Plano de aula: A importância do trabalho para a vida em comunidade

Descrição

Este plano, previsto para uma aula de 50 minutos, promove reflexões acerca da importância do trabalho e das relações de consumo que podem afetar a vida em comunidade. Tais ideias são propostas de maneira lúdica, a partir de um jogo de tabuleiro, e podem ser retomadas em outras oportunidades em que as habilidades descritas serão contempladas. Este plano pode ser empregado no contexto de um único componente curricular ou combinar encontros envolvendo os componentes de Geografia e Matemática.

Objeto de conhecimento

• Trabalho e vida em comunidade.
  • Planejamento, consumo e cidadania.

Objetivos de aprendizagem

• Compreender as relações entre trabalho, consumo e vida em comunidade.
  • Experienciar situações envolvendo trabalho, consumo e planejamento.
  • Planejar ações voltadas à conscientização sobre o uso de recursos, visando a contribuir para a vida em comunidade.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

3. Comunicação

6. Trabalho e projeto de vida

7. Argumentação

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania

Para começar

Sobre os planos de Educação Financeira

A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a educação financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.

As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.

Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.

Ação prévia

Antes de desenvolver este conteúdo, é importante que a turma já esteja familiarizada com alguns temas, como trabalho, atividades de trabalho em diferentes comunidades, semelhanças e diferenças entre os modos de vida das pessoas em lugares distintos. Como a questão do trabalho poderá ser algo muito particular a cada aluno, visto que o conhecimento de mundo depende das relações às quais teve acesso, sugere-se que o(a) professor(a) retome com a turma a temática profissões. Caso esse tema não tenha sido abordado, um plano de aula sobre o assunto pode ser acessado no link a seguir.

Plano de aula: Profissões ao meu redor. Disponível em: https://planosdeaula.novaescola.org.br/fundamental/1ano/geografia/profissoes-ao-meu-redor/4879. Acesso em 25 out 2021.

Como sugestão, você poderá propor que os alunos entrevistem seus responsáveis, questionando, por exemplo, qual é a profissão de cada um, onde trabalham, quais funções realizam nesse local.

Nos materiais deste plano, há um arquivo com um dado planificado. Você pode propor o recorte e a montagem com a turma e aproveitar esse momento para realizar atividades relacionadas à quantificação, aos registros numéricos e à coordenação motora (recorte, dobradura e colagem).

Para se aprofundar

Para refletir sobre como as crianças podem compreender o valor e as relações oriundas do trabalho, acesse:

Orientações iniciais para o professor

Tempo sugerido

50 minutos de aula.

Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA