Discurso - persuasão
Plano de Aula
Plano de aula: Debate regrado: aspectos do gênero
Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Editorial
Por: Ilcilene Silva
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é 10ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero debate e no campo de atuação jornalístico/ midiático. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Providencie notebook e data show. Proporcione, com antecedência, a exibição dos debates em vídeo, disponíveis em:
Bullying: <https://www.youtube.com/watch?v=-xoUM4-KFeM>
Notícias falsas: <https://www.youtube.com/watch?v=UhaFBXi5_Ws>
Padrões de beleza irreal:<https://www.youtube.com/watch?v=s88zzp6nxc4>
Informações sobre o gênero: O debate é um texto argumentativo oral, caracterizado pelo discurso persuasivo, cujo propósito é convencer os interlocutores sobre a validade da opinião defendida. Por conta disso, os debatedores precisam planejar seus discursos, acionando uma série de argumentos de acordo com o movimento argumentativo que deseja tomar. O desenvolvimento de um debate proporciona aos participantes colocarem suas opiniões em cheque ao confrontá-las com a opinião dos outros interlocutores, daí a necessidade não somente de argumentar mas também de contra-argumentar antecipando os argumentos do outro. Dessa forma, os debatedores precisam dominar os mecanismos das trocas discursivas (turnos de fala), além de se apropriar das informações sobre o assunto para selecionar o tipo de argumento mais apropriado ao percurso argumentativo trilhado.
Dificuldades antecipadas: Reconhecer aspectos comuns nos debates regrados exibidos.
Referências sobre o assunto:
BARROS, José Batista de; ROSA, Adriana Letícia Torres da. A produção textual na escola: abordagens do gênero debate em estudo. Disponível em: <http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/wp-content/uploads/2014/07/volume_2_artigo_156.pdf>. Acesso em: 1 dez. 2018.
Debate regrado. Disponível em: <https://acordocoletivo.org/2017/06/10/genero-textual-debate-regrado/>. Acesso em: 30 nov. 2018.
DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard; DE PIETRO, Jean-François. Relato de elaboração de uma sequência: o debate público. In: SCHNEUWLY, Bernard;
DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução: Roxane Rojo e Glaís S. Cordeiro. Campinas: Mercado das Letras, 2004.
RIBEIRO, Roziane Marinho. A construção da argumentação oral no contexto de ensino. São Paulo: Cortez, 2009.
SILVA, Davidson Wagner da Silva; SARTORI, Adriane Teresinha Sartori. O gênero “debate regrado” no espaço escolar. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/viewFile/23957/20766>. Acesso em: 1 dez. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Apresente o tema da aula. Diga que o propósito é aprofundar o estudo do gênero textual debate que se insere nas práticas da oralidade, de modo que eles conheçam melhor esse gênero.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO