15132
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Palavras derivadas pelos sufixos -ez e -eza: como funciona?

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do EF sobre Palavras derivadas pelos sufixos -ez e -eza: como funciona?

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Tiago Elias Batista

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Tiago Elias Batista
Mentor: Sonia Caregnato
Especialista: Heloísa Jordão 

Título da aula: Palavras derivadas pelos sufixos -ez e -eza: como funciona?

Finalidade da aula: Reconhecer a existência do processo de derivação pelos sufixos -ez e -eza e descobrir a regularidade para o seu emprego.

Ano: 4º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Morfologia

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF04LP08

Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. Recomendamos o uso desse plano em sequência.  


Código: LPO4_16ATS01

(EF04LP08) Reconhecer e grafar, corretamente, palavras derivadas com os sufixos -agem, -oso, -eza, -izar/-isar (regulares morfológicas).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas