Os esportes de marca constituem objeto de conhecimento do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Nesses momentos os estudantes identificaram e experimentaram os elementos comuns dos esportes de marca, que são categorizados de modo a comparar resultados registrados em segundos, metros ou quilos. Assim, os esportes de marca podem ser resumidos em observar quem é mais rápido, quem salta, lança ou arremessa mais longe ou mais alto e quem levanta mais peso. Um dos princípios das modalidades esportivas refere-se à especificidade dos movimentos, ou seja, para os praticantes, é importante conhecer, praticar e aprimorar os movimentos até que se tornem tecnicamente adequados para realizar as tarefas exigidas pelas modalidades específicas. O domínio da técnica envolve a ação das estruturas corporais, que nos permitem realizar os movimentos, o aprendizado e odomínio das habilidades motoras inerentes à modalidade. No caso dos esportes de marca, correr, lançar, saltar, nadar, remar, além das capacidades físicas solicitadas, como força muscular, velocidade, potência e resistência muscular, entre outras. As habilidades táticas envolvem mais complexidade, pois se referem a uma atuação do(a) praticante nas modalidades. Essas funções levam em conta habilidades técnicas dos(as) jogadores(as) e inclui a sua capacidade de tomar decisões, observar as situações do jogo, ocupar espaços, antever ações do adversário, se adaptar às adversidades, entre outras. São habilidades adquiridas cada vez mais com a experiência. Importante ressaltar que, nos esportes de marca coletivos, as habilidades táticas assumem uma característica diferente e até menos complexa do que outras modalidades coletivas. Em primeiro lugar, as ações não são realizadas em espaços compartilhados simultaneamente com o adversário. Podemos citar o exemplo do atletismo. Em uma prova de revezamento, como o 4X100 metros, a tática é fundamental, pois é preciso definir quem irá correr em cada posição, quem fará a largada ou como será a passagem do bastão. Porém, a não ser por acidente, a ação do adversário não interfere nessa tática, pois cada equipe corre na sua própria raia. Em segundo lugar, há muito menos situações imprevistas nas quais os atletas devem tomar decisões imediatas. Em uma prova de canoagem, por exemplo, os praticantes devem se concentrar apenas em sincronizar o ritmo da remada durante a prova, aumentando ou reduzindo o ritmo de acordo com uma tática preestabelecida. Por outro lado, em um jogo de basquete com o placar empatado, um jogador que está em posse de bola faltando 5 segundos para o fim do jogo deve decidir se arremessa à cesta ou se faz um passe para o parceiro melhor posicionado. Refletir sobre essas ações constituem uma oportunidade para se desenvolver elementos que constituem as competências gerais, pois os estudantes utilizam os conhecimentos sobre as táticas, regras e funções para resolver os desafios impostos pelas práticas, compartilham saberes e experiências, dialogam e exercitam a resolução de conflitos, aprimoram o conhecimento sobre o seu potencial, sobre os seus limites e o dos dos colegas, agem tanto pessoal como coletivamente baseados em princípios inclusivos, entre outros. As capacidades físicas e os esportes de marca
As modalidades dos esportes de marca demandam características bem específicas. Quando os resultados são determinados em termos de tempo, a velocidade, a resistência muscular localizada e a resistência cardiorrespiratória são capacidades físicas bastante presentes nessas modalidades, como em uma prova de maratona aquática. Quando determinados em distância, a potência muscular se evidencia, como em uma prova de arremesso de peso. Já quando é determinado em quilos, a força e também a potência muscular se evidenciam, como em uma prova de halterofilismo. As experimentações que trazem diálogos sobre as capacidades físicas são uma oportunidade para se promover reflexões sobre as diferenças pessoais e o respeito às características de cada um. Os competidores de atletismo em geral apresentam características físicas bem marcantes, de acordo com a sua prova. Arremessadores de peso e martelo, por exemplo, em geral têm maior massa corporal e possuem as capacidades de agilidade, força e potência muscular bastante proeminentes. Já os corredores de longa distância têm baixa massa corporal e as capacidades de velocidade e resistência mais evidentes.
Acessibilidade aos esportes de marca Os esportes de marca têm características bastante diversas em relação à acessibilidade. Por um lado, a corrida talvez se constitua uma das práticas mais democráticas e acessíveis que existem. Não demanda espaços próprios, adversários ou materiais específicos, a não ser a indicação de um calçado. Por outro lado, a natação e a canoagem necessitam de espaços e materiais específicos para a sua prática.
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