Para começar
Sobre os planos de Educação Financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos alunos, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia:
Sugere-se, que antes de iniciar esta aula, seja realizada um momento de troca artística e cultural entre os alunos. Crie um grupo da turma no Whatsapp, no qual deverão trocar playlist de música, filmes, produções audiovisuais, envolvendo as linguagens artísticas, entre outras produções do repertório de consumo individual de cada aluno. Caso o grupo do Whatsapp não seja uma estratégia viável, sugere-se que os alunos produzam a lista em um mural da sala. Após a troca e o consumo das produções, promova roda de conversa relacionando a cultura, consumo e a identidade.
Para se aprofundar:
- Para aprofundar a discussão sobre: Cultura, consumo e identidade, acesse o artigo “Consumo, Cultura e Identidade: reflexões sobre a Publicidade na era Contemporânea”, disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/sul2019/resumos/R65-0523-1.pdf. Acesso em 2 de nov. de 2021.
- Para compreender melhor o conceito de patrimônio imaterial, sugerimos a leitura do texto “Patrimônio imaterial”, disponível nos materiais complementares deste plano.
Orientações iniciais para o professor
Tempo sugerido:
50 minutos de aula.
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais:
Materiais para registro como: lápis, caneta, borracha e lápis de colorir.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Contexto
Tempo sugerido:
5 minutos.
Orientações:
Para que os alunos sejam apresentados ao tema da aula, retome a lista do repertório artístico criada no grupo do whatsapp ou no mural da sala. No momento da leitura, identifique o consumo artístico relacionando a produção artística com as linguagens da Arte, desde a Dança, Música, Teatro, Cinema e as Artes Visuais, compondo um mapa cultural. Para este exercício, estabeleça relações entre as linguagens com as atividades artísticas e o local que é veiculado/apresentado as respectivas produções.
Exemplo:
Linguagem artística: Música.
Título da produção: Amor I love you.
Nome da artista: Marisa Monte.
Veiculação: plataforma de streaming.
Durante o levantamento de ideias, perceba se os alunos referenciam as casas de show, espaços culturais, museus e teatros da própria cidade.
O que propor?
Em uma roda de conversa, retome o repertório e o gosto artístico. Após a sistematização no quadro, faça as seguintes perguntas:
- Para você, o que é consumir arte?
- Como e por quem pode ser consumida?
- O consumo da arte está somente nos museus, espaços culturais, plataformas digitais e no Teatro? Em quais lugares podemos consumir arte?
Conforme os alunos forem verbalizando, acolha as suas respostas e discuta promovendo um espaço de troca entre os pares.
Problematização
Tempo sugerido:
20 minutos
Orientações:
Após o primeiro momento da aula, circule o repertório artístico trazido pelos alunos, conforme a produção: local, regional, nacional e internacional. De acordo com os dados obtidos, ressalte a importância de conhecermos e consumirmos as produções artísticas e culturais (material e imaterial) local e do estado em que moram.
O que propor?
Primeiro, trabalhe o texto “Why Local Artists Are So Important (And How You Can Support Your Local Art Community)”. Peça para os alunos apontarem as palavras cognatas presentes no título (local; artist; important; support; art; community) e, a partir delas, levantarem hipóteses sobre o que vão encontrar durante a leitura. Espera-se que a turma mencione que, provavelmente, o texto apresentará ao leitor as razões pelas quais os artistas locais são importantes e como a população pode dar suporte a eles. Após esse momento inicial, peça para que os alunos leiam o texto e façam as seguintes atividades (reproduza a Atividade 1 no quadro; quanto à Atividade 2, você pode disponibilizar cópias impressas do material ou projetá-la para toda a turma):
- Escolha a opção que melhor completa a afirmação abaixo.
De acordo com o texto, os artistas locais são, na maioria das vezes, os responsáveis por...
a. produzir manifestações artísticas somente para empresas específicas.
b. gerenciar galerias de arte e promover visitas a diversos museus.
c. criar várias atrações na cidade, como jardins de esculturas, tornando nosso dia a dia mais interessante.
Resposta: c
- Escolha uma imagem para ilustrar cada um dos subtítulos.
Atividade 2
Resposta: b; a; c
Em seguida, discuta a importância do suporte aos artistas locais e problematize o consumo das produções artísticas internacionais disponibilizadas nas plataformas digitais, a partir das seguintes perguntas:
- Pense sobre as coisas que, de acordo com o texto, podemos fazer para ajudar os artistas locais. Qual delas você pode pôr em prática mais facilmente? Explique sua resposta.
- Sabemos que as produções artísticas disponibilizadas nas plataformas digitais, já foram selecionadas e disponibilizadas para o consumo, a partir de um repertório de consumo individual e mercadológico. Em que sentido, essas produções molda o nosso repertório de consumo artístico? O quanto o meu repertório de consumo artístico está relacionado com o gosto padrão da sociedade? Até que ponto isso é benéfico ou prejudicial para a valorização da cultura brasileira?
Após a discussão realizada em sala, direcione os alunos para a sala de informática da escola. Peça para os alunos navegarem no mapa cultural, conforme a referência: http://mapas.cultura.gov.br/busca/ Oriente e explique a funcionalidade da barra superior de navegação. A ideia é que os alunos explorem e conheçam os espaços culturais da cidade onde vivem ao selecionar e escrever o nome da cidade em: Buscar espaço e selecionar o estado.
Caso a escola não tenha acesso à internet, o professor poderá levar livros, jornais, revistas e outras fontes impressas, para colaborar com a pesquisa dos alunos. Traga referências de produções artistas locais, para incentivar e valorizar o consumo da arte da região, como, por exemplo, locais de venda de artesanato, espaços culturais e acervos históricos. Disponha também de notícias e reportagens que trazem produções de artistas autônomos locais e de produtores culturais, etc.
Peça para que os alunos explorem, pesquisando mais detalhes dos espaços culturais próximos e distantes do bairro em que moram, mas ainda na cidade. Oriente aos alunos, que respondam às perguntas abaixo (disponível para impressão nos materiais complementares deste plano):
Mapa cultural:
- Quais dos espaços culturais que existem na sua cidade ou próximo que você já conheceu?
- Quais espaços culturais você se propõe e quer conhecer?
- A partir do seu repertório de gosto artístico, quais produções artísticas locais te interessam?
- Por que temos o hábito de consumir e valorizar as produções artísticas internacionais ou de pessoas “conhecidas”, do que do repertório artístico e cultural local e da região?
Durante a navegação, os estudantes poderão pesquisar artistas locais, museus, acervos históricos da cidade ou da região. Oriente, que salvem ou escrevam os nomes dos artistas, a linguagem, nome das produções, etc. Caso seja possível, peça para que os alunos salvem imagens e imprimam (formato pequeno) para a realização da atividade no momento: sistematização.
Sistematização
Tempo sugerido:
20 minutos.
Orientações:
Retorne para a sala de aula, para facilitar o compartilhamento das informações da pesquisa realizada. Nesse momento, divida a sala em pequenos grupos, para o compartilhamento das informações, bem como a produção de um cartaz.
O que propor?
Distribua para cada grupo uma unidade de papel cartolina e oriente para a produção do cartaz. Os estudantes poderão diagramar o cartaz, por meio da seleção das informações da pesquisa realizando recorte e colagem de palavras, folders, matérias de jornais e se for possível colar as impressões das obras da pesquisa, etc. Caso a escola não possa imprimir as imagens, o professor poderá levar folders, panfletos, e outras fontes impressas, para colaborar com a produção do cartaz. Após a produção, os grupos deverão compartilhar as produções dos cartazes. Exponha no mural da sala, para que os alunos possam conhecer e apreciar.
O que aprendemos?
Tempo sugerido:
5 minutos
Orientações:
Para encerrar a aula, discuta com a turma as aprendizagens com relação ao conteúdo trabalhado, retome pontualmente a discussão realizada no momento contextualização e problematização, a partir da pesquisa realizada e a produção do cartaz.
O que propor?
Encerre a aula, debatendo com os alunos a partir das perguntas abaixo. As perguntas estão em uma atividade em folha (disponível para impressão nos materiais complementares deste plano). Caso não seja possível a impressão de uma cópia para cada aluno, escreva as perguntas no quadro e peça que eles respondam no caderno. Após terem respondido, solicite que os alunos entreguem as respostas para você, pois elas servirão de evidência de aprendizagem.
As perguntas presentes na atividade são:
- Sabemos que as produções artísticas disponibilizadas nas plataformas digitais, já foram selecionadas e disponibilizadas para o consumo, a partir de um repertório de consumo individual e mercadológico. Em que sentido, essas produções molda o nosso repertório de consumo artístico?
- Quais outros meios e formas podemos consumir as produções dos artistas locais, desconhecidos pela mídia?
- O quanto o meu repertório de consumo artístico está relacionado com o gosto padrão da sociedade? Até que ponto isso é benéfico ou prejudicial para a valorização da cultura brasileira?
- De que forma o consumo das produções artísticas interfere na construção da minha identidade pessoal?