Atividade para impressão - A velhinha contrabandista - LP07_05SQA04
Plano de Aula
Plano de aula: Discurso direto e indireto nos contos de humor
Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de humor
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto de humor e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: computador, projetor, caixas de som, internet, fotocópias dos contos selecionados.
Informações sobre o gênero: O conto é uma narrativa breve escrita em prosa e que, embora tenha os mesmos elementos de um romance ou uma novela - enredo, personagem, tempo e espaço - é mais curto e apresenta ideias concisas e precisão narrativa. Os contos de humor, especificamente, utilizam as características do que é considerado divertido e cômico para a estruturação de sua narrativa e constroem o humor por meio de mecanismos linguísticos, figuras de linguagem, quebra de expectativa e conhecimentos de mundo que são mobilizados na interação entre autor, texto e leitor.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades advindas de um possível não reconhecimento dos aspectos sintáticos da pontuação e do desconhecimento da terminologia discurso direto e indireto.
Referências sobre o assunto:
BERGSON, Henri. O riso. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1983.
COSTA, Flávio Moreira da. Os 100 melhores contos de humor da literatura universal. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001.
DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Textos Humorísticos. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/redacao/textos-humoristicos.htm>. Acesso em: 3 ago. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Para preparar esta aula, leia e analise previamente os trechos dos contos de humor selecionados.
- Apresente brevemente o slide com o tema da aula.
Introdução
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
- Projete a tirinha e peça para três alunos lerem, “interpretando” as diferentes vozes do texto.
- Em seguida, peça para um quarto aluno recontar o diálogo sem utilizar a reprodução direta das falas, mas narrando o que aconteceu do ponto de vista de um observador.
- Em seguida, peça para a turma citar livremente algumas das alterações que o texto sofreu quando narrado pelo quarto aluno. Como esta é uma atividade de introdução, não é necessário, ainda, atentar para os “detalhes” dessa modificação mas, de maneira geral, ressalte a transformação que a estrutura sofre quando modificada. Espera-se que os alunos, ainda que sem as devidas classificações fixadas, ao fazerem as modificações do discurso direto para indireto, insiram a voz do narrador e a conjunção integrante que, essencial para a estruturação do discurso indireto.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Peça para os alunos lerem este trecho do conto A velha contrabandista, de Stanislaw Ponte Preta.
- Em seguida, individualmente, peça para reescreverem o trecho, modificando-o do discurso direto para indireto.
- Após o tempo de aplicação do exercício, conduza a correção com as perguntas:
- Que tempos verbais sofreram alterações? Que vocábulos precisaram ser inseridos/cortados? Por quê?
Espera-se que os alunos, ao fazerem as modificações do discurso direto para indireto, insiram a voz do narrador e a conjunção integrante que, essencial para a estruturação do discurso indireto. Eles também precisarão fazer alterações nos tempos verbais (a frase É areia, por exemplo, será modificada para: (...) e respondeu QUE ERA areia). Os alunos farão essa transformação naturalmente, pois essa estrutura é comumente usada no cotidiano dos falantes. O importante, aqui, é sistematizar essa transformação, atentando para as mudanças de pontuação, verbal e possível inserção de verbos dicendi (dizer, perguntar, afirmar etc).
- Após as análises linguísticas e estruturais a respeito dos dois discursos, faça as seguintes perguntas:
- Em relação ao sentido do texto, o que muda com essa alteração do discurso direto para o indireto? As vozes continuam aparecendo?
Espera-se que os alunos percebam como o efeito de sentido pode ser alterado com a supressão de algumas vozes diretas no texto, modificando o próprio efeito de humor do conto. A inserção da vozes diretas reproduz exatamente as falas dos personagens, o que, no texto em questão, ajuda a provocar comicidade visto que a fala da velhinha e a fala do fiscal são contrastantes: a dele é assertiva, a dela é irônica. O discurso indireto provoca um distanciamento entre leitor e personagem, pois só conseguimos escutar suas vozes através de um narrador.
5. O tempo sugerido para esta etapa é 18 minutos.
Material complementar: Você pode encontrar o conto na íntegra para impressão aqui e a atividade para impressão aqui.
PONTE PRETA, Stanislaw. A velha contrabandista.Disponível em: <https://www.pensador.com/autor/stanislaw_ponte_preta/biografia/>. Acesso em: 2 ago. 2018.
Desenvolvimento
Orientações:
- Peça para os alunos lerem os trechos dos contos Às escuras, de Artur Azevedo e A velha contrabandista, de Stanislaw Ponte Preta.
- Em seguida, individualmente, peça para reescreverem o trecho, modificando-o do discurso direto para indireto.
- Após o tempo de aplicação do exercício, conduza a correção com as mesmas perguntas do slide anterior:
- Que tempos verbais sofreram alterações? Que vocábulos precisaram ser inseridos/cortados? Por quê?
Espera-se que os alunos, ao fazerem as modificações do discurso indireto para direto, insiram as vozes dos personagens alterando a conjunção integrante que, e transformando as orações de acordo com a pontuação necessária no uso do discurso direto: verbo dicendi (verbos de dizer), dois pontos e travessão.
- Após as análises linguísticas e estruturais a respeito dos dois discursos, faça as seguintes perguntas:
- Em relação ao sentido do texto, o que muda com essa mudança do discurso indireto para o direto?
Espera-se que os alunos percebam como o efeito de sentido pode alterar com a inserção de algumas vozes diretas no texto, modificando o próprio efeito de humor do conto. Inserindo a voz de cada personagem no conto, é possível conseguir uma maior aproximação entre leitor e personagem, e inserir características em suas falas que incorporem atribuições do personagem: se ele é engraçado, se é mais jovem ou mais idoso, em que situação se encontra etc. O aluno também poderá interpretar que o uso do discurso indireto ajuda na passagem do tempo, já que a onisciência do narrador admite essa transição que não poderia ser observada, por exemplo, por um personagem.
- O tempo sugerido para esta etapa é 17 minutos.
Materiais complementares:
Você pode encontrar as versões integrais dos contos para impressão aqui e aqui. A atividade para impressão está aqui.
PONTE PRETA, Stanislaw. A velha contrabandista.Disponível em: <https://www.pensador.com/autor/stanislaw_ponte_preta/biografia/>. Acesso em: 2 ago. 2018.
AZEVEDO, Artur. Às Escuras. Disponível em <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=7445>. Acesso em: 2 ago. 2018.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Volte à primeira atividade da aula, que agora será concluída.
- Pergunte aos alunos se, nas tirinhas, há uso do discurso direto e indireto, e por quê. Pergunte que efeito esse discurso causa no texto. A ideia deste encerramento é concluir a etapa inicial da aula com respostas mais assertivas a respeito do uso dos discursos direto e indireto e seus respectivos efeitos nos textos cômicos. Trata-se, portanto, de uma breve retomada que revise os conceitos sistematizados durante a aula.
Instrua-os a lerem o conto atentamente.
Em seguida, peça que reflitam sobre as questões propostas no último slide da etapa de fechamento do plano de aula. Por fim, peça que respondam à questão que se encontra na etapa de fechamento do plano de aula: E aí? Você riu de quê? Se desejar, é possível solicitar que os alunos encaminhem as respostas escritas, por WhatsApp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes, para que sejam avaliadas por você. Você pode, se preferir, gravar áudios com as respostas esperadas para as questões ou enviar, via WhatsApp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes, aos alunos, o arquivo contendo as respostas esperadas. Análise do gênero conto de humor Peça aos estudantes que identifiquem, no conto “A velha contrabandista”, os elementos da narrativa (tempo, espaço, personagens e o tipo de narrador).
Se considerar necessário respostas escritas, peça que as enviem por WhatsApp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes, para que sejam avaliadas.
Em seguida, peça aos estudantes que leiam o conto “Às escuras”, disponível no segundo plano de aula da sequência de planos de aula sobre contos de humor.
Após a leitura, peça que respondam às perguntas presentes no desenvolvimento do plano de aula em questão e reproduzidas abaixo: Que conhecimento de mundo é preciso ter para entender o humor deste conto? O conto de Artur Azevedo foi escrito em meados do século XIX.
Você reconhece alguma “pista” dessa data no texto? Qual? O desfecho do conto é surpreendente/engraçado? Se este texto fosse publicado hoje, do modo como está escrito, ele seria engraçado? As hipóteses levantadas anteriormente foram confirmadas? Se considerar necessário respostas escritas, peça que as enviem por WhatsApp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes, para que sejam avaliadas.
O objetivo desta atividade é mostrar que o conto não se resume apenas às palavras e aos elementos da narrativa, mas também ao que está inferido, implícito e subentendido para além do que está propriamente escrito.
No caso do gênero contos de humor, o elemento cômico passa nitidamente pela ideia de que o leitor precisa de certo conhecimento de mundo para conseguir decodificá-lo, participando ativamente da leitura. Você pode, se preferir, gravar áudios com as respostas esperadas para as questões ou enviar, via WhatsApp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes, aos alunos, o arquivo contendo as respostas esperadas. Produção de um conto de humor Para a produção escrita, disponibilize aos alunos, via e-mail, WhatsApp ou qualquer outro meio que considerar pertinente, a folha planejamento de conto humor.
Peça que planejem o conto com base nas características estruturais estudadas anteriormente. Após o planejamento, instrua-os a iniciar a escrita.
Para essa atividade de produção, utilize como base os planos de aula 13 e 14, da série de planos sobre conto de humor. Você pode, se preferir, gravar áudios com instruções e enviá-los via WhatsApp aos alunos.
Se desejar, é possível solicitar que os estudantes encaminhem as produções escritas, por WhatsApp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes, para que sejam avaliadas
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Mariana do Nascimento Ramos
Mentor: Érica Silva
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Discurso direto e indireto nos contos de humor
Finalidade da aula: Comparar sequências narrativas a fim de sistematizar a construção linguística do discurso direto e indireto e exercitar diferentes formas de manifestação das vozes presentes no texto, reconhecendo-as como recursos importantes na construção do efeito cômico em contos de humor.
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Contos de Humor
Objeto(s) do conhecimento: Reconstrução da textualidade e compreensão dos efeitos de sentido provocados pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos.
Prática de linguagem: Análise Linguística e Semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP47
Sobre esta aula: esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto de humor e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: computador, projetor, caixas de som, internet, fotocópias dos contos selecionados.
Informações sobre o gênero: O conto é uma narrativa breve escrita em prosa e que, embora tenha os mesmos elementos de um romance ou uma novela - enredo, personagem, tempo e espaço - é mais curto e apresenta ideias concisas e precisão narrativa. Os contos de humor, especificamente, utilizam as características do que é considerado divertido e cômico para a estruturação de sua narrativa e constroem o humor por meio de mecanismos linguísticos, figuras de linguagem, quebra de expectativa e conhecimentos de mundo que são mobilizados na interação entre autor, texto e leitor.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades advindas de um possível não reconhecimento dos aspectos sintáticos da pontuação e do desconhecimento da terminologia discurso direto e indireto.
Referências sobre o assunto:
BERGSON, Henri. O riso. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1983.
COSTA, Flávio Moreira da. Os 100 melhores contos de humor da literatura universal. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001.
DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Textos Humorísticos. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/redacao/textos-humoristicos.htm>. Acesso em: 3 ago. 2018.