PROBLEMATIZAÇÃO - ciclo venusiano
Plano de Aula
Plano de aula: Escrita por ideogramas: registro dos astecas
Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Grandes marcos da história da humanidade
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI02 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: quadro, pincel ou giz para quadro, folha de sulfite para cada dupla, lápis de escrever, lápis coloridos, mural, fita adesiva e projetor. Se não tiver projetor, para a atividade da Problematização, será necessário cópias, para cada dupla, do “Os 5 signos ‘portadores de anos’ do ciclo venusiano” (do arquivo “HIS4_02UND05 - PROBLEMATIZAÇÃO - ciclo venusiano”, disponível em <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FwZpVCpwYqUMayVYjXRkPCmQnk8g8SMRQbEMZVDuJDcvVJ4Q7W5VEUcRTAs2/his4-02und05-problematizacao-ciclo-venusiano.pdf>). Se não puder projetar o mapa digital também será necessário um globo ou mapa-múndi.
Material complementar:
“HIS4_02UND05 - CONTEXTO - decifrando os filmes”, disponível em <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NXtNUuSMDrBj2zSAYJPrMBYkpDknC6kjwkjZ83xHnb4VabTk2mTVE82mvAUH/his4-02und05-contexto-decifrando-os-filmes.pdf>.
“HIS4_02UND05 - PROBLEMATIZAÇÃO - ciclo venusiano”, disponível em <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FwZpVCpwYqUMayVYjXRkPCmQnk8g8SMRQbEMZVDuJDcvVJ4Q7W5VEUcRTAs2/his4-02und05-problematizacao-ciclo-venusiano.pdf>.
“HIS4_02UND05 - PROBLEMATIZAÇÃO - mapa sistema de escrita no mundo”, disponível em <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tPhbCHFyFY56JGNeu22H7WwD26DcW4kkhTmXXSt8VqXzfnbdRBdnvXr8M8EJ/his4-02und05-problematizacao-mapa-sistema-de-escrita-no-mundo.pdf>.
Para você saber mais:
Sobre a história da escrita, leia o “Resumo da História da Escrita”, de Marcel Cohen, disponível em <http://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/128945/125629>, acesso em 22 de janeiro de 2019.
Sobre a cultura e história do povo Asteca, assista o vídeo “História da Civilização Asteca - A Origem dos Astecas”, dirigido por Eduardo Bonilla, produção de The History Channel Latin America LLC, publicado por Canal “documentários sayrus”, disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=6l8OX1Oxjtc>, acesso em 22 de janeiro de 2019.
Sobre a história dos emojis, leia as reportagens “A criação dos emojis é culpa dos pagers” e “A origem dos emojis”, de Keith Houston. A primeira disponível em <https://epoca.globo.com/a-criacao-dos-emojis-culpa-dos-pagers-23145148>, acesso em 22 de janeiro de 2019; e a segunda, disponível em <https://epoca.globo.com/a-origem-dos-emojis-23160149>, acesso em 22 de janeiro de 2019.
Sobre um exemplo de escrita com figuras na atualidade, como é a escrita japonesa, assista ao vídeo “Japonês 002 - Como funciona a escrita japonesa?”, do Canal “Pro-MIX”, disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=gdtQTDgiy3I>, acesso em 26 de janeiro de 2019; e, também, ao vídeo “Japonês 003 - E se Kanjis existissem no Português? - Como funcionam os Kanjis”, do mesmo canal, disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=5HpCe9bP7BE>, acesso em 26 de janeiro de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Organize os alunos para uma roda de conversa, dispondo as carteiras e cadeiras em formato de “U”, ou ainda, simplesmente sentando com eles no chão formando um círculo. Se não for possível, cada um pode estar em sua carteira mesmo, mas dispostos em duplas para a atividade na etapa da Sistematização. Faça essa arrumação antes de começar a aula com o objetivo.
Comece a aula apresentando o objetivo aos alunos escrevendo-o no quadro ou então, lendo-o para a turma. Mas se estiver fazendo uso de projetor, mostre esse slide e faça uma leitura coletiva.
Pergunte se eles já ouviram falar de uma sociedade antiga chamada Asteca. Também pergunte se tem como fazer escrita com figuras. Enfatize que é uma escrita e não uma pintura de quadro que se pendura na parede como enfeite, por exemplo.
Se algum aluno souber, peça que compartilhe seus conhecimentos.
Lembre-se que essas perguntas são apenas para aproximar o aluno do assunto da aula, não necessitando de todas as respostas nesse momento.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS