Plano de Aula
Plano de aula: Esportes no lazer, esportes por profissão. Vamos diferenciar?
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Descrição
Neste plano os estudantes irão analisar, praticar e diferenciar as manifestações dos esportes em seu âmbito de lazer e profissional.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Esportes de marca.
- Esportes de precisão.
- Esportes de invasão.
- Esportes técnico-combinatórios.
Objetivos de aprendizagem
- Identificar os esportes de marca, precisão, invasão e técnico-combinatórios praticados na sua região.
- Analisar as diferenças entre os esportes praticados por lazer e profissionalmente.
- Criar possibilidades de vivências no âmbito escolar de esportes na sua região.
- Compreender as diferenças entre a prática de esportes no lazer e profissional.
Competências gerais
1. Conhecimento
3. Repertório cultural
4. Comunicação
10. Responsabilidade e cidadania
Desde a caracterização dos esportes na Era Moderna, houve o entendimento de que as práticas esportivas são direito de todas as pessoas. Esse pressuposto rompeu com a perspectiva anterior, que dizia que o esporte era uma prerrogativa apenas dos que tinham talento para tal e eram anatomicamente e fisiologicamente dotados, fazendo com que o esporte saísse da perspectiva única do rendimento para a perspectiva do direito de todos às práticas esportivas. O marco desse novo entendimento do fenômeno esportivo é, sem dúvida, a Carta Internacional de Educação Física e Esporte da Unesco, de 1978 (Tubino, 2010).
Hoje, segundo a BNCC (2018, p. 215), os esportes reúnem
[...] tanto as manifestações mais formais dessa prática quanto as derivadas. O esporte como uma das práticas mais conhecidas da contemporaneidade, por sua grande presença nos meios de comunicação, caracteriza-se por ser orientado pela comparação de um determinado desempenho entre indivíduos ou grupos (adversários), regido por um conjunto de regras formais, institucionalizadas por organizações (associações, federações e confederações esportivas), as quais definem as normas de disputa e promovem o desenvolvimento das modalidades em todos os níveis de competição. No entanto, essas características não possuem um único sentido ou somente um significado entre aqueles que o praticam, especialmente quando o esporte é realizado no contexto do lazer, da educação e da saúde.
No que essa definição dos esportes propõe, as características das modalidades são mantidas, mas são adaptadas às regras formais, como o número de jogadores, os materiais, os espaços de jogo e a intencionalidade, visando à prática dos esportes em diferentes contextos.
Darido (2000) faz a seguinte diferenciação, com base nas dimensões sociais do esporte de Tubino:
- Esporte – educação
Focalizado na escola, tem por finalidade democratizar e gerar cultura pelo movimento de expressão do indivíduo em ação, como manifestação social e exercício crítico da cidadania, evitando a exclusão e competitividade exacerbadas.
- Esporte – participação
Referenciado pelo princípio do prazer lúdico, ocorre em espaços não comprometidos com o tempo e livres de obrigações da vida cotidiana, apresentando-se como propósito a descontração, a diversão, o desenvolvimento pessoal e a interação social.
- Esporte – performance
É também chamado de esporte de alto rendimento e traz consigo os propósitos de novos êxitos e a vitória sobre os adversários.
Bibliografia
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular,2018.
- DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. Educação Física na Escola: implicações para a prática pedagógica, 2000. (Grupo Gen-Guanabara Koogan).
TUBINO, M. J. G. Estudos brasileiros sobre o esporte: ênfase no esporte-educação / Manoel Tubino. Maringá: Eduem, 2010. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/123456789/130. Acesso em: 09 dez. 2021.
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