15279
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Minisseminários

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Fundamental sobre minisseminários

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Pena

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ana Pena
Mentor: Ariane Paz
Especialista: Silvia Albert 

Título da aula: Minisseminários

Ano: 7º ano do Ensino Fundamental

Periodicidade: Mensal

Prática de linguagem priorizada: Oralidade

Dinâmica:Com vistas a prática de gêneros orais, os alunos vão organizar a apresentação, com pesquisa  sobre o tema selecionado, operando com várias fontes de informação, registrando e reelaborando as informações obtidas para compartilhar com os outros o conhecimento construído. O trabalho será em grupo, com produção do recurso visual, para o trabalho com a oralidade em minisseminários.

Habilidade da BNCC: EF69LP35, EF69LP38, F69LP40, EF69LP41 

 Esta é uma proposta de atividade permanente.  

Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar minisseminários. A prática de linguagem priorizada nessa atividade é a oralidade, marcada por um viés investigativo e utilizando gêneros textuais do campo de estudo e pesquisa, considerando o conteúdo temático. Sustenta-se a exposição com evidências como as estabelecidos por Gonzaga (2017, p.175) como prova concreta, quais sejam: “...exemplos, fatos reais (...) retirados de pesquisas científicas ou de fontes confiáveis”.  Essas estratégias devem ser apresentados dentro de textos e espera-se que o aluno consiga estabelecer um diálogo entre tema e exemplos que validam o tema, podendo valer-se de fatos, analogias, linhas do tempo, alusões históricas e fotografias.

Justificativa: A prática de ensino pautada em gêneros orais é uma realidade distante dos ambientes escolares, sendo preciso pensá-la como práticas que requerem estudo e pesquisas. Assim, aproximam-se as aulas das práticas sociais vigentes: nesse contexto, busca-se uma alfabetização científica. Sob essa perspectiva, espera-se promover ações visando a autonomia do estudante, por meio da pesquisa, produção, e participação coletiva, vivenciando situações comunicativas do campo investigativo. Apesar do foco estar sobre o gênero oral, na interação entre expositor e audiência, considera-se a necessidade de consolidação de aspectos discursivos e linguísticos e suas normas de uso, voltados à inserção de fatos e alusões históricas.

Materiais necessários: Cartolina, pincéis, papéis coloridos,  uso de computadores conectados à internet.

Dificuldades antecipadas:

  • Articular conceitos com fatos, alusões históricas.
  • Estabelecer relação entre conceitos, fotografias e linhas de tempo.
  • O estudante ter pouco conhecimento prévio acerca do tema tratado.
  • Pesquisar sobre o tema e atender uma estratégia pré-estabelecida de fundamentação.
  • Adequar, na escrita, a linguagem a uma estrutura de texto expositivo.
  • Adequar a linguagem para uma apresentação oral, inserindo modalizadores linguísticos apropriados.
  • Delimitar o tema durante o processo da pesquisa.

Observação:

Visite a atividade permanente sobre minisseminário destinada a todos os anos do Ensino Fundamental no site da revista Escola para compreender a progressão estabelecida.

Referências sobre o assunto:

DIONÍSIO, Ângela Paiva (org). Verbetes enciclopédicos: fotografia e história em quadrinhos. Recife: Pipa Comunicações, 2013. Disponível em <https://issuu.com/pibidletras/docs/serie-verbetes-enciclopedicos-volume3-fotografia-e>. Acesso em Out. 2018.

DIONÍSIO, Ângela Paiva (org). Verbetes enciclopédicos: linha do tempo e mapa. Recife: Pipa Comunicações, 2013. Disponível em <https://issuu.com/pibidletras/docs/serie-verbetes-enciclopedicos-volume2-linha-do-tem>. Acesso em Out. 2018.

DONDIS, Donis A. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes, 2003. Disponível em <http://www3.uma.pt/dmfe/DONDIS_Sintaxe_da_Linguagem_Visual.pdf>. Acesso em Jul. 2018

FIORIN, José Luiz. Elementos de Análise do Discurso. São Paulo: Contexto, 2008.

GLOBO.COM. Recursos argumentativos. Educação.português. Disponível em <http://educacao.globo.com/portugues/assunto/texto-argumentativo/recursos-argumentativos.html>. Acesso em Out. 2018.

GONZAGA, Elen de Souza. Seleção e avaliação de argumentos. In: CORRÊA, Vilma Reche; GARCEZ, Lucília Helena do Carmo. Textos dissertativo-argumentativos: subsídios para qualificação de avaliadores. Brasília: INEP, 2017. Disponível em <http://portal.inep.gov.br/documents/186968/484421/TEXTOS+DISSERTATIVO+ARGUMENTATIVOS/7809ef0d-5a4a-4c24-9a03-9db15e0bdacf?version=1.0>. Acesso em Jul. 2018.

KOCH, Ingedore Villaça; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A coerência Textual. São Paulo: Contexto: 2004.

FURIOTTO, Vanusa Gadelha. Como apresentar um seminário. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=BtLrAxvQhU0>. Acesso em Out. 2018.


Código: LPO7_02ATP01

(EF69LP35) Planejar textos de divulgação científica, a partir da elaboração de esquema que considere as pesquisas feitas anteriormente, de notas e sínteses de leituras ou de registros de experimentos ou de estudo de campo, produzir, revisar e editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, tais como artigo de divulgação científica, artigo de opinião, reportagem científica, verbete de enciclopédia, verbete de enciclopédia digital colaborativa , infográfico, relatório, relato de experimento científico, relato (multimidiático) de campo, tendo em vista seus contextos de produção, que podem envolver a disponibilização de informações e conhecimentos em circulação em um formato mais acessível para um público específico ou a divulgação de conhecimentos advindos de pesquisas bibliográficas, experimentos científicos e estudos de campo realizados.

(EF69LP38) Organizar os dados e informações pesquisados em painéis ou slides de apresentação, levando em conta o contexto de produção, o tempo disponível, as características do gênero apresentação oral, a multissemiose, as mídias e tecnologias que serão utilizadas, ensaiar a apresentação, considerando também elementos paralinguísticos e cinésicos e proceder à exposição oral de resultados de estudos e pesquisas, no tempo determinado, a partir do planejamento e da definição de diferentes formas de uso da fala – memorizada, com apoio da leitura ou fala espontânea.

(EF69LP40) Analisar, em gravações de seminários, conferências rápidas, trechos de palestras, dentre outros, a construção composicional dos gêneros de apresentação – abertura/saudação, introdução ao tema, apresentação do plano de exposição, desenvolvimento dos conteúdos, por meio do encadeamento de temas e subtemas (coesão temática), síntese final e/ou conclusão, encerramento –, os elementos paralinguísticos (tais como: tom e volume da voz, pausas e hesitações – que, em geral, devem ser minimizadas –, modulação de voz e entonação, ritmo, respiração etc.) e cinésicos (tais como: postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia, modulação de voz e entonação, sincronia da fala com ferramenta de apoio etc.), para melhor performar apresentações orais no campo da divulgação do conhecimento.

(EF69LP41) Usar adequadamente ferramentas de apoio a apresentações orais, escolhendo e usando tipos e tamanhos de fontes que permitam boa visualização, topicalizando e/ou organizando o conteúdo em itens, inserindo de forma adequada imagens, gráficos, tabelas, formas e elementos gráficos, dimensionando a quantidade de texto (e imagem) por slide, usando progressivamente e de forma harmônica recursos mais sofisticados como efeitos de transição, slides mestres, layouts personalizados etc.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 7º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas