Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

26

Conheça as melhores obras para se aprofundar na BNCC de Língua Portuguesa

Livros lançados nos últimos anos já trazem alguns dos pressupostos teóricos e metodológicos presentes na BNCC.

Autor: NOVA ESCOLA

Veja as principais referências para planejar as suas aulas. Ilustração: Rita Mayumi/Nova Escola

A Base Nacional Comum Curricular mantém muitos dos princípios adotados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), sendo que um deles é a centralidade do texto e dos gêneros textuais. Na prática, isso significa que o ensino de português precisa continuar contextualizado, articulado ao uso social da língua. Nesse ampanhado de referências, há diversas sugestões de livros e outros conteúdos para subsidiar os professores na elaboração de aulas alinhadas ao que preconiza a Base. Veja abaixo.

LIVROS

Gêneros orais e escritos na escola, de Bernard Schneuwly e Joaquim Dolz


Traz orientações práticas sobre como ensinar a partir dos gêneros selecionados pela escola a cada ciclo, algo que os PCNs já propunham como metodologia e que a BNCC consolida em seu texto.

Gêneros textuais e ensino, de Ângela Paiva Dionísio, Anna Rachel Machado e Maria Auxiliadora Bezerra (org.)

Apresenta gêneros conhecidos e que adquiriram novas funções comunicativas – em virtude das mudanças nos suportes da mídia escrita --, além de gêneros novos que podem ser trabalhados na escola, indicando como podem ser tratados para efeitos didáticos.

Aula de português: encontro e interação, de Irandé Antunes

Sugere uma reorientação na forma de ensinar língua portuguesa, a partir dos avanços trazidos pelas pesquisas mais recentes envolvendo o tema. Seu foco está nas práticas de leitura, escrita e na reflexão sobre a língua.
 
Práticas de Letramento - Caminhos e Olhares Inovadores, de Ana Maria de Mattos Guimarães, Cristiane Maria Schnack e Delaine Cafiero Bicalho (org.)

Levanta questões acerca do papel do professor na elaboração das aulas e das avaliações, focando, inclusive, a utilização do livro didático em classe.
 
Reflexões Sobre Práticas Escolares de Produção de Texto, de Maria da Graça Costa Val e Gladys Rocha

A partir da visão de que o aluno é sujeito ativo no processo de aprendizado, faz pensar sobre o processo que permite ao estudante dos anos iniciais do Ensino Fundamental apropriar-se das  habilidades textuais-discursivas.

Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas, de Carla Viana Coscarelli e Ana Elisa Ribeiro

Analisa o impacto do contexto tecnológico nas escolas, na forma de aprender e ensinar a língua, com especial atenção às práticas de leitura e escrita.
 
Produção textual, análise de gêneros e compreensão, de Luiz Antonio Marcuschi

Destaca a importância de situar a língua como uma prática social e uma forma de atuar sobre a realidade, analisando, também, os processos de compreensão textual e produção de sentido.
 
Escola conectada: os multiletramentos e as Tics, de Roxane Rojo

Propõe e mostra caminhos possíveis para preparar os alunos com as competências de leitura e produção de textos exigidas na atualidade, de forma que eles possam se reconhecer e atuar nesse contexto tão impactado pela tecnologia.
 
Da fala para a escrita: atividades de retextualização, de Luiz Antonio Marcuschi 

O autor mostra que não há uma dicotomia entre oralidade e escrita, a partir da análise de gêneros textuais variados.
 
Tecnologias para aprender, de Carla Viana Coscarelli (org.)

Traz as reflexões de diversos pesquisadores que se dedicam à questão do letramento digital, para assinalar o que é preciso aprender e ensinar a fim de usar as tecnologias de maneira crítica, a favor da cidadania.
 
Ler e brincar, tecer e cantar: literatura, escrita e educação, de Yolanda Reyes
É uma referência teórica para o trabalho literário no Ensino Fundamental. A obra dá ênfase à formação de leitores e analisa o lugar da literatura na educação.

VÍDEO 

Língua Portuguesa na BNCC

Disponível em: http://bit.ly/36EsJkh

Neste vídeo, Alice Junqueira, especialista em alfabetização e letramento do Cenpec, fala sobre os pontos fundamentais da BNCC para o componente Língua Portuguesa.


 
DOCUMENTOS

Dimensões e Desenvolvimento das Competências Gerais da BNCC

Disponível em: http://bit.ly/2U6cMAI

A publicação tem o objetivo de apoiar redes, escolas e professores a compreender as Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular e como elas progridem ao longo da Educação Básica. 
 
O currículo precisa preparar os alunos para a vida

Disponível em: http://bit.ly/36ycR2B

A Curriculum Foundation (Fundação Curricular) identificou dez princípios de um currículo de alto nível a partir de análises de pesquisas internacionais e de seu trabalho com escolas por todo o mundo, organizados em quatro domínios.

O desafio do professor

Disponível em: http://bit.ly/2tckOgs

Neste conteúdo, especialistas alertam para a formação de professores cujo papel na sala de aula passa a ser o de mentor que orienta os alunos.