Plano de aula: Consumo de arte e cultura: onde e como consumir?

Descrição

Este plano de aula foi estruturado para que o aluno reflita o consumo da arte, a partir do próprio repertório e gosto das produções artísticas, identificando produções em nível: local, regional, nacional e internacional. Os alunos serão conduzidos para uma visita ao museu virtual, relativizando seu repertório artístico, através de discussões promovidas, a partir do patrimônio cultural imaterial. O plano pode acontecer no contexto de um único componente curricular ou combinar encontros envolvendo os componentes de Artes e Língua Inglesa.

Objeto de conhecimento

• Espaços artísticos e culturais.
  • Visita ao museu virtual.
  • Curadoria e repertório pessoal.
  • Patrimônio cultural imaterial.
  • Consumo, cultura e identidade.

Objetivos de aprendizagem

• Caracterizar o repertório pessoal de consumo de arte local, regional, nacional e internacional.
  • Identificar, através de pesquisa virtual, museus, teatros, cinemas, casas de show e espaços culturais da cidade.
  • Explicar o consumo das produções artísticas e culturais do patrimônio cultural (imaterial e material).

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

3. Repertório cultural

4. Comunicação

5. Cultura digital

6. Trabalho e projeto de vida

7. Argumentação

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania

Para começar

Sobre os planos de Educação Financeira

A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.

As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos alunos, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.

Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.

Ação prévia:

Sugere-se, que antes de iniciar esta aula, seja realizada um momento de troca artística e cultural entre os alunos. Crie um grupo da turma no Whatsapp, no qual deverão trocar playlist de música, filmes, produções audiovisuais, envolvendo as linguagens artísticas, entre outras produções do repertório de consumo individual de cada aluno. Caso o grupo do Whatsapp não seja uma estratégia viável, sugere-se que os alunos produzam a lista em um mural da sala. Após a troca e o consumo das produções, promova roda de conversa relacionando a cultura, consumo e a identidade.

Para se aprofundar:

Orientações iniciais para o professor

Tempo sugerido:

50 minutos de aula.

Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais:

Materiais para registro como: lápis, caneta, borracha e lápis de colorir.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.