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Plano de aula > Geografia > 5º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - Imagens de satélites e o registro de informações

Plano de aula de Geografia com atividades para 5º ano do Fundamental sobre analisar transformações na paisagem a partir do uso de imagens de satélites.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Tiego Da Silva Cruz

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, notebook, cartolina, lápis de cor, pincéis, fita adesiva.

Para você saber mais:

Satélites artificiais

https://brasilescola.uol.com.br/fisica/satelites-artificiais.htm

Satélite artificial

https://www.youtube.com/watch?time_continue=50&v=igvZrP6bg_4

Contextos prévios: Satélites, satélite natural, satélite artificial, imagens de satélites.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Inicie a aula lendo o tema para a turma em voz alta ou pedindo que façam a leitura em conjunto. Em seguida, pergunte se eles sabem o que são satélites, se já ouviram falar nesse termo e se conhecem ou já viram alguma imagem feita por satélite.

Essas perguntas são importantes para você verificar o conhecimento prévio da turma e fazer as intervenções necessárias.

Para você saber mais:

Mini satélites poderão trazer informações espaciais no futuro

https://www.youtube.com/watch?v=wCfb4HbuOyE

Satélites do nosso dia a dia

https://canaltech.com.br/ciencia/Satelites-do-nosso-dia-a-dia/

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Inicie esta etapa orientando aos alunos e alunas que observem as imagens do slide. Peça-os que identifiquem elementos presentes nas imagens, comparando-as. Além disso, peça que identifiquem do que se trata e local. Faça perguntas como: Do que trata as imagens? Onde ocorreu no local representado? Qual tecnologia está sendo utilizada para registro de informações? Em que os satélites estão ajudando?

Link para as imagens:

https://tecterra.com.br/monitoramento-por-imagens-de-satelite/monitoramento-por-imagens-de-satelite-05/ acesso em: 30/05/2019

Para você saber mais:

O uso de imagens de satélite e o ensino de Geografia

https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/geografia/o-uso-imagens-satelite-ensino-geografia.htm

Que satélites há hoje orbitando a terra? Para que servem?

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/que-satelites-ha-hoje-orbitando-a-terra-para-que-servem/

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Para conduzir a problematização, leia a seguinte questão para a turma: Como vocês puderam observar, a notícia apresentada no slide anterior retratou em Áreas de queimadas – Carajás, (PA).

Possivelmente, as queimadas ocorreram entre os meses de junho a setembro, que em função da pouca incidência de chuvas e clima seco associado as temperaturas altas da região aumentam o risco de incêndios. O acesso às áreas atingidas, por serem área de florestas, muitas vezes é bastante difícil, o que exige dos órgãos públicos responsáveis utilizarem monitoramentos aéreos.

No caso apresentado, vimos que as imagens de satélites estão colaborando com o governo no monitoramento. Ou seja, os satélites registram as imagens, uma equipe faz a avaliação e identifica focos de incêndios e direciona o trabalho dos órgãos responsáveis para o combate ao fogo. Pensando nessa questão, como vocês percebem a importância dos satélites nos dias atuais?

Para você saber mais:

A importância dos satélites na observação da Terra

https://pt.euronews.com/2016/08/11/a-importancia-dos-satelites-na-observacao-da-terra

Primeiro satélite brasileiro de coleta de dados completa 25 anos

http://www.aeb.gov.br/primeiro-satelite-brasileiro-de-coleta-de-dados-completa-25-anos/

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos

Orientações: Inicie esta etapa orientando aos alunos e alunas que leiam o trecho da notícia do slide. Peça-os que identifiquem elementos pertinentes a uma notícia de jornal, como título, fonte, autor, data e local. Faça perguntas como: Do que trata esta notícia? Onde ocorreu o fato da notícia? O que aconteceu em Brumadinho-MG?

Converse com os alunos sobre o fato de terem, juntos, observado que as imagens de satélites ajudaram o governo na busca por vítimas do ocorrido em Brumadinho-MG e que o uso desta tecnologia também pode colaborar em outras situações.

Com a turma organizada em equipes, entregue uma cópia da notícia por grupo de trabalho, aleatoriamente, e peça para que cada equipe leia a notícia que recebeu: “Gravações de satélite evidenciam poluição da atmosfera” ou “ Delegado usa aplicativo para prender desmatadores na Amazônia”.

As equipes deverão identificar:

  • do que trata esta notícia?;
  • onde e quando ocorreu o fato da notícia?;
  • e como as imagens de satélites, o uso desta tecnologia, colaborou com as situações.

Você pode ainda utilizar o plano GEO5_08UND02 para complementar a compreensão acerca da representação espacial pelos alunos.

Links para as notícias completas:

Gravações de satélite evidenciam poluição da atmosfera

https://olhardigital.com.br/noticia/gravacoes-de-satelite-evidenciam-poluicao-da-atmosfera-por-emissao-de-no2/83214

Delegado usa aplicativo para prender desmatadores na Amazônia

https://oglobo.globo.com/sociedade/sustentabilidade/delegado-usa-aplicativo-para-prender-desmatadores-na-amazonia-23493442

Para você saber mais:

Para que servem os satélites artificiais?

https://beira.pt/coolkids/pais-e-profs/para-que-servem-os-satelites-artificiais/

Interpretação de imagens de satélites

https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/interpretacao-imagens-satelites.htm

Pesquisadores buscam por trabalho escravo com a ajuda de satélite

https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2019/02/pesquisadores-buscam-por-sinais-de-trabalho-escravo-usando-satelite.html

Imagens de satélite indicam que Coreia do Norte segue com programa de mísseis em bases secretas

https://oglobo.globo.com/mundo/imagens-de-satelite-indicam-que-coreia-do-norte-segue-com-programa-de-misseis-em-bases-secretas-23228899

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Inicie esta etapa orientando aos alunos e alunas que leiam o trecho da notícia do slide. Peça-os que identifiquem elementos pertinentes a uma notícia de jornal, como título, fonte, autor, data e local. Faça perguntas como: Do que trata esta notícia? Onde ocorreu o fato da notícia? O que aconteceu em Brumadinho-MG?

Converse com os alunos sobre o fato de terem, juntos, observado que as imagens de satélites ajudaram o governo na busca por vítimas do ocorrido em Brumadinho-MG e que o uso desta tecnologia também pode colaborar em outras situações.

Com a turma organizada em equipes, entregue uma cópia da notícia por grupo de trabalho, aleatoriamente, e peça para que cada equipe leia a notícia que recebeu: “Gravações de satélite evidenciam poluição da atmosfera” ou “ Delegado usa aplicativo para prender desmatadores na Amazônia”.

As equipes deverão identificar:

  • do que trata esta notícia?;
  • onde e quando ocorreu o fato da notícia?;
  • e como as imagens de satélites, o uso desta tecnologia, colaborou com as situações.

Você pode ainda utilizar o plano GEO5_08UND02 para complementar a compreensão acerca da representação espacial pelos alunos.

Links para as notícias completas:

Gravações de satélite evidenciam poluição da atmosfera

https://olhardigital.com.br/noticia/gravacoes-de-satelite-evidenciam-poluicao-da-atmosfera-por-emissao-de-no2/83214

Delegado usa aplicativo para prender desmatadores na Amazônia

https://oglobo.globo.com/sociedade/sustentabilidade/delegado-usa-aplicativo-para-prender-desmatadores-na-amazonia-23493442

Para você saber mais:

Para que servem os satélites artificiais?

https://beira.pt/coolkids/pais-e-profs/para-que-servem-os-satelites-artificiais/

Interpretação de imagens de satélites

https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/interpretacao-imagens-satelites.htm

Pesquisadores buscam por trabalho escravo com a ajuda de satélite

https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2019/02/pesquisadores-buscam-por-sinais-de-trabalho-escravo-usando-satelite.html

Imagens de satélite indicam que Coreia do Norte segue com programa de mísseis em bases secretas

https://oglobo.globo.com/mundo/imagens-de-satelite-indicam-que-coreia-do-norte-segue-com-programa-de-misseis-em-bases-secretas-23228899

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Nesta última etapa, reúna a turma para iniciar as apresentações das investigações das notícias anteriores.

As apresentações serão na modalidade oral, onde irão apresentar a situação do uso de imagens de satélite.

Você pode avaliar a desenvoltura dos alunos, assim como a criatividade e a participação.

Leve sempre em consideração a faixa etária da turma e os conhecimentos prévios deles.

Não esqueça também de que as apresentações deverão ressaltar o uso das imagens de satélites na busca de informações, concordando com o objetivo deste plano de aula.

Para você saber mais:

Monitoramento de queimadas em imagens de satélites

http://ibama.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=785&Itemid=697

Imagens de satélites auxiliam no planejamento da administração pública

http://www.planejamento.gov.br/assuntos/assuntos-economicos/noticias/imagens-de-satelites-auxiliam-no-planejamento-da-administracao-publica

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, notebook, cartolina, lápis de cor, pincéis, fita adesiva.

Para você saber mais:

Satélites artificiais

https://brasilescola.uol.com.br/fisica/satelites-artificiais.htm

Satélite artificial

https://www.youtube.com/watch?time_continue=50&v=igvZrP6bg_4

Contextos prévios: Satélites, satélite natural, satélite artificial, imagens de satélites.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Inicie a aula lendo o tema para a turma em voz alta ou pedindo que façam a leitura em conjunto. Em seguida, pergunte se eles sabem o que são satélites, se já ouviram falar nesse termo e se conhecem ou já viram alguma imagem feita por satélite.

Essas perguntas são importantes para você verificar o conhecimento prévio da turma e fazer as intervenções necessárias.

Para você saber mais:

Mini satélites poderão trazer informações espaciais no futuro

https://www.youtube.com/watch?v=wCfb4HbuOyE

Satélites do nosso dia a dia

https://canaltech.com.br/ciencia/Satelites-do-nosso-dia-a-dia/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Inicie esta etapa orientando aos alunos e alunas que observem as imagens do slide. Peça-os que identifiquem elementos presentes nas imagens, comparando-as. Além disso, peça que identifiquem do que se trata e local. Faça perguntas como: Do que trata as imagens? Onde ocorreu no local representado? Qual tecnologia está sendo utilizada para registro de informações? Em que os satélites estão ajudando?

Link para as imagens:

https://tecterra.com.br/monitoramento-por-imagens-de-satelite/monitoramento-por-imagens-de-satelite-05/ acesso em: 30/05/2019

Para você saber mais:

O uso de imagens de satélite e o ensino de Geografia

https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/geografia/o-uso-imagens-satelite-ensino-geografia.htm

Que satélites há hoje orbitando a terra? Para que servem?

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/que-satelites-ha-hoje-orbitando-a-terra-para-que-servem/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Para conduzir a problematização, leia a seguinte questão para a turma: Como vocês puderam observar, a notícia apresentada no slide anterior retratou em Áreas de queimadas – Carajás, (PA).

Possivelmente, as queimadas ocorreram entre os meses de junho a setembro, que em função da pouca incidência de chuvas e clima seco associado as temperaturas altas da região aumentam o risco de incêndios. O acesso às áreas atingidas, por serem área de florestas, muitas vezes é bastante difícil, o que exige dos órgãos públicos responsáveis utilizarem monitoramentos aéreos.

No caso apresentado, vimos que as imagens de satélites estão colaborando com o governo no monitoramento. Ou seja, os satélites registram as imagens, uma equipe faz a avaliação e identifica focos de incêndios e direciona o trabalho dos órgãos responsáveis para o combate ao fogo. Pensando nessa questão, como vocês percebem a importância dos satélites nos dias atuais?

Para você saber mais:

A importância dos satélites na observação da Terra

https://pt.euronews.com/2016/08/11/a-importancia-dos-satelites-na-observacao-da-terra

Primeiro satélite brasileiro de coleta de dados completa 25 anos

http://www.aeb.gov.br/primeiro-satelite-brasileiro-de-coleta-de-dados-completa-25-anos/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos

Orientações: Inicie esta etapa orientando aos alunos e alunas que leiam o trecho da notícia do slide. Peça-os que identifiquem elementos pertinentes a uma notícia de jornal, como título, fonte, autor, data e local. Faça perguntas como: Do que trata esta notícia? Onde ocorreu o fato da notícia? O que aconteceu em Brumadinho-MG?

Converse com os alunos sobre o fato de terem, juntos, observado que as imagens de satélites ajudaram o governo na busca por vítimas do ocorrido em Brumadinho-MG e que o uso desta tecnologia também pode colaborar em outras situações.

Com a turma organizada em equipes, entregue uma cópia da notícia por grupo de trabalho, aleatoriamente, e peça para que cada equipe leia a notícia que recebeu: “Gravações de satélite evidenciam poluição da atmosfera” ou “ Delegado usa aplicativo para prender desmatadores na Amazônia”.

As equipes deverão identificar:

  • do que trata esta notícia?;
  • onde e quando ocorreu o fato da notícia?;
  • e como as imagens de satélites, o uso desta tecnologia, colaborou com as situações.

Você pode ainda utilizar o plano GEO5_08UND02 para complementar a compreensão acerca da representação espacial pelos alunos.

Links para as notícias completas:

Gravações de satélite evidenciam poluição da atmosfera

https://olhardigital.com.br/noticia/gravacoes-de-satelite-evidenciam-poluicao-da-atmosfera-por-emissao-de-no2/83214

Delegado usa aplicativo para prender desmatadores na Amazônia

https://oglobo.globo.com/sociedade/sustentabilidade/delegado-usa-aplicativo-para-prender-desmatadores-na-amazonia-23493442

Para você saber mais:

Para que servem os satélites artificiais?

https://beira.pt/coolkids/pais-e-profs/para-que-servem-os-satelites-artificiais/

Interpretação de imagens de satélites

https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/interpretacao-imagens-satelites.htm

Pesquisadores buscam por trabalho escravo com a ajuda de satélite

https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2019/02/pesquisadores-buscam-por-sinais-de-trabalho-escravo-usando-satelite.html

Imagens de satélite indicam que Coreia do Norte segue com programa de mísseis em bases secretas

https://oglobo.globo.com/mundo/imagens-de-satelite-indicam-que-coreia-do-norte-segue-com-programa-de-misseis-em-bases-secretas-23228899

Slide Plano Aula

Orientações: Inicie esta etapa orientando aos alunos e alunas que leiam o trecho da notícia do slide. Peça-os que identifiquem elementos pertinentes a uma notícia de jornal, como título, fonte, autor, data e local. Faça perguntas como: Do que trata esta notícia? Onde ocorreu o fato da notícia? O que aconteceu em Brumadinho-MG?

Converse com os alunos sobre o fato de terem, juntos, observado que as imagens de satélites ajudaram o governo na busca por vítimas do ocorrido em Brumadinho-MG e que o uso desta tecnologia também pode colaborar em outras situações.

Com a turma organizada em equipes, entregue uma cópia da notícia por grupo de trabalho, aleatoriamente, e peça para que cada equipe leia a notícia que recebeu: “Gravações de satélite evidenciam poluição da atmosfera” ou “ Delegado usa aplicativo para prender desmatadores na Amazônia”.

As equipes deverão identificar:

  • do que trata esta notícia?;
  • onde e quando ocorreu o fato da notícia?;
  • e como as imagens de satélites, o uso desta tecnologia, colaborou com as situações.

Você pode ainda utilizar o plano GEO5_08UND02 para complementar a compreensão acerca da representação espacial pelos alunos.

Links para as notícias completas:

Gravações de satélite evidenciam poluição da atmosfera

https://olhardigital.com.br/noticia/gravacoes-de-satelite-evidenciam-poluicao-da-atmosfera-por-emissao-de-no2/83214

Delegado usa aplicativo para prender desmatadores na Amazônia

https://oglobo.globo.com/sociedade/sustentabilidade/delegado-usa-aplicativo-para-prender-desmatadores-na-amazonia-23493442

Para você saber mais:

Para que servem os satélites artificiais?

https://beira.pt/coolkids/pais-e-profs/para-que-servem-os-satelites-artificiais/

Interpretação de imagens de satélites

https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/interpretacao-imagens-satelites.htm

Pesquisadores buscam por trabalho escravo com a ajuda de satélite

https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2019/02/pesquisadores-buscam-por-sinais-de-trabalho-escravo-usando-satelite.html

Imagens de satélite indicam que Coreia do Norte segue com programa de mísseis em bases secretas

https://oglobo.globo.com/mundo/imagens-de-satelite-indicam-que-coreia-do-norte-segue-com-programa-de-misseis-em-bases-secretas-23228899

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Nesta última etapa, reúna a turma para iniciar as apresentações das investigações das notícias anteriores.

As apresentações serão na modalidade oral, onde irão apresentar a situação do uso de imagens de satélite.

Você pode avaliar a desenvoltura dos alunos, assim como a criatividade e a participação.

Leve sempre em consideração a faixa etária da turma e os conhecimentos prévios deles.

Não esqueça também de que as apresentações deverão ressaltar o uso das imagens de satélites na busca de informações, concordando com o objetivo deste plano de aula.

Para você saber mais:

Monitoramento de queimadas em imagens de satélites

http://ibama.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=785&Itemid=697

Imagens de satélites auxiliam no planejamento da administração pública

http://www.planejamento.gov.br/assuntos/assuntos-economicos/noticias/imagens-de-satelites-auxiliam-no-planejamento-da-administracao-publica

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