"É preciso colaboração, e não competição, para garantir o direito à aprendizagem" Pesquisadora brasileira explica como as avaliações têm sido utilizadas nos EUA e critica falta de debate sobre o tema no Brasil
Os propósitos formativos do planejamento docente Ao analisar os planejamentos dos professores, o coordenador articula as ações pedagógicas, orientando a equipe a ajustá-los aos objetivos de aprendizagem e ao PPP
Escola: lugar para todos Dialogar com a comunidade sobre os direitos das crianças e jovens é contribuir para que ninguém fique para trás, aluno da escola ou não
Em busca da identidade Depois de trabalhar o respeito à diversidade, escola de Diadema envolveu a comunidade na escolha de um nome condizente com a nova realidade
Reformar só a diretoria Ao deixar de lado espaços que precisam de obras mais urgentes, o gestor se aproveita do cargo em detrimento do investimento no ensino
O que querem os jovens As manifestações populares trouxeram uma oportunidade imperdível para a escola entender melhor os anseios da nova geração
Avaliando a avaliação Projeto de formação melhora a qualidade das provas e dá à coordenadora da Bahia o título de Gestora Nota 10
Tire as dúvidas sobre avaliações externas Prova Brasil, Aneb e ANA. Entenda o que são essas avaliações e confira como se organizar para receber os aplicadores
Menos desigualdade, mais qualidade Estudo da FVC aponta caminhos para reduzir a diferença de desempenho entre os alunos de uma mesma escola
Módulo 5: Pular, tocar, dançar Como ampliar o repertório cultural das crianças por meio de brincadeiras populares que envolvem a música e o movimento expressivo
Vice-diretor: o braço direito do gestor Ele não é só um substituto e pode ajudar você, diretor, em todas as áreas. Veja como delegar funções e dar autonomia a ele