GEO3_02UND02 - Ação Propositiva - Painel temático
Plano de Aula
Plano de aula: As paisagens e os grupos sociais da cidade e do campo
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE02 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para fins de agrupamento, divida a classe em dois grandes grupos.
Materiais necessários: Projetor multimídia, papel A4, cola branca, cartolina, guache, tesoura, quadro, lápis para quadro, imagens e frases.
Material complementar:
Materiais para impressão e/ou projeção.
Link da atividade de Ação Propositiva
Link das imagens propostas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NjffuJqtJ6UBNuSp9fdpe2C2EZMMKv5QvRJQsvs47esPGKvufxcXUat7CCJ3/geo3-02und02-acao-propositiva-proposta-de-imagens.pdf
Link das frases propostas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/m6UPpTtPAkKERxJsXfTR7Ny4HFkxhDRXtwCpXZSrGW8ymzmyduyZG2KruzCU/geo3-02und02-acao-propositiva-proposta-de-frases.pdf
Link da sugestão de gabarito para o painel: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Tcn9mfQgerDmkjFhsFxxmByJqRBE4qYCuwQTZ8Gr2g9ps9MEMzfbsb9avN3P/geo3-02und02-resolucao-da-atividade-painel-tematico.pdf
Você também pode inserir paisagens da sua região, de modo que os alunos consigam estabelecer relações entre os conhecimentos de rural e urbano e as paisagens locais. Feito isso, você pode alterar a proposta de gabarito sugerida.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Projete, apresente no quadro ou oralmente o tema da aula para os alunos, e enfatize que nesta aula vocês discutirão sobre as paisagens e os grupos sociais que podemos encontrar no campo e na cidade, e como esses dois lugares trazem hábitos e comportamentos de vida diferentes entre si. Essa apresentação pode ser feita a partir de projeção, oralidade ou escrita no quadro, a depender dos materiais que você tenha à sua disposição na escola.
Como adequar à sua realidade: O plano trará dois tipos de slides, para que, de acordo com a sua realidade, possa fazer a discussão com os seus alunos. Assim, os slides 3 e 4 trazem a discussão para os alunos da cidade e do campo, respectivamente. Desse modo, você pode escolher projetar ou discutir aquele que estiver de acordo com a localidade onde vivem os alunos.
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores
Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORA