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Plano de Aula
No desenvolvimento deste plano, sugerimos a discussão do conceito e das características dos esportes de precisão, por meio de vivências das habilidades técnico-táticas básicas e seus principais movimentos. A vivência de situações individuais e coletivas possibilita o desenvolvimento pessoal, a troca de experiências, a ajuda mútua e a tomada de decisão, o que favorece a criação de soluções para superar os desafios impostos pela prática.
1. Conhecimento
9. Empatia e cooperação
10. Responsabilidade e cidadania
Esportes
Os esportes possuem características muito peculiares que tornam essa prática corporal objeto de muita discussão na escola. É uma prática que sempre esteve associada ao componente, e o enfoque voltado para o desempenho, privilegiando gestos técnicos e valorizando os mais aptos, esteve presente durante muito tempo nas aulas. Essa característica marca até hoje a ideia que muitas pessoas têm sobre a Educação Física. Cabe a nós desmistificar esses conceitos, ampliando as aprendizagens sobre os esportes, possibilitando aos estudantes entrar em contato com as mais variadas modalidades e categorias que estão presentes nesse universo, bem como direcionar o enfoque das aulas para componentes de elementos importantes das competências, como o trabalho em equipe, o foco, a determinação, a resiliência e a empatia, o conhecimento de si mesmo e de seu próprio corpo, seus limites e possibilidades, as interações com ambientes variados, e a transposição de situações vividas durante a prática para a vida real, trazendo benefícios não só para a formação física, mental, mas também auxiliando na formação do caráter.
Esportes de precisão
Dentre as categorias de esportes presentes na BNCC, temos os esportes de precisão que, por sua vez, caracterizam-se por: “Um conjunto de modalidades que se caracterizam por arremessar/lançar um objeto, procurando acertar um alvo específico, estático ou em movimento, comparando-se o número de tentativas empreendidas, a pontuação estabelecida em cada tentativa (maior ou menor do que a do adversário) ou a proximidade do objeto arremessado ao alvo (mais perto ou mais longe do que o adversário conseguiu deixar), como nos seguintes casos: bocha, curling, golfe, tiro com arco, tiro esportivo etc.” (BRASIL, 2017, p. 216).
Há uma grande discussão sobre os esportes de precisão, pois na maioria dos esportes há momentos em que é necessária uma maior precisão dos jogadores, como: na cesta do basquete, no chute ao gol no futsal, por isso, muitos estudantes acabam por confundir esses esportes com os esportes de precisão. Assim, há a necessidade de discutir esse tema previamente e explicar que, apesar da precisão ser requerida em algumas situações em outras modalidades, existe uma categoria de esportes em que a finalidade e o objetivo final é a precisão. Nesses esportes se define o ganhador que mais se aproxima do alvo ou o acerta.
Nos esportes de precisão, o objeto lançado ou arremessado necessita alcançar o alvo ou chegar o mais próximo possível. Para isso, ele pode ser arremessado ou lançado de diferentes maneiras, de acordo com a modalidade, podendo ser projetado no caso dos esportes de tiro ao alvo e flecha, golpeado, como no golf, na sinuca e no críquete/ croquet, ou lançado com a mão, como é o caso da bocha, dos dardos, do boliche, do curling (gelo).
Nesses esportes de precisão algumas características se fazem muito importantes, como: concentração, pontaria, foco, respiração, percepção da força, da potência e da velocidade na hora do lançamento/golpe.
Em sua maioria são esportes individuais, com algumas modalidades coletivas (onde os atletas não jogam juntos, cada um tem seu momento durante a partida e ao final somam- se os pontos de cada membro da equipe, como é o caso do golfe na sua prova em equipe). Nessas modalidades não existe o confronto direto com o adversário, o vencedor é obtido com base no menor número de tentativas para se acertar o alvo ou na maior proximidade estabelecida entre o alvo e o objeto lançado.
Principais características dos esportes de precisão
Para melhorar a precisão, é necessária a prática constante, desenvolvendo o controle muscular, a respiração, melhorando sua agilidade, flexibilidade, controle da força empregada no momento do lançamento/projeção ou golpe. A precisão necessita de foco e concentração, e também melhorar as habilidades motoras relacionadas à manipulação de objetos. Deve-se ter percepção de espaço e tempo, para que na hora do lançamento o jogador consiga ter controle desse objeto e, assim, chegar ao seu objetivo final acertando o alvo.
Outro ponto interessante a se trabalhar é a Lei de Fitts, que nos diz que, segundo Oelke e Raiter (2010), a relação entre velocidade e precisão de movimentos é inversamente proporcional, caracterizada pelo aumento de precisão quando a velocidade de movimento é reduzida, assim como por uma redução da precisão quando o movimento é realizado em velocidades mais altas (TEIXEIRA, 1997). Essa relação foi explanada por Fitts em 1954 (apud Teixeira, 2006), que demonstrou ser o tempo médio que uma pessoa leva para bater em dois alvos maior à medida que a razão da distância do movimento pela largura do alvo aumenta.
Ou seja, quanto maior a potência do movimento, menor a precisão, e quanto menor a potência na hora do lançamento, maior é a precisão.
É interessante que os estudantes entrem em contato com essa dinâmica, pois perceber essa relação nos esportes de precisão possibilita traçar uma estratégia e adequar o movimento e a potência, de acordo com a distância do alvo e o peso do objeto a ser lançado, projetado ou golpeado.
As capacidades físicas também necessitam de atenção e podem ser trabalhadas com os estudantes, mostrando que, apesar dos esportes de precisão não necessitarem tanto da velocidade, da força, outros pontos são requeridos, como a agilidade no movimento de lançamento, ou a rebatida, a flexibilidade dos membros utilizados, a força que deve ser aplicada ao movimento gerando potência, o equilíbrio durante o movimento, e a resistência em provas que duram várias horas, como é o caso do golfe.
Já as habilidades motoras também estão presentes na manipulação dos objetos a serem lançados/projetados ou golpeados, como lançar, pegar, chutar, golpear. Essas habilidades motoras são influenciadas pela ação do próprio indivíduo e pelo ambiente que o cerca.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Inicie a aula comentando com os estudantes que irão retomar uma categoria de esportes chamada “esportes de precisão”.
Para isso, faça duas perguntas:
Deixe os estudantes à vontade para que possam dar suas opiniões, escute com atenção e debata com eles os significados de precisão, e do que necessitamos para alcançar a precisão. Após esse debate, sugerimos a construção de uma tabela onde os estudantes devem inserir os significados corretos de precisão discutidos anteriormente.
Nesse momento, vamos preencher duas colunas. Peça para um estudante anotar as palavras ou anote você mesmo. Comunique que essa tabela vai acompanhar os estudantes durante todo o desenvolvimento da aula e deve ser construída coletivamente com o uso do flip chart ou da cartolina.
Tabela 1 - Precisão
Coluna 1 | Coluna 2 | Coluna 3 | Coluna 4 | Coluna 5 |
Precisão –significado. | O que preciso ter para ter precisão. | Esportes que utilizam a precisão em algum momento da sua realização. | Esportes de precisão. | Ir criando colunas para as respostas que serão elencadas na seção Para refletir. |
Acertar o alvo | Pontaria | Basquete | Tiro com arco | |
Aproximar | Força | Tiro com arco | Dardo | |
Ir ao ponto correto | Melhorar minha musculatura | Dardo | Bocha | |
Pontaria - mira | Concentração | Golfe | Golfe | |
Bocha | Croquet | |||
Hóquei |
Em seguida faça a segunda pergunta:
Vocês conhecem esportes que utilizam a precisão? Deem exemplos.
Retome a tabela 1 com os estudantes e escreva as respostas elencadas por eles. Observe se relatam esportes que de alguma forma utilizam a precisão mas que não fazem parte dessa categoria, como, por exemplo, o basquete, no qual a precisão é importante para realizar um passe ou arremessar a bola na cesta. Nesse caso, sugerimos que converse com os estudantes sobre o motivo desses esportes não serem classificados como esportes de precisão.
Exemplo 1: Basquete
Pergunte aos estudantes: Em qual momento a precisão se faz presente no basquete?
Provavelmente eles irão responder que no momento do arremesso à cesta ou de passes aos companheiros. Após essa resposta, faça os seguintes questionamentos:
Mostre aos estudantes que no basquetebol as ações de ataque e defesa coletivas são muito importantes para que o jogo ocorra. A precisão é importante, mas por si só não define o resultado do jogo. Já em uma modalidade de esporte de precisão a predominância está no ato de atingir o alvo ou aproximar-se dele. Após esse bate-papo, mostre aos estudantes que a precisão nesses esportes é a característica principal. Os praticantes geralmente realizam o movimento sozinhos e, ao lançar, golpear ou projetar o seu objeto, a sua participação acaba, dando a vez ao adversário.
Após esse momento de discussão, retome a tabela 1 e preencha mais uma coluna, na qual deve conter modalidades esportivas em que a precisão é importante, mas não é o elemento predominante, conforme o modelo:
A tabela deve ficar então com uma coluna onde devem ser escritas as modalidades de esporte de precisão e outra na qual a precisão existe, mas não é o elemento principal.
Para que todos os estudantes sejam incluídos nessa atividade, observe a necessidade de utilização de mais elementos, como vídeos, áudios, imagens, ou de fazer perguntas direcionadas a estudantes com mais dificuldades.
Após essa atividade, comente com os estudantes que irão experimentar a precisão e criar jogos colaborativamente, utilizando a precisão como elemento principal.
Sugerimos a produção de bolinhas de papel e bolinhas de meia para que os estudantes possam realizar as atividades propostas. Sabemos que essa produção e adaptação de materiais desenvolve a aprendizagem criativa e colaborativa, então, a seguir trazemos alguns vídeos para ajudar nessa produção.
Peça aos estudantes que construam bolas de papel e bolas de meia, além do taco e do disco, que podem servir como objetos a serem lançados, golpeados e/ou projetados.
Observação
Bola: é interessante que os estudantes produzam bolas de papel e de meia de tamanhos variados. Para finalizar essas bolas pode-se usar sacolinhas para revestimento e fitas adesivas para uma maior fixação.
Tacos: os tacos podem ser construídos com garrafas pet e cabo de vassoura, canos de PVC, caixa de leite, entre outros materiais.
Disco: pode ser construído a partir de tampas de produtos de limpeza e rodelas de madeira e rodelas de papelão agrupadas com fita adesiva.
Alvo: pode ser feito de giz no chão ou por meio de cartolina, com canetinhas coloridas, ou pode-se utilizar um objeto como alvo, não há formato específico, deixe a imaginação dos estudantes fluir.
A seguir sugerimos alguns vídeos para uma melhor visualização dessa produção.
Bolas de meia e de papel (de 0’30 a 3’57):
Tacos construção (do início até 2100): o vídeo aborda a construção de um taco de floorball mas esse taco também serve para trabalhar o golfe ou outro esporte de precisão que utilize tacos.
Inicie propondo a seguinte atividade:
Vivenciando a precisão e reconhecendo os alvos
Comente com os estudantes que eles irão vivenciar dois tipos de situações que acontecem nos esportes de precisão, o alvo localizado no chão e o alvo localizado no alto.
Organize o espaço disponível em duas estações: em uma ficará o alvo no chão e na outra o alvo no alto (sugerimos amarrar um bambolê).
Como na imagem a seguir:
Peça aos estudantes que ajudem nessa organização, após as estações prontas, separe a turma em grupos. De acordo com a quantidade de estudantes, aumente o número de alvos e proponha a experimentação da precisão. Explique que eles estão livres para tentar acertar o alvo da maneira que acharem melhor. No alvo do alto, os estudantes devem tentar acertar a bola dentro do bambolê, e no alvo que está no chão devem tentar aproximar a bola ou o disco do círculo central.
Para isso, disponibilize bolas de diferentes tamanhos e pesos, tacos para golpear a bola, discos, se tiver a oportunidade, peça para que em uma aula anterior eles construam bolas de meias, bolas de papel. Para saber como será essa construção dos materiais, verifique o Para saber mais. Caso necessite, passe o vídeo para os estudantes, ajudando, assim, na confecção desses materiais.
Importante
Antes de iniciar comente com os estudantes que eles podem experimentar a precisão de diferentes formas nessas estações e o objetivo é acertar o alvo, para isso eles podem recorrer a diferentes formas: lançando com as duas mãos, com uma só, com os pés, de perto ou de longe, com bola, disco ou taco, com bolas de diferentes pesos e tamanhos ou formas, parados ou se movimentando. E peça para que eles prestem atenção em como realizam o movimento, se utilizam força, percebam a velocidade do objeto a ser lançado, golpeado ou projetado, como é acertar um alvo no chão e como é acertar um alvo que está no alto.
Nesse momento circule pelas duas estações e instigue os estudantes a tentarem acertar o alvo de diferentes maneiras. A seguir listamos algumas possibilidades:
Deixe os estudantes experimentarem, faça anotações e registros para sua avaliação, elencando a participação e o engajamento da turma, a criatividade. Perceba a organização e a ajuda mútua na superação do desafio, caracterizando o trabalho em equipe. Possibilite o tempo que ache mais adequado para a vivência.
Para possibilitar a participação de todos, identifique os estudantes que tenham mais dificuldades e proponha um trabalho colaborativo em que este possa ser ajudado por um colega. Propicie momentos de interação, faça o reconhecimento do local; para isso você pode desenhar o local em um papelão com cola quente em relevo e dar para o estudante tatear. Depois leve o estudante ao local real e mostre onde estão os alvos que ele tateou no papelão em relevo, use bolinhas com guizo, caso tenha alguma. Peça que os estudantes ajudem caso vejam algum amigo que está com dificuldade de deslocamento para ir buscar sua bola ou disco. Mostre o alvo, use o tato e trabalhe a localização do espaço oralmente para os estudantes que necessitam dessa ajuda.
Atividade 2 - Relação potência x precisão
Nesta atividade vamos trabalhar a Lei de Fitts. Não precisamos falar o nome da lei, o importante é pedir que eles observem a relação da potência do movimento e da precisão do objeto lançado, ou seja, se estiver longe do alvo, a potência do lançamento deve ser maior, o que acaba diminuindo a precisão, já se o alvo estiver perto, a potência do movimento é menor e, com isso, a precisão é maior. Para saber mais sobre a Lei de Fitts, verifique o Para saber mais.
Para essa atividade, proponha uma atividade onde os estudantes tentam acertar o mesmo alvo a distâncias diferentes.
Como sugestão, descrevemos a seguir uma atividade chamada triângulo.
Para isso, desenhe um triângulo no chão e dentro dele mais dois menores. Como a imagem a seguir. À frente desse triângulo, desenhe uma linha a uns 2 metros de distância e outra a 4 metros de distância.
Explique que a dinâmica do jogo é acertar o disco ou a bola nas pontas do triângulo e que, para isso, cada estudante terá cinco chances. Explique que mesmo acertando de primeira é importante que o estudante tente as cinco vezes para que ele perceba a diferença entre as formas de jogar de perto e de longe, e, assim, compreenda a relação entre potência e precisão. Aqui, o importante não será marcar os pontos, mas sim perceber a diferença na hora de lançar um disco ou bola. Para isso, colocamos duas linhas de frente ao alvo, uma mais próxima, a uns 2 metros, e outra a 4 metros.
Peça aos estudantes que iniciem suas tentativas realizando a primeira e dando vez ao outro colega, e assim por diante, até que tenham realizado as cinco tentativas.
Peça para eles prestarem atenção na potência que colocam no lançamento desse objeto e a relação entre a distância desse alvo e a precisão. Pensem como podem fazer para que acertem as pontas com maior facilidade.
Não há jeito certo para lançar esse disco ou bola. Deixe os estudantes à vontade para perceberem e criarem soluções para conseguir alcançar o objetivo final: acertar as pontas do triângulo. O importante é que eles podem trocar dicas entre si durante a realização da atividade.
Para facilitar, essa atividade pode ser desenvolvida em dois lugares, na quadra ou no ambiente que estiver disponível, para que, assim, os estudantes sejam divididos e a atividade seja realizada em um tempo menor.
Para realizar a inclusão de todos, pense em desenhar esse alvo em relevo com cola quente em um papelão e realizar a leitura dessa imagem pelo estudante que necessitar. Depois, conduza esse mesmo estudante e apresente o local, mostrando onde está o alvo. Pode permitir que esse estudante tateie o chão e perceba a distância das linhas de lançamento. Outra possibilidade para incluir todos e, em caso de pouca mobilidade permitir que o estudante realize esse lançamento de um lugar que ele ache mais adequado, sempre peça para que os estudantes trabalhem em grupos ou em pares para facilitar as trocas e possibilitar que, juntos, eles pensem em soluções aos desafios apresentados.
Ao final, comunique que agora eles irão criar um esporte de precisão.
Atividade 3 - Criando meu esporte de precisão
Inicie a atividade propondo aos estudantes que eles irão criar um jogo de precisão, em que deverão decidir como será esse alvo, como será o objeto a ser lançado, com que parte do corpo eles vão lançar, chutar, golpear esse objeto, como ele será jogado pelo grupo.
Para isso, divida-os em grupos de até cinco estudantes e peça para que eles procurem criar um jogo diferente dos colegas.
Deixe vários materiais à disposição, como cones, bolas, tacos, bolinhas de gude, latas, giz, cartolinas, canetinhas coloridas, fitas adesivas, entre outros materiais que a escola tenha à disposição, para que eles possam criar seus jogos de precisão.
Para isso, auxilie-os nesse momento, dando dicas, mostrando as possibilidades. Caso eles tenham dificuldades, dê exemplos, como: o jogo de bolinha de gude que é precisão, o boliche também, a brincadeira da boca do palhaço, ou o chute no pneu tão clássico nas festas juninas. Diga que eles podem criar esses alvos no chão, no alto. O alvo pode ser um objeto, eles podem usar bola, taco, pé ou mão para acertar esse alvo. Dê dicas caso eles encontrem dificuldade nesse processo, mas primeiro dê tempo para que eles tentem. Só intervenha se necessário.
Possibilite que o grupo vivencie o jogo criado por eles.
Peça, depois, para que cada grupo apresente o seu jogo e deixe que todos experimentem.
Pergunte aos estudantes como eles poderiam adaptar esses jogos possibilitando a participação de todos, priorizando-os como atividade de lazer.
Decidam, juntos, as adaptações e realizem mais uma vez o jogo escolhido, agora pensando na perspectiva de jogo, de inclusão e de atividade de lazer.
Neste momento, retome com os estudantes as atividades propostas e reflita sobre as aprendizagens que ocorreram durante a parte principal da aula.
Para facilitar essa reflexão, instigue os estudantes; para isso realize algumas perguntas para fomentar o debate e a discussão, e, assim, gerar a reflexão:
Deixe os estudantes à vontade para exporem suas vivências, seus acertos e dificuldades, mediando essa conversa, mostrando a importância desses aprendizados e a percepção de si mesmo e dos colegas nesse processo.
A reflexão pode ser realizada oralmente numa roda de conversa. Caso você necessite adaptar ao seu contexto, ela pode ser realizada em forma de desenho feito pelo estudante, na expressão de um sentimento, como alegria, raiva, entre outros, ou mostrando imagens.
Nesse momento sugerimos evidenciar elementos importantes que fizeram parte da aula, como: a vivência de movimentos de precisão, as tentativas, as possibilidades e os desafios vivenciados na aula.
Atividade 1, em que puderam fazer uso de diferentes materiais e também de partes do corpo para acertar os alvos, além das diferenças em relação ao alvo estar no chão ou no alto, e também realizar esse lançamento parado ou em deslocamento.
Atividade 2, em que a percepção do movimento corporal e a precisão X potência e distância, como observar essas variantes para conseguir um maior sucesso ao tentar acertar o alvo.
Atividade 3, em que a superação e a criatividade, propondo a criação de um esporte de precisão e necessitando comentar e explicar seu funcionamento, realizando adaptações para que ele possa ser jogado por todos e seja visto como uma atividade de lazer.
As aprendizagens sociocognitivas, como a colaboração, o trabalho em grupos para superar os desafios que apareceram durante as atividades, por meio da empatia, da criatividade, da superação das dificuldades encontradas na realização dos desafios propostos, o trabalho em equipe, a empatia, as adaptações e soluções coletivas vivenciadas em grupo, o protagonismo e a autonomia, o respeito e o cuidado com o outro.
Evidencie que os esportes de precisão requerem de seus praticantes uma maior concentração e foco. Eles necessitam entender a questão da potência X precisão, pensar na distância e no peso do objeto a ser lançado, golpeado ou projetado, perceber que a realização do movimento final só depende dele para que se alcance o objetivo final com êxito. Os esportes de precisão, em sua maioria, são individuais e quando há provas coletivas não há o confronto e sim a somatória de pontos para decidir o ganhador final. Os esportes de precisão são esportes que utilizam as habilidades motoras da manipulação e requerem controle nos movimentos corporais.
Comente a importância de entender a diferença da precisão requerida em outras modalidades e a requerida nos esportes que são classificados como esportes de precisão.
A importância do processo de criação e sua adaptação como esporte e jogo possibilitando a participação de todos e tornando a atividade voltada ao lazer, a importância desse desafio e o trabalho colaborativo nesse momento.
Aponte que muitas das situações vivenciadas em grupo, como a tomada de decisão, as discussões, as adaptações e o trabalho em grupos, as ações individuais e coletivas que necessitam realizar nas atividades fazem parte de ações que eles encontraram no dia a dia, quando necessitarem decidir, adaptar e realizar alguma tarefa, individualmente ou coletivamente.
Para o registro e a avaliação, poderá ser utilizada e retomada a tabela 1 realizada na Conversa inicial. Retome a tabela e anote as novas aprendizagens relacionadas aos objetivos de aprendizagem deste plano, como exemplo: Quais são as formas de acertar um alvo? O que necessito para melhorar a precisão? Quais são as habilidades motoras e as regiões corporais requisitadas nos esportes de precisão? Construa com a colaboração dos estudantes, vá criando mais colunas, evidenciando e registrando juntos os aprendizados dos estudantes, eles devem ser ativos nesse processo de registro.
Outra forma de avaliação e registro é retomar as anotações realizadas pelo professor na Atividade 1, evidenciando pontos como a participação e o engajamento, o trabalho em equipe, a criatividade, e realizar uma roda de conversa com os estudantes acerca das anotações e percepções do professor sobre a participação geral da sala. Ao final, peça que, com base no que eles aprenderam e nas informações que o professor passou sobre a observação que fez dos estudantes, reflitam e realizem uma autoavaliação da sua participação na aula, elencando, ao final, uma nota para sua participação. O estudante deve ser levado a refletir sobre seu aprendizado e sobre seu engajamento e comprometimento durante a aula.
Essa autoavaliação pode ser feita oralmente, por escrito, em áudio ou em forma de um pequeno texto, em que ele possa falar sobre sua participação e suas aprendizagens adquiridas elencando uma nota de 1 a 5 para as aprendizagens vivenciadas durante as atividades, e uma nota de 1 a 5 para o seu engajamento e comprometimento com a aula e com os colegas.
Após a autoavaliação, é importante que o professor dê o feedback ao estudante, analisando junto com ele os pontos de dificuldade e superação. Assim, o professor trabalha a criticidade do estudante e ajuda a aperfeiçoar o olhar dele para si mesmo. Procure neste momento não evidenciar tanto as dificuldades, mas sim tentar mostrar aos estudantes formas de superá-las.
Lembre-se de que as discussões em grupo e os registros evidenciam características importantes para o desenvolvimento das competências dos estudantes, como a comunicação, a argumentação, a escrita, a criatividade, a empatia, o respeito e o protagonismo.
Barreiras
Sugestões para eliminar ou reduzir as barreiras
Para a condução da sequência didática de aulas seguindo os objetivos de aprendizagem propostos para os esportes de precisão, sugerimos o seguinte:
Prossiga com as aprendizagens sobre os esportes de precisão, solicitando aos estudantes que relatem as habilidades motoras presentes nas atividades que realizaram na parte principal da aula. Sugira um quadro de registros em papel kraft ou cartolina para que eles possam registrar essas informações.
Experimente as habilidades técnicas dos esportes de precisão, trabalhando o lançamento/projeção e o golpear com diferentes materiais, como bolas, discos de variados pesos e tamanhos.
Trabalhe com os estudantes a questão do movimento para se alcançar o objetivo final, em que ele consiga experimentar e fruir, entendendo a dinâmica da potência X precisão, a relação entre a distância e o tamanho do alvo. Busque atividades em que eles possam realizar esses movimentos, em diversos planos, no chão, no ar, dando ênfase a cada tipo de movimento e realizando seu gesto técnico, movimento do braço ao lançar ou golpear, movimentos de pernas, respiração, sempre trabalhando em duplas ou trios para que eles possam trocar informações e formas de realizar o movimento.
Desenvolva atividades em que os estudantes necessitem acertar o alvo em deslocamento, para que percebam a diferença entre acertar parado e acertar em deslocamento, e assim percebam quais são as capacidades físicas e habilidades motoras requeridas no deslocamento para que esses lançamentos/projeções ou golpes alcancem o objetivo final que é acertar o alvo.
Sugerimos que amplie aprendizagens sobre as capacidades físicas e as habilidades motoras presentes nessas modalidades de esportes de precisão, identificando com os estudantes as suas implicações nas realizações dos movimentos, listando e analisando as estruturas corporais utilizadas e a forma de respeitar o limite corporal e de segurança de si mesmo e dos demais, respeitando as habilidades de cada um e suas limitações físicas. Leve os estudantes a refletirem sobre as possibilidades de superação e adaptação, transformando as dificuldades em desafios a serem superados. Relacione essas aprendizagens com situações do dia a dia.
Sugerimos desenvolver com os estudantes aprendizagens que lhes possibilitem abordar a prática dos esportes de precisão tanto como esporte de alto rendimento e como também atividade de lazer. Assim, pode-se propor debater esses tipos de vivências, elencando as diferenças entre elas, abordando pontos como treinamento, trabalho em equipe, elaboração de estratégias, regras, pontuação, entre outros aspectos que julgue necessário nos dois tipos de vivências.
Utilize para a aula remota a mesma estratégia da Conversa inicial da atividade: com as perguntas iniciais; a construção da tabela; e as devidas reflexões sobre o esporte de precisão.
Retome com os estudantes que esporte de precisão é um conjunto de modalidades que se caracterizam por arremessar/lançar um objeto, procurando acertar um alvo específico, estático ou em movimento, comparando-se o número de tentativas empreendidas, a pontuação estabelecida em cada tentativa (maior ou menor do que a do adversário) ou a proximidade do objeto arremessado ao alvo (mais perto ou mais longe do que o adversário conseguiu deixar), como nos seguintes casos: bocha, curling, golfe, tiro com arco, tiro esportivo etc.
Proponha aos estudantes que realizem três atividades em casa ou em um espaço propício ao qual eles tenham acesso.
Atividade 1 - Solicite que os estudantes confeccionem bolas de meia (utilize o vídeo sugerido na seção Para saber mais, que ensina a confeccionar as bolas de meias), consigam um pequeno cesto de lixo ou um pequeno balde. Peça que coloquem o balde a uma distância de aproximadamente cinco metros e arremessem as bolas no alvo dez vezes. O objetivo é acertar o maior número de vezes possível.
Informe os estudantes que tentem acertar o alvo lançando com as duas mãos, com uma só (direita e esquerda), com os pés (direito e esquerdo). Solicite que mudem a distância (de perto ou de longe), parados e em movimento.
Peça para que os estudantes prestem atenção em como realizam o movimento, se utilizam força, se percebem a velocidade da bola lançada, como é acertar um alvo de diferentes maneiras.
Atividade 2 – Solicite que os estudantes desenhem um triângulo no chão e que fiquem a uma distância de 4 metros do triângulo. Eles deverão arremessar a bola cinco vezes, o objetivo é arremessar a bola de meia o mais próximo de uma das pontas do triângulo.
Comunique aos estudantes que eles deverão variar agora a velocidade (mais rápido e mais lenta) e a distância do arremesso (mais perto ou mais longe). Peças que eles façam suas observações sobre a maior facilidade ou maior dificuldade de se aproximar da ponta do triângulo arremessando.
Atividade 3 - Inicie a atividade propondo aos estudantes que eles irão criar um jogo de precisão, em que deverão decidir como será esse alvo, como será o objeto a ser lançado, com que parte do corpo eles vão lançar, chutar, golpear esse objeto, como ele será jogado pelo grupo.
Pergunte aos estudantes como eles poderiam adaptar esses jogos, possibilitando a participação de todos, e pensar em sua realização nos espaços e materiais da escola, uma vez que essas atividades serão vivenciadas no retorno das aulas presenciais.
Utilize as diversas perguntas que estão no momento de reflexão e acrescente:
Quais as capacidades físicas mais utilizadas?
Este plano de atividade foi elaborado pelo time de autores NOVA ESCOLA.
Autor: Ana Laura Bereta de Godoi
Coautor: Laércio de Moura Jorge
Mentor: Edison de Jesus Manoel
Especialista da área: Luis Henrique Martins Vasquinho
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