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Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Emprego dos sufixo - esa ou -eza

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do EF sobre Emprego dos sufixo - esa ou -eza

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Tânia Tavares Paulino

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é perceber a regularidade no uso do sufixo -eza em substantivos derivados de adjetivos e do sufixo -esa em títulos de nobreza e adjetivos pátrios femininos.

Materiais necessários: Folhas impressas; projetor ou quadro de giz; e dicionário (opcional).

Dificuldades antecipadas: Relacionar a regularidade do uso do sufixo -eza nos substantivos derivadas de adjetivos, percebendo a mudança na classificação da palavra.

Referências sobre o assunto:

AULETE, C. Minidicionário contemporâneo da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004.

MORAIS, A. G. A norma ortográfica do Português: o que é? Para que serve? Como está organizada? In: SILVA, A. MORAIS, A. G. MELO, K. L. R. Ortografia na sala de aula. 1. ed., 1. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. pp. 11-28.

SÃO PAULO (SP). Secretaria de Educação. Ler e escrever: RI- Recuperação Intensiva. Material do professor- 5º ano. 8. ed. rev. e atual. São Paulo: FDE, 2015. pp. 125-127.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 01 min

Orientações:

  • Projete ou escreva, no quadro, o tema da aula. Realize a leitura em voz alta para os alunos.
  • Diga aos alunos que as palavras que terminam com -esa ou -eza , muitas vezes, nos deixam em dúvida ao escrevê-las, mas que, na aula de hoje, vamos aprender um pouco mais sobre como grafar essas palavras.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 min

Orientações:

  • Inicie a aula questionando se os alunos conhecem o significado das palavras “grandeza” e “baronesa”. Espera-se que eles respondam que grandeza é algo grande e que baronesa é a mulher do barão. Depois, pergunte se percebem alguma semelhança entre as duas palavras. Espera-se que percebam que ambas terminam com o mesmo som. Diga que vão observar o significado e a escrita das palavras citadas com ajuda de um dicionário.
  • Realize a leitura dos verbetes apresentados no slide. Após a leitura, faça perguntas como: “Quem saberia dar um exemplo de uso das palavras citadas?”; “O que significa sf. e a2g. nos verbetes?”; “Por que aparece o [ê] em grandeza e baronesa?” .
  • Explique que o dicionário não mostra apenas o significado das palavras, apresenta um riquíssimo acervo de informações: a pronúncia do vocábulo, sua classificação na língua portuguesa, sílaba tônica, sinônimos, exemplos de uso, entre outros.
  • Diga que a2g. significa que grande é um adjetivo de dois gêneros, isto é, pode ser feminino ou masculino, dependo do contexto da frase, mas sem modificar sua escrita. Cite os exemplos do verbete: a grande família e o grande remédio. Explique todas as abreviaturas, caso nenhum aluno saiba o que significam; [ê] pronúncia do e fechado, sf. substantivos femininos.
  • Questione, então, o que as palavras grande e grandeza têm em comum e o que possuem de diferente. Espera-se que percebam que são palavras derivadas, que grandeza vem da palavra grande, porém são diferentes na classificação: grande é adjetivo (característica) e grandeza é um substantivo (nome).
  • Pergunte qual a semelhança na escrita das palavras grandeza e baronesa. Espera-se que percebam que terminam com o mesmo som, porém são grafadas de modo diferente.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 min

Orientações:

  • Realize a leitura das frases do slide, chamando a atenção para as palavras grande e grandeza.
  • Faça as perguntas apresentadas no slide e registre, no quadro, as respostas dos alunos. Após a exposição oral deles, leve-os a refletirem sobre a classe gramatical das palavras em destaque (grande é um adjetivo e grandeza é um substantivo derivado de grande, acrescido do sufixo -eza). No texto, essas palavras assumem funções diferentes. O adjetivo apresenta a função de dar características aos nomes e o substantivo nomeará quem possui aquela característica.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Peça para os alunos voltarem novamente a atenção para o verbete. Solicite que leiam novamente o significado da palavra baronesa. Faça os questionamentos do slide fazendo as intervenções necessárias para que cheguem à conclusão que baronesa termina com o mesmo som de grandeza, porém é escrita com s. Pode ser que também percebam que baronesa também é um substantivo.
  • Quando perguntar se existe um masculino para baronesa, registre no quadro o par formado: barão e baronesa.
  • Peça que observem o outro exemplo: marquês e marquesa. Explique que as palavras citadas são títulos de nobreza. Chame a atenção para o sufixo -esa utilizado no gênero feminino. Explique que isso acontece também nos adjetivos pátrios. Exemplifique: português-portuguesa, francês-francesa.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Desafie os alunos dizendo: “Vamos brincar de formar palavras?” Explique que para que nossa “fábrica de palavras” tenha sucesso, será preciso descobrir palavras como as observadas anteriormente: terminadas em -esa e -eza. Para este momento, organize os alunos em grupos de quatro crianças.
  • Entregue a atividade impressa para cada aluno do grupo. Eles deverão completar as frases observando a palavra entre parênteses.
  • Após concluírem, faça a leitura com os alunos e converse sobre o significado das palavras. Depois, registre a forma correta da escrita para que confiram e arrumem se necessário.
  • Ainda na folha, os alunos deverão separar as palavras em dois grupos: final -esa e final -eza. Dessa forma, fica mais fácil visualizar a regularidade.
  • Questione: “O que podemos perceber ao observar a lista de palavra terminadas em -eza? E nas terminadas em -esa?” Permita que falem o que observaram e elabore, coletivamente, uma explicação. Sugestão: as palavras terminadas em -esa são adjetivos pátrios e títulos de nobreza no feminino. As terminadas em -eza são substantivos derivados de adjetivos.
  • Peça que todos registrem a conclusão elaborada coletivamente.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Proponha que coloquem em prática o que aprenderam. -
  • Entregue para cada grupo, um tabuleiro com várias palavras terminadas em -esa e -eza, todas misturadas (como o jogo Lince).
  • Um aluno ficará responsável em sortear uma carta, que deverá conter os número de 1 a 20, correspondentes às frases do exercício feito no slide anterior, e mais um desafio. Ao dizer o número da carta, todos deverão consultar a frase da atividade e localizar rapidamente a palavra no tabuleiro. Cada acerto valerá 5 pontos e o desafio valerá 10 pontos.
  • Vence o aluno que localizar primeiro a palavra no tabuleiro. Ele deverá registrar a palavra na folha para contagem dos pontos.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 min

Orientações:

  • Após concluírem o jogo, ainda em grupos, explique aos alunos que deverão escolher duas palavras do tabuleiro do jogo: uma com terminação -esa e a outra com -eza.
  • Solicite que elaborem uma explicação para o uso do sufixo. Mostre o exemplo do slide e se for preciso, recorra a outros exemplos trabalhados na aula. Como sugestão, neste momento da aula, poderá ser usado um dicionário, se julgar necessário.
  • Peça que os grupos exponham oralmente suas explicações.

Materiais complementares: Dicionário (opcional)

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é perceber a regularidade no uso do sufixo -eza em substantivos derivados de adjetivos e do sufixo -esa em títulos de nobreza e adjetivos pátrios femininos.

Materiais necessários: Folhas impressas; projetor ou quadro de giz; e dicionário (opcional).

Dificuldades antecipadas: Relacionar a regularidade do uso do sufixo -eza nos substantivos derivadas de adjetivos, percebendo a mudança na classificação da palavra.

Referências sobre o assunto:

AULETE, C. Minidicionário contemporâneo da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004.

MORAIS, A. G. A norma ortográfica do Português: o que é? Para que serve? Como está organizada? In: SILVA, A. MORAIS, A. G. MELO, K. L. R. Ortografia na sala de aula. 1. ed., 1. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. pp. 11-28.

SÃO PAULO (SP). Secretaria de Educação. Ler e escrever: RI- Recuperação Intensiva. Material do professor- 5º ano. 8. ed. rev. e atual. São Paulo: FDE, 2015. pp. 125-127.

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Tempo sugerido: 01 min

Orientações:

  • Projete ou escreva, no quadro, o tema da aula. Realize a leitura em voz alta para os alunos.
  • Diga aos alunos que as palavras que terminam com -esa ou -eza , muitas vezes, nos deixam em dúvida ao escrevê-las, mas que, na aula de hoje, vamos aprender um pouco mais sobre como grafar essas palavras.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 min

Orientações:

  • Inicie a aula questionando se os alunos conhecem o significado das palavras “grandeza” e “baronesa”. Espera-se que eles respondam que grandeza é algo grande e que baronesa é a mulher do barão. Depois, pergunte se percebem alguma semelhança entre as duas palavras. Espera-se que percebam que ambas terminam com o mesmo som. Diga que vão observar o significado e a escrita das palavras citadas com ajuda de um dicionário.
  • Realize a leitura dos verbetes apresentados no slide. Após a leitura, faça perguntas como: “Quem saberia dar um exemplo de uso das palavras citadas?”; “O que significa sf. e a2g. nos verbetes?”; “Por que aparece o [ê] em grandeza e baronesa?” .
  • Explique que o dicionário não mostra apenas o significado das palavras, apresenta um riquíssimo acervo de informações: a pronúncia do vocábulo, sua classificação na língua portuguesa, sílaba tônica, sinônimos, exemplos de uso, entre outros.
  • Diga que a2g. significa que grande é um adjetivo de dois gêneros, isto é, pode ser feminino ou masculino, dependo do contexto da frase, mas sem modificar sua escrita. Cite os exemplos do verbete: a grande família e o grande remédio. Explique todas as abreviaturas, caso nenhum aluno saiba o que significam; [ê] pronúncia do e fechado, sf. substantivos femininos.
  • Questione, então, o que as palavras grande e grandeza têm em comum e o que possuem de diferente. Espera-se que percebam que são palavras derivadas, que grandeza vem da palavra grande, porém são diferentes na classificação: grande é adjetivo (característica) e grandeza é um substantivo (nome).
  • Pergunte qual a semelhança na escrita das palavras grandeza e baronesa. Espera-se que percebam que terminam com o mesmo som, porém são grafadas de modo diferente.
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Tempo sugerido: 35 min

Orientações:

  • Realize a leitura das frases do slide, chamando a atenção para as palavras grande e grandeza.
  • Faça as perguntas apresentadas no slide e registre, no quadro, as respostas dos alunos. Após a exposição oral deles, leve-os a refletirem sobre a classe gramatical das palavras em destaque (grande é um adjetivo e grandeza é um substantivo derivado de grande, acrescido do sufixo -eza). No texto, essas palavras assumem funções diferentes. O adjetivo apresenta a função de dar características aos nomes e o substantivo nomeará quem possui aquela característica.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Peça para os alunos voltarem novamente a atenção para o verbete. Solicite que leiam novamente o significado da palavra baronesa. Faça os questionamentos do slide fazendo as intervenções necessárias para que cheguem à conclusão que baronesa termina com o mesmo som de grandeza, porém é escrita com s. Pode ser que também percebam que baronesa também é um substantivo.
  • Quando perguntar se existe um masculino para baronesa, registre no quadro o par formado: barão e baronesa.
  • Peça que observem o outro exemplo: marquês e marquesa. Explique que as palavras citadas são títulos de nobreza. Chame a atenção para o sufixo -esa utilizado no gênero feminino. Explique que isso acontece também nos adjetivos pátrios. Exemplifique: português-portuguesa, francês-francesa.
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Orientações:

  • Desafie os alunos dizendo: “Vamos brincar de formar palavras?” Explique que para que nossa “fábrica de palavras” tenha sucesso, será preciso descobrir palavras como as observadas anteriormente: terminadas em -esa e -eza. Para este momento, organize os alunos em grupos de quatro crianças.
  • Entregue a atividade impressa para cada aluno do grupo. Eles deverão completar as frases observando a palavra entre parênteses.
  • Após concluírem, faça a leitura com os alunos e converse sobre o significado das palavras. Depois, registre a forma correta da escrita para que confiram e arrumem se necessário.
  • Ainda na folha, os alunos deverão separar as palavras em dois grupos: final -esa e final -eza. Dessa forma, fica mais fácil visualizar a regularidade.
  • Questione: “O que podemos perceber ao observar a lista de palavra terminadas em -eza? E nas terminadas em -esa?” Permita que falem o que observaram e elabore, coletivamente, uma explicação. Sugestão: as palavras terminadas em -esa são adjetivos pátrios e títulos de nobreza no feminino. As terminadas em -eza são substantivos derivados de adjetivos.
  • Peça que todos registrem a conclusão elaborada coletivamente.
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Orientações:

  • Proponha que coloquem em prática o que aprenderam. -
  • Entregue para cada grupo, um tabuleiro com várias palavras terminadas em -esa e -eza, todas misturadas (como o jogo Lince).
  • Um aluno ficará responsável em sortear uma carta, que deverá conter os número de 1 a 20, correspondentes às frases do exercício feito no slide anterior, e mais um desafio. Ao dizer o número da carta, todos deverão consultar a frase da atividade e localizar rapidamente a palavra no tabuleiro. Cada acerto valerá 5 pontos e o desafio valerá 10 pontos.
  • Vence o aluno que localizar primeiro a palavra no tabuleiro. Ele deverá registrar a palavra na folha para contagem dos pontos.
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Tempo sugerido: 5 min

Orientações:

  • Após concluírem o jogo, ainda em grupos, explique aos alunos que deverão escolher duas palavras do tabuleiro do jogo: uma com terminação -esa e a outra com -eza.
  • Solicite que elaborem uma explicação para o uso do sufixo. Mostre o exemplo do slide e se for preciso, recorra a outros exemplos trabalhados na aula. Como sugestão, neste momento da aula, poderá ser usado um dicionário, se julgar necessário.
  • Peça que os grupos exponham oralmente suas explicações.

Materiais complementares: Dicionário (opcional)

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