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Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Palavras derivadas pelos sufixos -ez e -eza: como funciona?

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do EF sobre Palavras derivadas pelos sufixos -ez e -eza: como funciona?

Plano 01 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Tiago Elias Batista

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é descobrir, exercitar e revisar o contexto para a grafia correta dos sufixos -ez e -eza na formação de substantivos abstratos derivados de adjetivo.

Materiais necessários: Campanha sobre Gentileza/Jornal do ônibus SPtrans e cartaz “Dia da Língua Portuguesa”/UNILAB, projetor, cartolina, lápis, folhas de atividade.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades em reconhecer as palavras que podem ser formadas com o acréscimo de sufixo.

Referências sobre o assunto: SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em:

http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf. Acesso em 29 de novembro de 2018

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula para os alunos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Projete ou entregue folhas aos alunos com o cartaz da campanha.
  • Leia o cartaz para a turma e verifique se eles compreenderam o sentido. Esse momento pode ser utilizado para reforçar ideais de respeito e gentileza nos espaços públicos, tal como a campanha trata.

Materiais complementares: Clique aqui para acessar o cartaz.

Fonte: SPTRANS. Jornal do Ônibus nº 1051. Disponível em: http://www.sptrans.com.br/img/campanha/jornal/grande/jo_1051.jpg. Acesso em 03 de novembro de 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações:

  • Projete ou escreva no quadro a palavra “gentileza” contida no cartaz.
  • Pergunte: “Essa palavra nos lembra outra palavra, qual é?” É esperado que os alunos associem à palavra “gentil”. Caso eles tenham dificuldades nessa associação de maneira imediata, peça que tentem identificar uma palavra dentro da palavra “gentileza”, a qual é a palavra “gentil”. Você também pode sugerir uma pista, pedindo para que eles completem a frase: quem tem gentileza é uma pessoa... gentil. A ideia é que os alunos percebam que a palavra “gentileza” é derivada da palavra gentil.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete ou escreva no quadro o desmembramento da palavra “gentileza”.
  • Informe que muitas palavras são formadas a partir de outras acrescentando alguma terminação que é chamada de “sufixo” e que, nesse caso a palavra gentileza é formada a partir da palavra “gentil” com o acréscimo de -eza.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete ou escreva no quadro as palavras “timidez” e “acidez”.
  • Pergunte: “Olhando para essas duas palavras, vocês conseguem dizer a partir de qual palavra cada uma delas é formada?” É esperado que os alunos respondam que “timidez” vem de “tímido” e “acidez”, de “ácido”. Caso eles tenham dificuldade, escreva as palavras desmembradas no quadro: tímido+ez e ácido + ez.
  • Pergunte: “Qual foi a terminação usada para a formação dessas palavras?” É esperado que os alunos respondam indicando o sufixo -ez. OBS.: Caso algum aluno estranhe que a palavra tímido + -ez se converta em “timidez” e não em “timidoez”, explique que, na hora de juntar uma palavra com a terminação (sufixo), é preciso que a última vogal caia para que o sufixo seja anexado de maneira correta.
  • Deixe claro para os alunos que tanto a terminação -ez, quanto -eza são escritos com z e têm a mesma função.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete ou entregue folhas com o cartaz.
  • Leia ou peça para que algum aluno o faça.
  • Pergunte se os alunos entenderam esse texto.

Materiais complementares: Clique aqui para acessar o cartaz.

Fonte: UNILAB. Dia Nacional da Língua Portuguesa. Disponível em: http://www.unilab.edu.br/destaque-dia-nacional-da-lingua-portuguesa/. Acesso em 03 de novembro de 2018

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Destaque a palavra “portuguesa” escrevendo-a no quadro ou projetando-a.
  • Pergunte:
  • Essa palavra nos lembra outra palavra, qual é? É esperado que os alunos associem ao nome de Portugal. Caso eles tenham dificuldade, dê uma dica, dizendo que lembra o nome de um país.
  • Então, como a palavra “portuguesa” é formada? É esperado que os alunos respondam que é a partir da junção de Portugal + esa.
  • A palavra “portuguesa” é utilizada no feminino, então como seria no masculino? É esperado que os alunos respondam indicando a palavra “português”.
  • Então como é formada a palavra “português”? É esperado que os alunos respondam que é a partir da junção de Portugal + ês.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete ou escreva no quadro o desmembramento das palavras “português” e “portuguesa”.
  • Deixe claro para os alunos que o -esa é utilizado para a palavra no feminino e o -ês, para o masculino.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete ou escreva no quadro o desmembramento das palavras “portuguesa” e “gentileza”.
  • Pergunte:
  • O som das terminações da palavra portuguesa e da palavra gentileza são iguais? É esperado que os alunos digam que sim.
  • Então, porque será que uma se escreve com S e a outra com Z?
  • Informe que, para responder a essa questão, os alunos irão fazer uma atividade.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Peça que os alunos se organizem em duplas.
  • Entregue as folhas da atividade para cada aluno.
  • Circule pela sala de modo a sanar dúvidas pontuais e verificar o andamento da atividade.

Materiais complementares: Clique aqui para acessar a folha de atividade. No primeiro exercício, os alunos deverão fazer o desmembramento das palavras terminadas em ês/esa e ez/eza, de modo que percebam qual palavra que dá origem ao substantivo abstrato ou ao gentílico. No segundo exercício, os alunos devem, com base na tabela que preencheram, avaliar o significado das palavras e responder para qual tipo de palavra se usa cada par de sufixos. A ideia é que os alunos tomem consciência que, apesar dos sufixos terem o mesmo som, eles são diferentes, têm funções diferentes e que a presença da letra s ou z advém justamente dessa diferença.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações:

  • Corrija a atividade com os alunos.
  • Discuta a regularidade observada e elabore conjuntamente uma conclusão sobre esse assunto para deixar afixada na sala em uma cartolina ou em fichas que devem ser guardadas com os alunos. Essa conclusão deve se assemelhar ao seguinte:

EM RELAÇÃO ÀS PALAVRAS TERMINADAS EM EZ/EZA E ÊS/ESA:

  • Em palavras derivadas de nomes de lugares ou países, a terminação deve ser -ês ou -esa (com S). Exemplo: portuguesa e português.
  • Quando a palavra é derivada de um adjetivo (qualidade ou característica), a terminação deve ser -ez ou -eza (com Z). Exemplo: gentileza e acidez.

Materiais complementares: Clique aqui para acessar a resolução da atividade.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é descobrir, exercitar e revisar o contexto para a grafia correta dos sufixos -ez e -eza na formação de substantivos abstratos derivados de adjetivo.

Materiais necessários: Campanha sobre Gentileza/Jornal do ônibus SPtrans e cartaz “Dia da Língua Portuguesa”/UNILAB, projetor, cartolina, lápis, folhas de atividade.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades em reconhecer as palavras que podem ser formadas com o acréscimo de sufixo.

Referências sobre o assunto: SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em:

http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf. Acesso em 29 de novembro de 2018

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Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula para os alunos.

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Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Projete ou entregue folhas aos alunos com o cartaz da campanha.
  • Leia o cartaz para a turma e verifique se eles compreenderam o sentido. Esse momento pode ser utilizado para reforçar ideais de respeito e gentileza nos espaços públicos, tal como a campanha trata.

Materiais complementares: Clique aqui para acessar o cartaz.

Fonte: SPTRANS. Jornal do Ônibus nº 1051. Disponível em: http://www.sptrans.com.br/img/campanha/jornal/grande/jo_1051.jpg. Acesso em 03 de novembro de 2018.

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Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações:

  • Projete ou escreva no quadro a palavra “gentileza” contida no cartaz.
  • Pergunte: “Essa palavra nos lembra outra palavra, qual é?” É esperado que os alunos associem à palavra “gentil”. Caso eles tenham dificuldades nessa associação de maneira imediata, peça que tentem identificar uma palavra dentro da palavra “gentileza”, a qual é a palavra “gentil”. Você também pode sugerir uma pista, pedindo para que eles completem a frase: quem tem gentileza é uma pessoa... gentil. A ideia é que os alunos percebam que a palavra “gentileza” é derivada da palavra gentil.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete ou escreva no quadro o desmembramento da palavra “gentileza”.
  • Informe que muitas palavras são formadas a partir de outras acrescentando alguma terminação que é chamada de “sufixo” e que, nesse caso a palavra gentileza é formada a partir da palavra “gentil” com o acréscimo de -eza.

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Orientações:

  • Projete ou escreva no quadro as palavras “timidez” e “acidez”.
  • Pergunte: “Olhando para essas duas palavras, vocês conseguem dizer a partir de qual palavra cada uma delas é formada?” É esperado que os alunos respondam que “timidez” vem de “tímido” e “acidez”, de “ácido”. Caso eles tenham dificuldade, escreva as palavras desmembradas no quadro: tímido+ez e ácido + ez.
  • Pergunte: “Qual foi a terminação usada para a formação dessas palavras?” É esperado que os alunos respondam indicando o sufixo -ez. OBS.: Caso algum aluno estranhe que a palavra tímido + -ez se converta em “timidez” e não em “timidoez”, explique que, na hora de juntar uma palavra com a terminação (sufixo), é preciso que a última vogal caia para que o sufixo seja anexado de maneira correta.
  • Deixe claro para os alunos que tanto a terminação -ez, quanto -eza são escritos com z e têm a mesma função.

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Orientações:

  • Projete ou entregue folhas com o cartaz.
  • Leia ou peça para que algum aluno o faça.
  • Pergunte se os alunos entenderam esse texto.

Materiais complementares: Clique aqui para acessar o cartaz.

Fonte: UNILAB. Dia Nacional da Língua Portuguesa. Disponível em: http://www.unilab.edu.br/destaque-dia-nacional-da-lingua-portuguesa/. Acesso em 03 de novembro de 2018

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Orientações:

  • Destaque a palavra “portuguesa” escrevendo-a no quadro ou projetando-a.
  • Pergunte:
  • Essa palavra nos lembra outra palavra, qual é? É esperado que os alunos associem ao nome de Portugal. Caso eles tenham dificuldade, dê uma dica, dizendo que lembra o nome de um país.
  • Então, como a palavra “portuguesa” é formada? É esperado que os alunos respondam que é a partir da junção de Portugal + esa.
  • A palavra “portuguesa” é utilizada no feminino, então como seria no masculino? É esperado que os alunos respondam indicando a palavra “português”.
  • Então como é formada a palavra “português”? É esperado que os alunos respondam que é a partir da junção de Portugal + ês.

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Orientações:

  • Projete ou escreva no quadro o desmembramento das palavras “português” e “portuguesa”.
  • Deixe claro para os alunos que o -esa é utilizado para a palavra no feminino e o -ês, para o masculino.

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Orientações:

  • Projete ou escreva no quadro o desmembramento das palavras “portuguesa” e “gentileza”.
  • Pergunte:
  • O som das terminações da palavra portuguesa e da palavra gentileza são iguais? É esperado que os alunos digam que sim.
  • Então, porque será que uma se escreve com S e a outra com Z?
  • Informe que, para responder a essa questão, os alunos irão fazer uma atividade.

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Orientações:

  • Peça que os alunos se organizem em duplas.
  • Entregue as folhas da atividade para cada aluno.
  • Circule pela sala de modo a sanar dúvidas pontuais e verificar o andamento da atividade.

Materiais complementares: Clique aqui para acessar a folha de atividade. No primeiro exercício, os alunos deverão fazer o desmembramento das palavras terminadas em ês/esa e ez/eza, de modo que percebam qual palavra que dá origem ao substantivo abstrato ou ao gentílico. No segundo exercício, os alunos devem, com base na tabela que preencheram, avaliar o significado das palavras e responder para qual tipo de palavra se usa cada par de sufixos. A ideia é que os alunos tomem consciência que, apesar dos sufixos terem o mesmo som, eles são diferentes, têm funções diferentes e que a presença da letra s ou z advém justamente dessa diferença.

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Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações:

  • Corrija a atividade com os alunos.
  • Discuta a regularidade observada e elabore conjuntamente uma conclusão sobre esse assunto para deixar afixada na sala em uma cartolina ou em fichas que devem ser guardadas com os alunos. Essa conclusão deve se assemelhar ao seguinte:

EM RELAÇÃO ÀS PALAVRAS TERMINADAS EM EZ/EZA E ÊS/ESA:

  • Em palavras derivadas de nomes de lugares ou países, a terminação deve ser -ês ou -esa (com S). Exemplo: portuguesa e português.
  • Quando a palavra é derivada de um adjetivo (qualidade ou característica), a terminação deve ser -ez ou -eza (com Z). Exemplo: gentileza e acidez.

Materiais complementares: Clique aqui para acessar a resolução da atividade.

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