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Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Emprego dos sufixos -esa ou -eza

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do EF sobre Emprego dos sufixos -esa ou -eza

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Tânia Tavares Paulino

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é perceber a regularidade no uso dos sufixos -esa e -eza em substantivos derivados de adjetivos de títulos de nobreza de adjetivos pátrios no feminino.

Materiais necessários: fichas contendo as palavras; dicionários; folhas impressas; papel pardo ou cartolina (para o cartaz); e papel sulfite para o jogo da velha.

Dificuldades antecipadas: grafia incorreta das palavras com o sufixo -esa ou -eza.

Referências sobre o assunto:

MORAIS, A. G. A norma ortográfica do Português: o que é? Para que serve? Como está organizada? In: SILVA, A. MORAIS, A. G. MELO, K. L. R. Ortografia na sala de aula. 1. ed., 1. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. pp. 11–28.

SÃO PAULO (SP). Secretaria de Educação. Ler e escrever: RI- Recuperação Intensiva. Material do professor- 5º ano. 8. ed. rev. e atual. São Paulo: FDE, 2015. pp. 125-127.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Explique que serão exercitadas algumas regularidades do emprego dos sufixos -esa e -eza.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula com o seguinte questionamento : “ Vocês já perceberam que na língua portuguesa existem palavras que surgem de outras? Vamos brincar de formar palavras? Como fica a palavra ‘estranho+eza’? E seu eu juntar ‘holandês+esa’, o que será formado?”
  • Mostre o slide com as palavras formadas e questione sobre o significado delas.
  • Peça que leiam as palavras em voz alta e pergunte: “O que elas possuem em comum? Será que é possível saber se a palavra é escrita com z ou s só de ouvir sua pronúncia?”. Explique, então, que essas duas palavras terminam com o mesmo som, porém são escritas de formas diferentes.
  • Diga que na aula vão exercitar as regularidades do uso de -esa e -eza com o objetivo de grafar corretamente palavras que se enquadram nesses casos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Ainda em duplas, peça que observem a lista de palavras formada no cartaz e elaborem uma explicação para o uso dos sufixos -esa e -eza. As duplas deverão registrar suas conclusões.
  • Após exposição oral das conclusões das duplas, explique que a terminação -eza será sempre usada em substantivos derivados de adjetivos. Use os exemplos do slide para relacionar com os adjetivos dos quais derivam as palavras: belo, esperto, fraco, frio etc.
  • No caso das palavras terminadas em -esa, explique que as quatro primeiras são títulos de nobreza no feminino e que as demais são adjetivos pátrios, também no feminino.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações

  • Organize os alunos em duplas. Cada uma receberá duas palavras com a terminação -eza ou -esa, sem a presença do z ou do s (da mesma forma que aparecem no slide).
  • Desafie os alunos a descobrirem a escrita correta com a pergunta: “E agora: é com s ou é com z?”.
  • Explique a eles que para descobrirem deverão procurar a palavra no dicionário, completá-la com z ou s e registrar também o seu significado. Lembre aos alunos que, no dicionário, algumas palavras só serão encontradas no masculino, enquanto que outras só serão encontrados os adjetivos dos quais derivam. Consulte a resolução das atividades para facilitar as intervenções com os alunos na busca das palavras.
  • Peça que observem a descrição dada pelo dicionário e questione: “É possível perceber se a palavra é derivada de outra, como no exemplo dado no início da aula (estranho-estranheza)? No caso das palavras que estão no feminino, como descobrir a grafia correta?”.
  • Monte um cartaz com duas colunas: uma com o sufixo -esa e outra com -eza.
  • Peça que as duplas colem sua palavra na coluna certa, expondo oralmente o significado encontrado no dicionário.
  • Na folha de atividades, disponível nos Materiais Complementares, os alunos deverão fazer o registro das palavras trabalhadas.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Desafie os alunos a exercitarem um pouco mais o uso dos sufixos -esa e -eza. As duplas deverão jogar três rodadas de jogo da velha.
  • Um aluno ficará com palavras terminadas em -esa e o outro com palavras terminadas em -eza. Eles deverão escrevê-las corretamente, pensando na regularidade do uso dos sufixos. Vence quem formar uma linha, vertical, horizontal ou diagonal com as palavras certas.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é perceber a regularidade no uso dos sufixos -esa e -eza em substantivos derivados de adjetivos de títulos de nobreza de adjetivos pátrios no feminino.

Materiais necessários: fichas contendo as palavras; dicionários; folhas impressas; papel pardo ou cartolina (para o cartaz); e papel sulfite para o jogo da velha.

Dificuldades antecipadas: grafia incorreta das palavras com o sufixo -esa ou -eza.

Referências sobre o assunto:

MORAIS, A. G. A norma ortográfica do Português: o que é? Para que serve? Como está organizada? In: SILVA, A. MORAIS, A. G. MELO, K. L. R. Ortografia na sala de aula. 1. ed., 1. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. pp. 11–28.

SÃO PAULO (SP). Secretaria de Educação. Ler e escrever: RI- Recuperação Intensiva. Material do professor- 5º ano. 8. ed. rev. e atual. São Paulo: FDE, 2015. pp. 125-127.

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Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Explique que serão exercitadas algumas regularidades do emprego dos sufixos -esa e -eza.

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Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula com o seguinte questionamento : “ Vocês já perceberam que na língua portuguesa existem palavras que surgem de outras? Vamos brincar de formar palavras? Como fica a palavra ‘estranho+eza’? E seu eu juntar ‘holandês+esa’, o que será formado?”
  • Mostre o slide com as palavras formadas e questione sobre o significado delas.
  • Peça que leiam as palavras em voz alta e pergunte: “O que elas possuem em comum? Será que é possível saber se a palavra é escrita com z ou s só de ouvir sua pronúncia?”. Explique, então, que essas duas palavras terminam com o mesmo som, porém são escritas de formas diferentes.
  • Diga que na aula vão exercitar as regularidades do uso de -esa e -eza com o objetivo de grafar corretamente palavras que se enquadram nesses casos.
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Orientações:

  • Ainda em duplas, peça que observem a lista de palavras formada no cartaz e elaborem uma explicação para o uso dos sufixos -esa e -eza. As duplas deverão registrar suas conclusões.
  • Após exposição oral das conclusões das duplas, explique que a terminação -eza será sempre usada em substantivos derivados de adjetivos. Use os exemplos do slide para relacionar com os adjetivos dos quais derivam as palavras: belo, esperto, fraco, frio etc.
  • No caso das palavras terminadas em -esa, explique que as quatro primeiras são títulos de nobreza no feminino e que as demais são adjetivos pátrios, também no feminino.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações

  • Organize os alunos em duplas. Cada uma receberá duas palavras com a terminação -eza ou -esa, sem a presença do z ou do s (da mesma forma que aparecem no slide).
  • Desafie os alunos a descobrirem a escrita correta com a pergunta: “E agora: é com s ou é com z?”.
  • Explique a eles que para descobrirem deverão procurar a palavra no dicionário, completá-la com z ou s e registrar também o seu significado. Lembre aos alunos que, no dicionário, algumas palavras só serão encontradas no masculino, enquanto que outras só serão encontrados os adjetivos dos quais derivam. Consulte a resolução das atividades para facilitar as intervenções com os alunos na busca das palavras.
  • Peça que observem a descrição dada pelo dicionário e questione: “É possível perceber se a palavra é derivada de outra, como no exemplo dado no início da aula (estranho-estranheza)? No caso das palavras que estão no feminino, como descobrir a grafia correta?”.
  • Monte um cartaz com duas colunas: uma com o sufixo -esa e outra com -eza.
  • Peça que as duplas colem sua palavra na coluna certa, expondo oralmente o significado encontrado no dicionário.
  • Na folha de atividades, disponível nos Materiais Complementares, os alunos deverão fazer o registro das palavras trabalhadas.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Desafie os alunos a exercitarem um pouco mais o uso dos sufixos -esa e -eza. As duplas deverão jogar três rodadas de jogo da velha.
  • Um aluno ficará com palavras terminadas em -esa e o outro com palavras terminadas em -eza. Eles deverão escrevê-las corretamente, pensando na regularidade do uso dos sufixos. Vence quem formar uma linha, vertical, horizontal ou diagonal com as palavras certas.

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