Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ana Pena
Mentor: Ariane Paz
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Minisseminários
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Periodicidade: Mensal
Prática de linguagem priorizada: Oralidade
Dinâmica:Com vistas a prática de gêneros orais, os alunos vão organizar a apresentação, com pesquisa sobre o tema selecionado, operando com várias fontes de informação, registrando e reelaborando as informações obtidas para compartilhar com os outros o conhecimento construído. O trabalho será em grupo, com produção do recurso visual, para o trabalho com a oralidade em minisseminários.
Habilidade da BNCC: EF69LP35, EF69LP38, F69LP40, EF69LP41
Esta é uma proposta de atividade permanente.
Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar minisseminários. A prática de linguagem priorizada nessa atividade é a oralidade, marcada por um viés investigativo e utilizando gêneros textuais do campo de estudo e pesquisa, considerando o conteúdo temático. Sustenta-se a exposição com evidências como as estabelecidos por Gonzaga (2017, p.175) como prova concreta, quais sejam: “...exemplos, fatos reais (...) retirados de pesquisas científicas ou de fontes confiáveis”. Essas estratégias devem ser apresentados dentro de textos e espera-se que o aluno consiga estabelecer um diálogo entre tema e exemplos que validam o tema, podendo valer-se de fatos, analogias, linhas do tempo, alusões históricas e fotografias.
Justificativa: A prática de ensino pautada em gêneros orais é uma realidade distante dos ambientes escolares, sendo preciso pensá-la como práticas que requerem estudo e pesquisas. Assim, aproximam-se as aulas das práticas sociais vigentes: nesse contexto, busca-se uma alfabetização científica. Sob essa perspectiva, espera-se promover ações visando a autonomia do estudante, por meio da pesquisa, produção, e participação coletiva, vivenciando situações comunicativas do campo investigativo. Apesar do foco estar sobre o gênero oral, na interação entre expositor e audiência, considera-se a necessidade de consolidação de aspectos discursivos e linguísticos e suas normas de uso, voltados à inserção de fatos e alusões históricas.
Materiais necessários: Cartolina, pincéis, papéis coloridos, uso de computadores conectados à internet.
Dificuldades antecipadas:
Observação:
Visite a atividade permanente sobre minisseminário destinada a todos os anos do Ensino Fundamental no site da revista Escola para compreender a progressão estabelecida.
Referências sobre o assunto:
DIONÍSIO, Ângela Paiva (org). Verbetes enciclopédicos: fotografia e história em quadrinhos. Recife: Pipa Comunicações, 2013. Disponível em <https://issuu.com/pibidletras/docs/serie-verbetes-enciclopedicos-volume3-fotografia-e>. Acesso em Out. 2018.
DIONÍSIO, Ângela Paiva (org). Verbetes enciclopédicos: linha do tempo e mapa. Recife: Pipa Comunicações, 2013. Disponível em <https://issuu.com/pibidletras/docs/serie-verbetes-enciclopedicos-volume2-linha-do-tem>. Acesso em Out. 2018.
DONDIS, Donis A. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes, 2003. Disponível em <http://www3.uma.pt/dmfe/DONDIS_Sintaxe_da_Linguagem_Visual.pdf>. Acesso em Jul. 2018
FIORIN, José Luiz. Elementos de Análise do Discurso. São Paulo: Contexto, 2008.
GLOBO.COM. Recursos argumentativos. Educação.português. Disponível em <http://educacao.globo.com/portugues/assunto/texto-argumentativo/recursos-argumentativos.html>. Acesso em Out. 2018.
GONZAGA, Elen de Souza. Seleção e avaliação de argumentos. In: CORRÊA, Vilma Reche; GARCEZ, Lucília Helena do Carmo. Textos dissertativo-argumentativos: subsídios para qualificação de avaliadores. Brasília: INEP, 2017. Disponível em <http://portal.inep.gov.br/documents/186968/484421/TEXTOS+DISSERTATIVO+ARGUMENTATIVOS/7809ef0d-5a4a-4c24-9a03-9db15e0bdacf?version=1.0>. Acesso em Jul. 2018.
KOCH, Ingedore Villaça; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A coerência Textual. São Paulo: Contexto: 2004.
FURIOTTO, Vanusa Gadelha. Como apresentar um seminário. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=BtLrAxvQhU0>. Acesso em Out. 2018.
Código: LPO7_02ATP01
(EF69LP35) Planejar textos de divulgação científica, a partir da elaboração de esquema que considere as pesquisas feitas anteriormente, de notas e sínteses de leituras ou de registros de experimentos ou de estudo de campo, produzir, revisar e editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, tais como artigo de divulgação científica, artigo de opinião, reportagem científica, verbete de enciclopédia, verbete de enciclopédia digital colaborativa , infográfico, relatório, relato de experimento científico, relato (multimidiático) de campo, tendo em vista seus contextos de produção, que podem envolver a disponibilização de informações e conhecimentos em circulação em um formato mais acessível para um público específico ou a divulgação de conhecimentos advindos de pesquisas bibliográficas, experimentos científicos e estudos de campo realizados.
(EF69LP38) Organizar os dados e informações pesquisados em painéis ou slides de apresentação, levando em conta o contexto de produção, o tempo disponível, as características do gênero apresentação oral, a multissemiose, as mídias e tecnologias que serão utilizadas, ensaiar a apresentação, considerando também elementos paralinguísticos e cinésicos e proceder à exposição oral de resultados de estudos e pesquisas, no tempo determinado, a partir do planejamento e da definição de diferentes formas de uso da fala – memorizada, com apoio da leitura ou fala espontânea.
(EF69LP40) Analisar, em gravações de seminários, conferências rápidas, trechos de palestras, dentre outros, a construção composicional dos gêneros de apresentação – abertura/saudação, introdução ao tema, apresentação do plano de exposição, desenvolvimento dos conteúdos, por meio do encadeamento de temas e subtemas (coesão temática), síntese final e/ou conclusão, encerramento –, os elementos paralinguísticos (tais como: tom e volume da voz, pausas e hesitações – que, em geral, devem ser minimizadas –, modulação de voz e entonação, ritmo, respiração etc.) e cinésicos (tais como: postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia, modulação de voz e entonação, sincronia da fala com ferramenta de apoio etc.), para melhor performar apresentações orais no campo da divulgação do conhecimento.
(EF69LP41) Usar adequadamente ferramentas de apoio a apresentações orais, escolhendo e usando tipos e tamanhos de fontes que permitam boa visualização, topicalizando e/ou organizando o conteúdo em itens, inserindo de forma adequada imagens, gráficos, tabelas, formas e elementos gráficos, dimensionando a quantidade de texto (e imagem) por slide, usando progressivamente e de forma harmônica recursos mais sofisticados como efeitos de transição, slides mestres, layouts personalizados etc.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes