Plano de Aula
Plano de aula: Os preconceitos nas práticas corporais
Por: Anansa Campos
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
A proposição deste plano é levar os estudantes a identificar as diferentes formas de preconceitos existentes nas práticas corporais que se manifestam em estereotipagens criadas socialmente. Os estudantes serão desafiados a se posicionar criticamente contra condutas preconceituosas e se sensibilizar com relação à valorização do respeito à diversidade de gênero, etnia, religião, entre outras, se posicionando sobre a importância do respeito à diversidade.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Danças de salão.
Objetivos de aprendizagem
- Identificar as diferentes formas de preconceitos existentes nas práticas corporais.
- Identificar os estereótipos e posicionar-se criticamente frente a condutas preconceituosas.
- Respeitar e valorizar a diversidade de gênero, etnia, dentre outras.
Competências gerais
3. Repertório cultural
4. Comunicação
7. Argumentação
8. Autocontrole e autocuidado
9. Empatia e cooperação
10. Responsabilidade e cidadania
Desconstruir preconceitos nos remete, inicialmente, a compreender que nossa sociedade é plural, diversa e se constrói com base nas relações de poder, familiares, de interesse, ou ligadas à construção cultural de um povo, nos diversos meios. Segundo Alves (2019, p. 42),
[...] essa discussão não se restringe apenas ao Brasil, mas transcende suas fronteiras, emergindo em contextos diversos, conforme a demanda, as causas, os fatores que se apresentam no âmbito social que impõem a discussão sobre o tema [...]
Para Abramowicz, Rodrigues e Cruz (2011, p.87), a “imigração, gênero, sexualidade, raça, etnia, religião e língua são os principais fatores que desencadearam um processo de mobilização e discussão sobre a diversidade”.
A BNCC traz a discussão e o combate aos preconceitos que essa diversidade pode gerar, a partir da contextualização dos temas transversais, apontando a diversidade trabalhada a partir do multiculturalismo e por meio da cidadania e do civismo.
Para contextualizar com os estudantes a desconstrução dos preconceitos tematizados a partir das diversidades, tematizamos o conceito de estereótipos e preconceito definidos pelo dicionário Priberam como:
Estereótipo
- Ideia, conceito ou modelo que se estabelece como padrão.
- Ideia ou conceito formado antecipadamente e sem fundamento sério ou imparcial = PRECONCEITO.
Preconceito
1. Ideia ou conceito formado antecipadamente e sem fundamento sério ou imparcial.
2. Opinião desfavorável que não é baseada em dados objetivos = INTOLERÂNCIA.
Os preconceitos manifestos na sociedade são refletidos nas práticas corporais, evidenciando atitudes que segregam, excluem, diminuem as pessoas que fogem ao que é considerado socialmente (erroneamente) como o correto ou padrão.
Os estereótipos, que são estabelecidos pelo senso comum a partir da falta de conhecimento das pessoas, criam e classificam as práticas corporais quanto ao tipo de prática ideal para negros, brancos, homens, mulheres, deficientes, pessoas de religiões diversificadas e afins.
Neste plano os estudantes irão identificar as diferentes formas de preconceitos existentes nas práticas corporais e serão desafiados a se posicionar criticamente contra condutas que os reafirmam.
Por meio da atividade, buscamos sensibilizar os estudantes com relação à valorização do respeito à diversidade de gênero, etnia, religião, entre outras, se posicionando sobre a importância do respeito à diversidade.
Bibliografia
ALVES, E. F. G. Concepções de diversidade na Base Nacional Comum Curricular - Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Universidade Federal de Campina Grande - 2019. Disponível em: http://www.ppged.ufcg.edu.br/images/f/ff/DISSERTA%C3%87%C3%83O_Eliane_Fernandes.pdf. Acesso em: 13 dez. 2021.
ABRAMOWICZ, A.; RODRIGUES, T. C.; CRUZ, A. C. J. da. A diferença e a diversidade na educação contemporânea. Revista de Sociologia da UFSCar, São Carlos, Departamento de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar, 2011, n. 2, p. 85-97. Disponível em: https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:uBH65xVBgGgJ:https://www.contemporanea.ufscar.br/index.php/contemporanea/article/download/38/20+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br. Acesso em: 24 jan. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
DICIONÁRIO PRIBERAM. Estereótipo. Disponível em: https://dicionario.priberam.org/estere%C3%B3tipo#:~:text=Ideia%20%2C%20conceito%20ou%20modelo%20que%20se%20estabelece%20como%20padr%C3%A3o. . Acesso em: 17 dez. 2021.
DICIONÁRIO PRIBERAM. Preconceito. Disponível em: https://dicionario.priberam.org/preconceito. Acesso em 13dez. 2021.
TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/contextualizacao_temas_contemporaneos.pdf. Acesso em: 13 dez. 2021.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO