Plano de Aula

Plano de aula: Precisão! Você sabe o que é? Bora praticar?

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

No desenvolvimento deste plano, sugerimos a discussão do conceito e das características dos esportes de precisão, por meio de vivências das habilidades técnico-táticas básicas e seus principais movimentos. A vivência de situações individuais e coletivas possibilita o desenvolvimento pessoal, a troca de experiências, a ajuda mútua e a tomada de decisão, o que favorece a criação de soluções para superar  os desafios impostos pela prática.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  •  Esportes de precisão.

Objetivos de aprendizagem

  • Experimentar e fruir habilidades técnico-táticas dos esportes de precisão.
  • Identificar as ações pessoais necessárias para os esportes de precisão.
  • Identificar as ações coletivas nos esportes de precisão e refletir sobre os desafios impostos pelas práticas e desenvolver soluções coletivas para superá-lo.
  • Planejar e realizar cenários que envolvam ações pessoais, sociais e coletivas nos esportes de precisão.

Competências gerais

1. Conhecimento

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania

Esportes

Os esportes possuem características muito peculiares que tornam essa prática corporal objeto de muita discussão na escola. É uma prática que sempre esteve associada ao componente, e o enfoque voltado para o desempenho, privilegiando gestos técnicos e valorizando os mais aptos, esteve presente durante muito tempo nas aulas. Essa característica marca até hoje a ideia que muitas pessoas têm sobre a Educação Física. Cabe a nós desmistificar esses conceitos, ampliando as aprendizagens sobre os esportes, possibilitando aos estudantes entrar em contato com as mais variadas modalidades e categorias que estão presentes nesse universo, bem como direcionar o enfoque das aulas para componentes de elementos importantes das competências, como o trabalho em equipe, o foco, a determinação, a resiliência e a empatia, o conhecimento de si mesmo e de seu próprio corpo, seus limites e possibilidades, as interações com ambientes variados, e a transposição de situações vividas durante a prática para a vida real, trazendo benefícios não só  para a formação física, mental, mas também auxiliando na formação do caráter.

Esportes de precisão

Dentre as categorias de esportes presentes na BNCC, temos os esportes de precisão que, por sua vez, caracterizam-se por: “Um conjunto de modalidades que se caracterizam por arremessar/lançar um objeto, procurando acertar um alvo específico, estático ou em movimento, comparando-se o número de tentativas empreendidas, a pontuação estabelecida em cada tentativa (maior ou menor do que a do adversário) ou a proximidade do objeto arremessado ao alvo (mais perto ou mais longe do que o adversário conseguiu deixar), como nos seguintes casos: bocha, curling, golfe, tiro com arco, tiro esportivo etc.” (BRASIL, 2017, p. 216).

Há uma grande discussão sobre os esportes de precisão, pois na maioria dos esportes há momentos em que é necessária uma maior precisão dos jogadores, como: na cesta do basquete, no chute ao gol no futsal, por isso, muitos estudantes acabam por confundir esses esportes com os esportes de precisão. Assim, há a necessidade de discutir esse tema previamente e explicar que, apesar da precisão ser requerida em algumas situações em outras modalidades, existe uma categoria de esportes em que a finalidade e o objetivo final é a precisão. Nesses esportes se define o ganhador que mais se aproxima do alvo ou o acerta.

Nos esportes de precisão, o objeto lançado ou arremessado necessita alcançar o alvo ou chegar o mais próximo possível. Para isso, ele pode ser arremessado ou lançado de diferentes maneiras, de acordo com a modalidade, podendo ser projetado no caso dos esportes de tiro ao alvo e flecha, golpeado, como no golf, na sinuca e no críquete/ croquet, ou lançado com a mão, como é o caso da bocha, dos dardos, do boliche, do curling (gelo).

Nesses esportes de precisão algumas características se fazem muito importantes, como: concentração, pontaria, foco, respiração, percepção da força, da potência e da velocidade na hora do lançamento/golpe.

Em sua maioria são esportes individuais, com algumas modalidades coletivas (onde os atletas não jogam juntos, cada um tem seu momento durante a partida e ao final somam- se os pontos de cada membro da equipe, como é o caso do golfe na sua prova em equipe). Nessas modalidades não existe o confronto direto com o adversário, o vencedor é obtido com base no menor número de tentativas para se acertar o alvo ou na maior proximidade estabelecida entre o alvo e o objeto lançado.

Principais características dos esportes de precisão

  • Controle e manejo preciso do objeto por parte do praticante.
  • Deve sempre haver um lançador, batedor ou arremessador.
  • Os arremessos, as batidas e/ou os lançamentos variam de acordo com a modalidade, assim como o objeto a ser rebatido ou lançado.
  • Sempre deve haver um alvo a ser acertado ou aproximado.
  • Há uma relação proporcional entre o alvo e o objeto, e força e velocidade na hora do lançamento e ou do arremesso.
  • Há a necessidade de desenvolver o foco e a concentração.
  • A pontaria é um elemento técnico a ser desenvolvido.

Para melhorar a precisão, é necessária a prática constante, desenvolvendo o controle muscular, a respiração, melhorando sua agilidade, flexibilidade,  controle da força empregada no momento do lançamento/projeção ou golpe. A precisão necessita de foco e concentração, e também melhorar as habilidades motoras relacionadas à manipulação de objetos. Deve-se ter percepção de espaço e tempo, para que na hora do lançamento o jogador consiga ter controle desse objeto e, assim, chegar ao seu objetivo final acertando o alvo.

Outro ponto interessante a se trabalhar é a Lei de Fitts, que nos diz que,  segundo Oelke e Raiter (2010), a relação entre velocidade e precisão de movimentos é inversamente proporcional, caracterizada pelo aumento de precisão quando a velocidade de movimento é reduzida, assim como por uma redução da precisão quando o movimento é realizado em velocidades mais altas (TEIXEIRA, 1997). Essa relação foi explanada por Fitts em 1954 (apud Teixeira, 2006), que demonstrou ser o tempo médio que uma pessoa leva para bater em dois alvos maior à medida que a razão da distância do movimento pela largura do alvo aumenta.

Ou seja, quanto maior a potência do movimento, menor a precisão, e quanto menor a potência na hora do lançamento, maior é a precisão.

 É interessante que os estudantes entrem em contato com essa dinâmica, pois perceber essa relação nos esportes de precisão possibilita traçar uma estratégia e adequar o movimento e a potência, de acordo com a distância do alvo e o peso do objeto a ser lançado, projetado ou golpeado.

As capacidades físicas também necessitam de atenção e podem ser trabalhadas com os estudantes, mostrando que, apesar dos esportes de precisão não necessitarem tanto da velocidade, da força, outros pontos são requeridos, como a agilidade no movimento de lançamento, ou a rebatida, a flexibilidade dos membros utilizados, a força que deve ser aplicada ao movimento gerando potência, o equilíbrio durante o movimento, e a resistência em provas que duram várias horas, como é o caso do golfe.

Já as habilidades motoras também estão presentes na manipulação dos objetos a serem lançados/projetados ou golpeados, como lançar, pegar, chutar, golpear. Essas habilidades motoras são influenciadas pela ação do próprio indivíduo e pelo ambiente que o cerca.  

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Materiais sugeridos
  • Canos de PVC.
  • Papel.
  • Fitas adesivas.
  • Sacolinhas plásticas.
  • Cabo de vassoura.
  • Garrafas pet de 500 ml.
  • Cones.
  • Tampas de produtos de limpeza.
  • Rodelas de madeira.
  • Rodelas de papelão.
  • Latas.
  • Bolas de diversos tamanhos e pesos.
  • Bolinhas de gude.
  • Bambolê.
  • Caderno.
  • Flip chart.
  • Folha de cartolina.
  • Quadro.
  • Canetas.
  • Lápis.
  • Giz.
  • Caixas de leite vazias.
  • Meias velhas.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.  

Conversa inicial

Inicie a aula comentando com os estudantes que irão retomar uma categoria de esportes chamada “esportes de precisão”.

Para isso, faça duas perguntas:

  • O que é precisão?
  • Do que necessitamos para ter precisão?

Deixe os estudantes à vontade para que possam dar suas opiniões, escute com atenção e debata com eles os significados de precisão, e do que necessitamos para alcançar a precisão. Após esse debate, sugerimos a construção de uma tabela onde os estudantes devem inserir os significados corretos de precisão discutidos anteriormente.

Nesse momento, vamos preencher duas colunas. Peça para um estudante anotar as palavras ou anote você mesmo. Comunique que essa tabela vai acompanhar os estudantes durante todo o desenvolvimento da aula e deve ser construída coletivamente com o uso do flip chart ou da cartolina.

Tabela 1 - Precisão

Coluna 1

Coluna 2

Coluna 3

Coluna 4

Coluna 5

Precisão –significado.

O que preciso ter para ter precisão.

Esportes que utilizam a precisão em algum momento da sua realização.

Esportes de precisão.

Ir criando colunas para as respostas que serão elencadas na seção Para refletir.

Acertar o alvo

Pontaria

Basquete

Tiro com arco

Aproximar

Força

Tiro com arco

Dardo

Ir ao ponto correto

Melhorar minha musculatura

Dardo

Bocha

Pontaria - mira

Concentração

Golfe

Golfe

Bocha

Croquet

Hóquei

Em seguida faça a segunda pergunta:

Vocês conhecem esportes que utilizam a precisão? Deem exemplos.

Retome a tabela 1 com os estudantes e escreva as respostas elencadas por eles. Observe se relatam esportes que de alguma forma utilizam a precisão mas que não fazem parte dessa categoria, como, por exemplo, o basquete, no qual a precisão é importante para realizar um passe ou arremessar a bola na cesta. Nesse caso, sugerimos que converse com os estudantes sobre o motivo desses esportes não serem classificados como esportes de precisão.

Exemplo 1: Basquete 

Pergunte aos estudantes: Em qual momento a precisão se faz presente no basquete?

Provavelmente eles irão responder que no momento do arremesso à cesta ou de passes aos companheiros. Após essa resposta, faça os seguintes questionamentos:  

  • No basquetebol, a precisão é o único elemento do jogo ou existem outras ações?
  • Existe mais alguma situação no basquete fora o lançamento à cesta e o passe que necessitem de precisão?
  • O vencedor da partida se dá só pela precisão do arremesso ou passe? E se os adversários forem impedidos de realizar uma cesta?
  • No jogo são necessárias outras estratégias coletivas de ataque e defesa para chegar à cesta e arremessar ou basta apenas passar e arremessar?

Mostre aos estudantes que no basquetebol as ações de ataque e defesa coletivas são muito importantes para que o jogo ocorra. A precisão é importante, mas por si só não define o resultado do jogo. Já em uma modalidade de esporte de precisão a predominância está no ato de atingir o alvo ou aproximar-se dele. Após esse bate-papo, mostre aos estudantes que a precisão nesses esportes é a característica principal.  Os praticantes geralmente realizam o movimento sozinhos e, ao lançar, golpear ou projetar o seu objeto, a sua participação acaba, dando a vez ao adversário.

Após esse momento de discussão, retome a tabela 1 e preencha mais uma coluna, na qual deve conter modalidades esportivas em que a precisão é importante, mas não é o elemento predominante, conforme o modelo:

A tabela deve ficar então com uma coluna onde devem ser escritas as modalidades de esporte de precisão e outra na qual a precisão existe, mas não é o elemento principal.

Para que todos os estudantes sejam incluídos nessa atividade, observe a necessidade de utilização de mais elementos, como vídeos, áudios, imagens, ou de fazer perguntas direcionadas a estudantes com mais dificuldades.

Após essa atividade, comente com os estudantes que irão experimentar a precisão e criar jogos colaborativamente, utilizando a precisão como elemento principal.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO