relacionem apenas ao local (“Minha mãe trabalha na fábrica de roupas”, por exemplo). Anote no quadro as diferentes profissões, em forma de lista, e informe que este assunto é um dos temas da aula. Quanto ao último questionamento, realize anotações pessoais, para retomá-las ao final da aula, no momento da sistematização.
Sugestões de adequação
Você poderá realizar a partilha das respostas apenas oralmente, sem anotá-las no quadro, ou poderá valer-se da lista elaborada no quadro para propor reflexões voltadas à escrita, chamando a atenção para a letra inicial, as sílabas, os fonemas, entre outros aspectos.
Problematização
Tempo sugerido
25 minutos (15 minutos para o jogo e 10 minutos para as reflexões em grupo).
Orientações
Entregue para cada grupo um dado e o jogo de tabuleiro chamado “O trabalho e a vida”. Você pode oferecer um dado já pronto ou solicitar que os grupos usem aquele disponível nos materiais complementares desta aula, montado em um momento anterior a esta atividade. No jogo, os estudantes poderão vivenciar diversas situações que associam as relações de trabalho, o consumo e a vida em uma determinada comunidade. Não antecipe as conclusões e reflexões oriundas da atividade, apenas explique as regras e possibilite que os grupos joguem.
O que propor?
Distribua o jogo de tabuleiro “O trabalho e a vida” aos grupos. Ele está disponível nos materiais complementares deste plano. Contextualize-o, relatando a história do jogador que eles representarão. Para isso, leia para os estudantes o texto a seguir:
O trabalho e a vida de João
João é um pescador, casado e pai de uma menina de cinco anos. Ele mora em um vilarejo próximo ao rio, de onde tira o seu sustento, mas às vezes viaja para cidades próximas em busca de uma melhor pescaria. Diariamente, sai para o trabalho ainda de madrugada e só retorna ao entardecer. É muito respeitoso com as leis de pesca e só realiza essa prática em locais liberados e utilizando somente os equipamentos permitidos.
Toda a renda de João vem do pagamento que recebe quando vende os peixes aos donos dos mercados da sua cidade e aos açougueiros. Mas, ele também reserva uma parte do pescado para levar para casa. Sua filha gosta muito dos peixes que o papai pesca.
O trabalho de João é muito importante, pois, além de lhe trazer o dinheiro necessário para pagar as contas, comprar outros alimentos e passear com a família, possibilita que o dono do mercado e do açougue tenham o produto sempre fresquinho para vender aos seus clientes e, assim, conquistar dinheiro para arcar com as despesas familiares.
Porém, nem sempre João tem bons dias na pescaria! Às vezes simplesmente os peixes não mordem a isca e nesses dias o pagamento fica reduzido ou nem ocorre, comprometendo a sua vida e a daqueles ao seu redor. E essa história se repete também com outros pescadores, que assim como João precisam criar estratégias para sobreviver e cuidar de sua família, mesmo em dias de pesca escassa. Como podemos ajudá-los?
Após contar a história, explique as regras do jogo e solicite que os estudantes lancem o dado e definam a ordem dos jogadores com base na sequência decrescente dos algarismos conquistados. Logo em seguida, oriente que cada um escolha um pequeno objeto escolar para ser a peça que irá se movimentar (sugestão: borracha ou apontador). Essas peças representam o jogador, e este deverá percorrer no tabuleiro a quantidade de espaços correspondente ao algarismo indicado no dado. Ao parar, deverá verificar se há alguma orientação escrita relacionada à vida econômica desse trabalhador, indicando se deve prosseguir ou regredir.
Vence o jogador que primeiro cruzar a linha de chegada. Contudo, todos devem concluir a atividade, estabelecendo um ranking no grupo: primeiro lugar, segundo lugar, e assim por diante.
Sugestões de adequação
Circule entre os grupos para verificar se os estudantes estão conseguindo realizar a correspondência um a um entre o dado e as peças do tabuleiro, bem como se estão apresentando dificuldades para realizar a leitura dos comandos inseridos no jogo.
Sistematização
Tempo sugerido
12 minutos.
Orientações
Os estudantes irão refletir um pouco mais sobre a temática, a partir de questionamentos sugeridos por você. Em seguida, irão partilhar com toda a turma a vivência que tiveram no decorrer do jogo e as conclusões a que chegaram. Combine com os quartetos que cada componente do grupo será responsável por partilhar uma questão. Divida o quadro em quatro partes e, conforme os estudantes forem expondo verbalmente suas ideias, realize uma síntese, que poderá ser uma frase curta ou anotações de palavras-chave sobre cada constatação observada pelos grupos.
O que propor?
Inicie este momento propondo uma reflexão à turma. Questione e permita que se manifestem livremente:
- Como o trabalho do pescador influência na vida:
Da família? | Dos donos de comércio locais (quitanda, mercado)? | Na família dos donos de comércio locais?
- O trabalho de seus pais/responsáveis também pode influenciar na vida de algumas pessoas e em lugares próximos àquele em que você mora. Quais seriam esses lugares e essas pessoas?
Em seguida, solicite que os componentes dos grupos definam quem irá partilhar as respostas de cada questão. Retome os combinados sobre a escuta ativa e informe que, mesmo se a constatação de um grupo for semelhante à de outro, deve ser verbalizada. Anote as respostas no quadro, sintetizando em uma frase ou palavras-chave cada uma delas.
Sugestões de adequação
Você também poderá solicitar que apenas um estudante seja o orador do grupo. Neste caso, solicite que os componentes em consenso definam quem terá essa função.
O que aprendemos?
Tempo sugerido
8 minutos.
Orientações
Os grupos realizarão uma autoavaliação na qual deverão assinalar e escrever suas conclusões sobre a atividade.
O que propor?
Entregue a autoavaliação aos grupos, que coletivamente deverão chegar a um consenso, assinalar os espaços correspondentes às suas respostas e, ao final, escrever se mudariam algo ou não, justificando sua posição.
Sugestões de adequação
Durante esta etapa, não antecipe as conclusões dos estudantes, pois é importante deixar que exemplifiquem ou desenhem como imaginam essas informações. Se julgar necessário, solicite o detalhamento das explicações.