Ficha - Análise de obras
Plano de Aula
Plano de aula: Memória e arte: representações do Holocausto nas artes visuais e no cinema
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Em 2025, completam-se 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial e do Holocausto. Este plano de aula propõe uma abordagem crítica e sensível sobre esse marco histórico, por meio da análise de obras visuais e cinematográficas que representam o período. A proposta busca desenvolver empatia, repertório cultural e consciência histórica, promovendo o respeito aos direitos humanos e à diversidade. Complementa os planos de História ao estimular a leitura crítica de imagens e a reflexão sobre o papel da arte na preservação da memória coletiva.
Materiais sugeridos
Equipamentos e dispositivos:
projetor multimídia, computador, tablet ou celular com acesso à Internet para realizar pesquisas.
Materiais diversos:
imagens impressas ou digitais de obras e filmes; papel A4, lápis, canetas e revistas para colagem.
Unidade temática
- Artes integradas
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Matrizes estéticas e culturais
Objetivos de aprendizagem
- Analisar representações visuais e cinematográficas do Holocausto e da Segunda Guerra Mundial, compreendendo o papel da arte na preservação da memória e na denúncia de injustiças históricas.
Competências gerais
3. Repertório cultural.
4. Comunicação.
5. Trabalho e projeto de vida.
6. Responsabilidade e cidadania.
Acesse
- O Holocausto nas artes: os limites da representação. Disponível em: https://reuvenfaingold.com/o-hocausto-nas-artes-os-limites-da-representacao/. Acesso em: 20 de agosto de 2025.
- A construção cinematográfica do Holocausto e seus riscos. Disponível em: https://www.ihuonline.unisinos.br/artigo/6787-a-construcao-cinematografica-do-. Acesso em: 23 de agosto de 2025.
- Exposição de sobrevivente do Holocausto é inaugurada no museu de Auschwitz. Disponível em: https://classic.exame.com/casual/exposicao-de-sobrevivente-do-holocausto-e-inaugurada-no-museu-de-auschwitz/?utm_source=copiaecola&utm_medium=compartilhamento. Acesso em: 26 de agosto de 2025.
Bibliografia
- BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. São Paulo: Perspectiva, 2020.
- FRANK, Anne. O diário de Anne Frank. Rio de Janeiro: Record, 2014.
- OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. Petrópolis: Vozes, 1977.
- Filmes: A Vida é Bela; Anne Frank, Minha Melhor Amiga.
- Obras: Christian Boltanski, David Olère, Memorial do Holocausto em Berlim.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 50 minutos
Dificuldades antecipadas
• Sensibilidade ao tema: esteja atento às reações emocionais dos estudantes.
• Familiaridade com leitura de imagens: ofereça apoio com perguntas orientadoras.
Introdução
Tempo previsto: 15 minutos.
1. Conversa inicial
Apresente o contexto histórico dos 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial e do Holocausto.
Questione os estudantes:
– O que vocês sabem sobre esse período?
– Como a arte pode ajudar a lembrar e refletir sobre momentos difíceis da história?
– Vocês já viram filmes ou obras de arte que falam sobre o Holocausto?
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO