Atividade 2 Problematização_ Why Local Artists Are So Important.pdf
Plano de Aula
Plano de aula: Consumo de arte e cultura: onde e como consumir?
Por: Junior Ken Iti Obata
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Descrição
Este plano de aula foi estruturado para que o aluno reflita o consumo da arte, a partir do próprio repertório e gosto das produções artísticas, identificando produções em nível: local, regional, nacional e internacional. Os alunos serão conduzidos para uma visita ao museu virtual, relativizando seu repertório artístico, através de discussões promovidas, a partir do patrimônio cultural imaterial. O plano pode acontecer no contexto de um único componente curricular ou combinar encontros envolvendo os componentes de Artes e Língua Inglesa.
Habilidades BNCC:
EF06LI07 EF06LI08 EF06LI09 EF06LI12 EF07LI06 EF07LI09 EF07LI11 EF07LI12 EF69AR34 EF69AR01 EF69AR18 EF69AR19 EF69AR24 EF69AR35 EF69AR09
Objeto de conhecimento
- Espaços artísticos e culturais.
- Visita ao museu virtual.
- Curadoria e repertório pessoal.
- Patrimônio cultural imaterial.
- Consumo, cultura e identidade.
Objetivos de aprendizagem
- Caracterizar o repertório pessoal de consumo de arte local, regional, nacional e internacional.
- Identificar, através de pesquisa virtual, museus, teatros, cinemas, casas de show e espaços culturais da cidade.
- Explicar o consumo das produções artísticas e culturais do patrimônio cultural (imaterial e material).
Competências gerais
1. Conhecimento
2. Pensamento científico, crítico e criativo
3. Repertório cultural
4. Comunicação
5. Cultura digital
6. Trabalho e projeto de vida
7. Argumentação
9. Empatia e cooperação
10. Responsabilidade e cidadania
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Aula
Para começar
Sobre os planos de Educação Financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos alunos, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia:
Sugere-se, que antes de iniciar esta aula, seja realizada um momento de troca artística e cultural entre os alunos. Crie um grupo da turma no Whatsapp, no qual deverão trocar playlist de música, filmes, produções audiovisuais, envolvendo as linguagens artísticas, entre outras produções do repertório de consumo individual de cada aluno. Caso o grupo do Whatsapp não seja uma estratégia viável, sugere-se que os alunos produzam a lista em um mural da sala. Após a troca e o consumo das produções, promova roda de conversa relacionando a cultura, consumo e a identidade.
Para se aprofundar:
- Para aprofundar a discussão sobre: Cultura, consumo e identidade, acesse o artigo “Consumo, Cultura e Identidade: reflexões sobre a Publicidade na era Contemporânea”, disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/sul2019/resumos/R65-0523-1.pdf. Acesso em 2 de nov. de 2021.
- Para compreender melhor o conceito de patrimônio imaterial, sugerimos a leitura do texto “Patrimônio imaterial”, disponível nos materiais complementares deste plano.
Orientações iniciais para o professor
Tempo sugerido:
50 minutos de aula.
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais:
- Celular, tablet, computadores e outros dispositivos conectados à internet (opcional).
- Atividade Problematização: Mapa Cultural (1 cópia impressa para cada aluno) - opcional.
- Atividade “O que aprendemos” (1 cópia impressa para cada aluno) - opcional.
- Reportagens impressas, panfletos e catálogos das produções artísticas locais.
- Texto Problematização: Why Local Artists Are So Important (uma cópia para cada grupo)
- Atividade 2 Problematização: Why Local Artists Are So Important impressa (uma cópia para cada grupo)
- Papel sulfite A4.
- Cartolina
- Tesoura.
- Cola.
Materiais para registro como: lápis, caneta, borracha e lápis de colorir.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
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