13300
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Listening for the Main Idea II

POR: Valdelena Maria Nojosa Nobre Rodriguez 14/11/2018
Código: ING6_05UND02

6º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF06LI04) Reconhecer, com o apoio de palavras cognatas e pistas do contexto discursivo, o assunto e as informações principais em textos orais sobre temas familiares.

Plano de aula de Inglês com atividades para 6o ano do EF sobre Listening for the Main Idea II

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula é uma de duas aulas que abordam a habilidade de escuta, principalmente na busca de palavras cognatas para compreensão do contexto abordado. Embora as duas aulas desta unidade foquem a mesma habilidade, elas não se complementam entre si, nem precisam ser apresentadas em sequência.

Preparação para a aula: Para essa aula, você precisará de um data show para projetar o vídeo da parte do Input. Há também sugestões de atividades impressas, porém, caso haja dificuldade em imprimir as atividades, estas poderão ser copiadas em papel craft ou cartolina. Há ainda sugestões de vídeos extras ou material complementar que podem ser utilizados em outros momentos. Reserve um tempinho durante a preparação para a aula para verificar esse material.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia e explique para os alunos que eles irão assistir a um vídeo em inglês e tentar entender o tema do vídeo usando o contexto e algumas palavras cognatas como pista. We are going to watch a video and try to understand what the video is about observing the context and listening to some cognate words.

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Mostre o slide aos alunos e diga que irão assistir a um vídeo sobre essa garota, mas que antes irão fazer algumas predições ou suposições acerca do que será discutido.
  • Proponha as perguntas do slide lendo-as em voz alta e esclarecendo o que cada uma pede.
  • Divida a turma em grupos de 2 - 3 alunos e peça-lhes para responder às perguntas usando sua imaginação e o cenário exposto nas fotos como guia para suas respostas. Se preferir, use a atividade que está no link: Atividade de Contexto . Dê alguns minutos para os alunos responderem. Enquanto isso, circule pela sala para tirar qualquer dúvida que possa surgir.
  • Ao final do tempo, peça-lhes que guardem suas respostas para discuti-las depois. Diga-lhes que eles irão assistir ao vídeo e que talvez confirmem ou neguem algumas predições que eles fizeram .
  • Passe para o slide seguinte.

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Assistir a um vídeo e compreender a ideia principal baseando-se nas pistas do contexto e de palavras cognatas.

Expectativa: Que ao assistirem ao vídeo, os alunos sejam capazes de compreender a ideia que está sendo transmitida.

Orientações:

  • Diga aos alunos que eles irão assistir a um vídeo produzido pela empresa Life Where I’m From, que produz videos sobre estilos de vida em diferentes partes do mundo. O vídeo de hoje e apresentado por Aiko uma garota de aproximadamente 11 anos. Lembre aos alunos que ao assistirem ao vídeo eles devem ficar atentos para encontrar respostas para as perguntas propostas no slide anterior: Who is she? What is she doing? Where is she from? Where is she now? Escreva as perguntas no quadro para que fiquem visíveis aos alunos.
  • Reproduza o vídeo acima, que pode ser encontrado no link: https://www.youtube.com/watch?v=P_-QJO802Yc
  • Ao final do vídeo, verifique se os alunos conseguiram ouvir as respostas às perguntas propostas. Anote as diferentes respostas oferecidas por eles no quadro, mas não ofereça as respostas correta ainda. Diga-lhes que todas as suas suposições são válidas e que vocês irão assistir ao vídeo mais uma vez para se certificarem das respostas corretas.
  • Reproduza o vídeo mais uma vez. Se achar necessário (ou conveniente), pause o vídeo a cada resposta oferecida no vídeo. Essas informações encontram-se na primeira parte do vídeo antes mesmo da garota Aiko entrar no apartamento.

Material complementar: A transcrição deste vídeo encontra-se num documento no seguinte link: Transcript

Tempo sugerido: Continuação do Input.

Propósito: Verificar a compreensão das informações de contextualização do vídeo.

Expectativa: Que os alunos verifiquem se foram capazes de responder corretamente às perguntas propostas na contextualização da aula.

Orientações: Após a segunda reprodução do vídeo, faça a correção das perguntas propostas no início da aula:

  • Who is she? Aiko, a Japanese girl.
  • Where is she from? She is from Japan (apparently), but she speaks English.
  • Where is she now? She is in her apartment in Japan.
  • What is she doing? She is presenting her Japanese apartment and showing what a Japanese apartment is like.

Após essa correção, passe para o slide seguinte.

Tempo sugerido: 15 minutos.

Propósito: Verificar a compreensão das ideias apresentadas oralmente pela apresentadora do vídeo.

Expectativa: Que os alunos expandam sua compreensão verbal a partir de pistas no contexto, tais como ajuda visual e cognatos.

Orientações: Leia o slide em voz alta, esclarecendo quaisquer dúvidas que possam surgir. Proponha a atividade aos alunos. Essa atividade pode ser encontrada no seguinte link: Atividade - Output . Além da questão que está no slide, encontram-se algumas perguntas para discussão, como:

  • List two differences between the apartment in Japan and the typical Brazilian apartment.
  • What was your favorite part about the Japanese apartment?
  • What is something that you didn’t like about the Japanese apartment?

Peça aos alunos que respondam a atividade em duplas. Circule pela sala para esclarecer dúvidas enquanto eles realizam a atividade. Após 6 - 7 minutos, proceda para a correção da atividade. Durante a correção da atividade, pergunte aos alunos a versão verdadeira de cada afirmativa falsa.

Material complementar:

Atividade complementar: Aproveite o vídeo desta aula para falar um pouco mais sobre partes da casa e sobre diferentes tipos de moradias. Os alunos podem desenhar plantas de suas casas para apresentar em sala ou podem desenhar e escrever como seria “a casa/apartamento dos seus sonhos”. Eles podem ainda fazer um vídeo semelhante ao vídeo apresentado.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Organizar os saberes adquiridos nessa aula e despertar no aluno o senso de que eles, de fato, conseguiram entender uma pessoa falando inglês.

Expectativa: Que os alunos percebam que conseguiram entender algo do video usando recursos como imagens e palavras cognatas.

Orientações: Leia o slide com os alunos, apontando informações importantes sobre cada tópico:

  • Explique que “making inferences” significa prever as informacoes que estao no video ou no texto baseando-se no contexto e outras informações externas (imagens, titulo,etc.)
  • Quando assistimos a um vídeo, recebemos muitas informações, mas as imagens nos ajudam a filtrar o que são as informações principais.
  • O estudo de uma língua estrangeira proporciona a oportunidade de aprender sobre outras culturas e expandir seu conhecimento de mundo.

Contents

  1. INPUT: Video: What a Japanese apartment is like.
  2. OUTPUT: True or False Activity.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF06LI04) Reconhecer, com o apoio de palavras cognatas e pistas do contexto discursivo, o assunto e as informações principais em textos orais sobre temas familiares.

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Valdelena Nobre Rodriguez

Mentor: Isabel Callejas

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULA 02

Listening for the Main Idea II

VOCÊ ESTÁ AQUI

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes