Plano de Aula

Plano de aula: Mais rápido, mais longe ou mais forte. Vamos conhecer os esportes de marca?

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Neste plano, os estudantes irão reconhecer e vivenciar habilidades técnico-táticas básicas dos esportes de marca, a partir da apropriação dos principais movimentos que constituem as modalidades, em ações individuais e coletivas, visando o desenvolvimento pessoal e social com troca de experiências e tomadas de decisão compartilhadas.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

Esportes de marca

Objetivos de aprendizagem

  • Retomar os elementos comuns dos esportes de marca: chegar mais rápido, lançar ou saltar a maior distância e levantar o maior peso.
  • Experimentar os elementos comuns de modalidades individuais e coletivas dos esportes de marca.
  • Identificar os princípios que regem as regras nos esportes de marca.
  • Analisar as habilidades técnicas requisitadas pelas modalidades.
  • Elaborar e propor, coletivamente, estratégias que incluam todos e todas nas práticas.
  • Identificar os princípios táticos das modalidades.

Competências gerais

1. Conhecimento

7. Argumentação

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania

Os esportes de marca constituem objeto de conhecimento do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Nesses momentos os estudantes identificaram e experimentaram os elementos comuns dos esportes de marca, que são categorizados de modo a comparar resultados registrados em segundos, metros ou quilos. Assim, os esportes de marca podem ser resumidos em observar quem é mais rápido, quem salta, lança ou arremessa mais longe ou mais alto e quem levanta mais peso.

Um dos princípios das modalidades esportivas refere-se à especificidade dos movimentos, ou seja, para os praticantes, é importante conhecer, praticar e aprimorar os movimentos até que se tornem tecnicamente adequados para realizar as tarefas exigidas pelas modalidades específicas. O domínio da técnica envolve a ação das estruturas corporais, que nos permitem realizar os movimentos, o aprendizado e odomínio das habilidades motoras inerentes à modalidade. No caso dos esportes de marca, correr, lançar, saltar, nadar, remar, além das capacidades físicas solicitadas, como força muscular, velocidade, potência e resistência muscular, entre outras.    

As habilidades táticas envolvem mais complexidade, pois se referem a uma atuação do(a) praticante nas modalidades. Essas funções levam em conta habilidades técnicas dos(as) jogadores(as) e inclui a sua capacidade de tomar decisões, observar as situações do jogo, ocupar espaços, antever ações do adversário, se adaptar às adversidades, entre outras. São habilidades adquiridas cada vez mais com a experiência.

Importante ressaltar que, nos esportes de marca coletivos, as habilidades táticas assumem uma característica diferente e até menos complexa do que outras modalidades coletivas. Em primeiro lugar, as ações não são realizadas em espaços compartilhados simultaneamente com o adversário. Podemos citar o exemplo do atletismo. Em uma prova de revezamento, como o 4X100 metros, a tática é fundamental, pois é preciso definir quem irá correr em cada posição, quem fará a largada ou como será a passagem do bastão. Porém, a não ser por acidente, a ação do adversário não interfere nessa tática, pois cada equipe corre na sua própria raia. Em segundo lugar, há muito menos situações imprevistas nas quais os atletas devem tomar decisões imediatas. Em uma prova de canoagem, por exemplo, os praticantes devem se concentrar apenas em sincronizar o ritmo da remada durante a prova, aumentando ou reduzindo o ritmo de acordo com uma tática preestabelecida. Por outro lado, em um jogo de basquete com o placar empatado, um jogador que está em posse de bola faltando 5 segundos para o fim do jogo deve decidir se arremessa à cesta ou se faz um passe para o parceiro melhor posicionado.

Refletir sobre essas ações constituem uma oportunidade para se desenvolver elementos que constituem as competências gerais, pois os estudantes utilizam os conhecimentos sobre as táticas, regras e funções para resolver os desafios impostos pelas práticas, compartilham saberes e experiências, dialogam e exercitam a resolução de conflitos, aprimoram o conhecimento sobre o seu potencial, sobre os seus limites e o dos dos colegas, agem tanto pessoal como coletivamente baseados em princípios inclusivos, entre outros.

As capacidades físicas e os esportes de marca

As modalidades dos esportes de marca demandam características bem específicas. Quando os resultados são determinados em termos de tempo, a velocidade, a resistência muscular localizada e a resistência cardiorrespiratória são capacidades físicas bastante presentes nessas modalidades, como em uma prova de maratona aquática. Quando determinados em distância, a potência muscular se evidencia, como em uma prova de arremesso de peso. Já quando é determinado em quilos, a força e também a potência muscular se evidenciam, como em uma prova de halterofilismo.

As experimentações que trazem diálogos sobre as capacidades físicas são uma oportunidade para se promover reflexões sobre as diferenças pessoais e o respeito às características de cada um. Os competidores de atletismo em geral apresentam características físicas bem marcantes, de acordo com a sua prova. Arremessadores de peso e martelo, por exemplo, em geral têm maior massa corporal e possuem as capacidades de agilidade, força e potência muscular bastante proeminentes. Já os corredores de longa distância têm baixa massa corporal e as capacidades de velocidade e resistência mais evidentes.

Acessibilidade aos esportes de marca

Os esportes de marca têm características bastante diversas em relação à acessibilidade. Por um lado, a corrida talvez se constitua uma das práticas mais democráticas e acessíveis que existem. Não demanda espaços próprios, adversários ou materiais específicos, a não ser a indicação de um calçado. Por outro lado, a natação e a canoagem necessitam de espaços e materiais específicos para a sua prática.

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Materiais sugeridos
  • Relógio, cronômetro, celular para medir o tempo.
  • Materiais disponíveis na escola ou materiais alternativos de acordo com as propostas das atividades dos estudantes.
Conversa inicial

Retome com os estudantes sobre o que aprenderam a respeito dos esportes de marca. Para isso, utilize diferentes recursos, como fotos, imagens ou vídeos com audiodescrição, de modo que todos possam retomar ou compreender sobre essa categoria de esportes. Se houver disponibilidade, seguem a seguir algumas sugestões de vídeo.

Sugestão de vídeos:

Atletismo:

Levantamento de peso:

Triatlo:

Remo:

Após assistirem aos vídeos, questione-os: O que os atletas dessas modalidades têm de fazer para vencer a prova? Qual a capacidade física que os seus movimentos apresentam? Força muscular, velocidade, potência muscular? Essas provas são somente para homens ou mulheres também participam? Como é o corpo de cada um dos participantes?  São magros, fortes, altos, obesos? Existe alguma regra que observaram nas práticas?

Nesse momento é importante que eles reconheçam os elementos comuns dos esportes de marca, que são associados à distância, ao tempo e ao peso. Devem perceber que os atletas têm diferentes biotipos e que são modalidades que podem ser praticadas tanto por homens como por mulheres. Além disso, perceber que existem modalidades individuais e coletivas.

Se não for possível assistirem ao vídeo, converse com os estudantes fazendo alguns questionamentos, como, por exemplo:

Em qual esporte os atletas têm de chegar mais rápido para vencer?

Se ele tem de chegar mais rápido, qual é a principal capacidade física requerida?

Em qual esporte os atletas têm de levantar mais peso para vencer?

Se ele tem de levantar mais peso, qual é a capacidade física requerida?

Em qual esporte os atletas têm de lançar um objeto mais longe para vencer?

Se ele tem de lançar um objeto mais longe, qual a capacidade física requerida?

Nesses esportes participam somente homens ou mulheres também?

E quanto ao corpo dos participantes? Aquele que corre mais rápido tem o mesmo corpo de quem levanta bastante peso, por exemplo?

Essas modalidades podem ser praticadas por pessoas com alguma deficiência?

Permita aos estudantes responder e questionar um ao outro quando tiverem alguma dúvida sobre o que expressaram. Esse é um momento no qual podem exercitar a oralidade, elaborando frases de modo que todos entendam. Observe se pontuam corretamente acerca do que foi perguntado. Peça-lhes para fazer um registro sobre as características das modalidades, as capacidades físicas requeridas, as características dos atletas, entre outros. Essas anotações irão compor o registro final dos estudantes.

A seguir, comente que irão experimentar algumas práticas nas quais estarão presentes os elementos comuns dos esportes de marca.

Comente que irá propor um problema. Eles devem refletir sobre o problema e tentar encontrar soluções práticas para resolvê-lo.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO