Atividade para impressao - Context
Plano de Aula
Plano de aula: Asking for Directions
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Spoken Descriptions
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Essa aula continua a sequência de aulas que visam praticar a habilidade oral pedindo informações e esclarecimentos. Embora faça parte de um grupo de aulas visando a mesma habilidade, essa aula não depende das outras e pode ser utilizada individualmente.
Preparação para a aula: Para ministrar essa aula, você precisará utilizar o data show para apresentar o vídeo do Input aos alunos. Esse equipamento também será útil ao final quando sugerimos uma música para os alunos acompanharem. Para cada parte da aula há atividades que podem ser impressas, mas que podem ser adaptadas para utilizar o quadro ou feitas antecipadamente em papel craft ou cartolina. Por exemplo, se não houver possibilidade de imprimir a atividade do Context, faça um caça-palavras gigante ou alguns caça-palavras ampliados para ser
em utilizados por grupos maiores de alunos.
Context
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Mostre o slide aos alunos e leia a pergunta para eles. Explique que a expressão should é usada para fornecer algum tipo de conselho ou sugestão. We use should to give advice, suggestions. It’s not an obligation, but a suggestion. Dê alguns exemplos usando should em outras situações. Por exemplo, simule uma febre ou tosse e diga: I should go to the doctor. Em seguida, aponte para alguns locais no mapa e pergunte: Where should I go to _get coffee/ watch a game? Depois, distribua a atividade impressa para que eles a resolvam e se familiarizem com o vocabulário da aula. A atividade está no seguinte documento: Atividade de contexto. Para motivar mais os alunos, você pode propor uma dinâmica: os alunos respondem a atividade em duplas e dizem “Stop” ao concluir a atividade. Quando a primeira dupla disser “stop”, todos devem parar. Confira as respostas, escrevendo-as no quadro e explicando o vocabulário, se necessário. Se ainda houver tempo, pratique um pouco mais a pergunta Where should I go to _get coffee/ watch a game?
Passe para o slide seguinte.
Material complementar: A resolução da atividade acima está no seguinte documento: Resolução context.
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia o slide para os alunos e diga em inglês, Today we will learn how to ask for directions and and ask for information about places.
Input
Tempo sugerido: 20 minutos.
Propósito: Perceber a linguagem utilizada para pedir e fornecer ajuda (esclarecimento), bem como adquirir uma compreensão geral do vídeo.
Expectativa: Que os alunos percebam a linguagem utilizada para pedir e fornecer ajuda (esclarecimento).
Orientações: Diga aos alunos que eles irão assistir a um vídeo produzido pela National Geographic. Esse é um dos vídeos da série que faz experimentos para demonstrar algumas funções cerebrais. Diga que neste vídeo eles irão ver um casal pedindo informações de como chegar a um determinado local. In the video, there is a couple asking for directions. Diga-lhes que fiquem bem atentos a tudo o que acontece no vídeo. Link para o video: https://www.youtube.com/watch?v=5Ikl_1f-aYQ
Durante a reprodução do vídeo, eles devem tentar descobrir respostas para as seguintes perguntas:
- Where does the couple want to go?
- What do they use to help them find the location?
- They will pass two places on the way to their destination. Which places are these?
- Were you able to follow the directions given by the student?
- What happened at the end?
Essas perguntas podem ser escritas no quadro ou impressas do documento no link: Questions
Apresente o vídeo até o ponto em que o casal se despede do estudante que lhes deu as informações (1:45).
Responda as perguntas com os alunos e pergunte-lhes se eles perceberam algo diferente ou estranho em algum dos personagens do vídeo. Ouça suas considerações e passe o restante do vídeo para que eles vejam o que realmente aconteceu. Explique aos alunos a palavra pickpocket: To pickpocket is to steal from someone without them knowing, taking something from their bag or pocket without them realizing. Então, pergunte se essa é uma situação possível de acontecer. Diga-lhes que independentemente de onde estejam, sempre é necessário ficar atento quando se anda na rua ou se fala com estranhos. Se houver tempo, passe o video novamente na íntegra para que os alunos percebam agora o furto que não perceberam da primeira vez que o vídeo foi mostrado.
Introduza o vocabulário para pedir ajuda ou esclarecimento. Pergunte se os alunos sabem algumas perguntas que podemos fazer para pedir ajuda numa situação como a do vídeo. Do you know what questions to use to ask for help in a similar situation? Excuse-me; Can you tell me how to get to the ______________?; How can I get to the ____________________?; Okay, so it’s _______________________, right?
Passe para o slide seguinte.
Material complementar: A transcrição do vídeo encontra-se num documento no seguinte link: Transcript .
Outros vídeos que apresentam instruções de como pedir direções:
Input
Tempo sugerido: Continuação do Input.
Propósito: Perguntar e responder questões relacionadas a fornecer direções para determinados locais.
Expectativa: Que os alunos consigam perguntar como chegar a determinado local e chequem se compreenderam a informação.
Orientações: Apresente o slide aos alunos e, caso seja necessário, esclareça o vocabulário referente a localidades. Leia o quadro com a linguagem necessária para realização da atividade dando exemplos de acordo com o mapa. Prossiga fazendo um role-play para praticar a linguagem com os alunos. Se preferir, use a seguinte atividade impressa. Mostre aos alunos o ponto de início (start) marcado no mapa. Pratique as situações apresentadas algumas vezes em voz alta com os alunos antes de passar para o slide seguinte. Reforce com eles a ideia de que entender e guardar informações, especialmente directions não é tão fácil assim. As vezes precisamos pedir que repitam as informações: Can you repeat, please? / I’m sorry, I didn’t get that. Can you say it again? / Say it again. Outra forma de confirmar a informação recebida é repetindo a informação.
Output
Tempo sugerido: 15 minutos.
Propósito: Praticar pedir direções e informações sobre diferentes locais.
Expectativa: Que os alunos consigam aplicar a linguagem praticada na aula de hoje.
Orientações: Coloque os alunos em duplas, preferencialmente um aluno mais fluente com um menos fluente. Oriente-os para visualizar o mapa e criar situações semelhantes às situações praticadas anteriormente. Eles devem alternar os papéis de perguntar e responder as perguntas. O aluno B terá que inventar uma localização para os locais que não estão no mapa e dar as direções. Então, o aluno A encontra e escreve ali o nome do local. Circule pela sala para se certificar que eles estão conseguindo realizar a atividade. Ao final, ofereça o espaço para as duplas que quiserem apresentar seu role play para o restante da turma.
Atividade complementar: Se houver oportunidade em uma outra aula, esconda estrelas de papel em diversos locais da escola. Escreva as direções para esses locais em tiras de papel e distribua as tiras com as direções para grupos de dois ou três alunos. Diga-lhes que eles devem escrever o nome do local no papel e recolher a estrela. Ao final, o grupo com mais estrelas ganha o jogo. Essa e outras atividades encontram-se no seguinte link: https://www.teach-this.com/functional-activities-worksheets/directions
Material complementar:
O vídeo abaixo apresenta linguagem simples e exemplos de como pedir informações sobre como chegar a um determinado local.
https://www.youtube.com/watch?v=IfT4XhfUFkk
Feedback
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Organizar os saberes adquiridos na aula de hoje e perceber seu uso na vida diária.
Expectativa: Que os alunos percebam que o aprendizado adquirido na aula de hoje é realmente útil em situações cotidianas.
Orientações: Leia o slide com os alunos pedindo que eles completem as informações que faltam. Se achar necessário, volte ao mapa e forneça mais alguns exemplos.
Atividade complementar: Se houver tempo, ou em uma aula posterior, coloque o vídeo da dança/música Cha-cha slide para que os alunos dancem seguindo as instruções dadas durante a música. Durante a música, se trabalha bastante a direcionalidade left/right. Esse video encontra-se no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=wZv62ShoStY
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Facebook, WhatsApp ou blog da escola (alguma plataforma que possibilite o envio aos alunos de posts e perguntas a serem realizadas nas aulas, para o context, input e output); Google Drive e Docs.
- Materiais para desenhar ou criar um mapa de sua cidade, podendo ser eletrônico ou físico.
Nota: Para a aula síncrona, pode-se utilizar os mesmos documentos da aula original (como, por exemplo, o vídeo, que é muito interessante) e modificar as atividades. Pode-se usar o plano da aula, compartilhar a tela e usar o Zoom para desenhar no plano, explicando as direções para ir de um lugar para outro.
Esta adaptação terá foco nas aulas assíncronas.
Context
Pergunte aos alunos: “What places do we have in a city? For example, park or hospital.” Convide-os a criar a maior lista possível de vocabulário sobre cidade, cada um sugerindo uma palavra nova.
Diga aos alunos que, nesta semana, eles aprenderão sobre os lugares da cidade e como dar direções.
Input
Crie um post no grupo de Facebook ou mande uma mensagem no grupo do WhatsApp com o mapa de uma cidade, que pode ser feito por você, e peça aos alunos para resolverem os exercicios disponíveis aqui.
Output
Peça aos alunos para criarem seus próprios planos de uma cidade imaginária. Como seriam as cidades deles? Teriam muitos parques, hospitais, museus etc.? Os alunos irão postar fotos ou documentos do mapa de suas cidades. Peça para nomearem suas cidades e escreverem algumas frases apresentando-as.
For example, “This is my city Flower Ville. My city is full of flowers and animals. People feel very happy and at peace here. There is a good school, big park and a great hospital.”
Por fim, peça para eles responderem, no mínimo, a dois colegas que perguntarem sobre suas cidades, pedindo direções. Por exemplo, How do I get to the bakery from the bank?
Feedback
Faça um resumo da semana. Por exemplo: “Great job this week everyone! This week, you learned vocabulary related to cities, you also designed your own cities and gave directions about going from one place to another in the city.”
What did you learn this week? Did you like designing a city?
Why or why not?
Os alunos podem responder nos chats compartilhando suas opiniões sobre a aula e o que eles aprenderam na semana.
Convite às famílias
Os alunos podem pedir ajuda dos pais ou responsáveis para a criação dos mapas.
Contents
- INPUT: Video: Not afraid to ask for directions (Brain games)
- OUTPUT: Role-play of an “asking for directions” situation.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF06LI03) Solicitar esclarecimentos em língua inglesa sobre o que não entendeu e o significado de palavras ou expressões desconhecidas.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Valdelena Nobre Rodriguez
Mentor: Isabel Callejas
Especialista: Celina Fernandes