Clareza gera eficiência O papel do coordenador pedagógico na concepção do projeto político-pedagógico
Percalços da formação na América Latina Denise Vaillant escreve sobre a situação da formação continuada na América Latina
Sozinha, a quantidade não garante a qualidade A pesquisadora afirma que a experiência e o tipo de relação com o diretor contribuem para a eficiência do trabalho do coordenador
Conhecimentos que o formador precisa ter Além de aumentar a oferta de formação continuada para os coordenadores pedagógicos, deve-se investir na qualidade dos conteúdos
Formação continuada ainda é ficção no país Pesquisas apontam que, para avançar, é preciso investir em programas de capacitação dentro das unidades escolares
Espaços de estudo e reflexão Centros concentram prática de atualização profissional sem deixar de lado os horários de trabalho coletivo na escola
Refletir faz a diferença Educadora portuguesa defende uma formação voltada ao diálogo e às práticas que sejam colaborativas de fato
8 iniciativas indispensáveis Cabe às Secretarias de Educação garantir as boas condições para o aprimoramento profissional dos docentes
De portas abertas para a sociedade Unir forças com as famílias, valorizar saberes locais e encadear ações para o desenvolvimento das crianças. Essa é a base da relação entre a escola e o entorno