Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: ferramenta para compartilhamento de vídeo (link do Youtube ou Whatsapp).
Contexto e questão disparadora
Grave um vídeo com uma contação de história. No decorrer da contação, retire objetos de uma “caixa misteriosa”. Os objetos devem ser utensílios de casa, como copo de plástico, garfo de metal, xicara de vidro, colher de madeira, esponja de prato, palha de aço, pano de prato e panela de metal. Inclua os objetos no enredo da história de forma criativa e engraçada, estimulando a criatividade e o envolvimento dos alunos na proposta. Finalize com o seguinte questionamento:
- Quais objetos haviam dentro da “caixa misteriosa”?
- De quais materiais eles são feitos?
Encaminhe o vídeo para os alunos, por meio de link do YouTube ou de grupo de Whatsapp, por exemplo.
Mão na massa
Peça para as crianças se dividirem em duplas e separarem alguns objetos de casa para a criação de uma história. Explique que elas devem gravar um vídeo, cada criança contando uma parte da história, e compartilhá-los com toda a turma.
Sistematização
Peça para as crianças listarem os utensílios que foram utilizados para a contação de história e anotarem de qual material eles foram feitos. Peça que gravem um áudio relatando o que mais gostaram da atividade, como foi a produção do vídeo, se gostaram da história dos colegas, qual a história que acharam mais criativa etc. Após gravado o áudio, solicite que o compartilhem por meio de um grupo no Whatsapp, por exemplo.
Convite às famílias
As famílias devem engajar os alunos na coleta de objetos e colaborarem na produção do enredo da história. Além disso, devem colaborar com o trabalho em dupla, atuando como ponte entre as duas crianças e ajudando na gravação e edição do vídeo para compartilhamento.