Como selecionar Recursos Educacionais Digitais (REDs) para suas aulas?
Plano de Aula
Plano de aula: A natureza em cartaz
Plano 2 de uma sequência de 2 planos. Veja todos os planos sobre Arte, Criatividade e Tecnologia: A natureza em cartaz
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi pensado para ser realizado em uma aula de 50 minutos, que integra artes visuais e tecnologia em interface com a temática dos problemas ambientais. O plano tem como foco relacionar criatividade e tecnologia para desenvolver uma peça de design visual que destaque a relevância de discutir sobre os problemas ambientais com base na arte. Esta aula propõe o uso da ferramenta de IA, como o Copilot, para a criação de cartazes. Os estudantes farão uso dessas ferramentas de IA para gerar imagens e para aprimorar os esboços dos cartazes.
Materiais sugeridos
- Equipamentos e dispositivos:
Projetor multimídia.
Computador, tablet ou celular com acesso à Internet. - Recursos Educacionais Digitais:
Microsoft Copilot | IA da Microsoft. Disponível em: https://www.microsoft.com/pt-br/copilot/organizations. - Materiais diversos:
Folhas de papel A4 para para esboços.
Lápis e canetas hidrográficas.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Processos de criação.
- Arte e tecnologia.
Objetivos de aprendizagem
- Relacionar artes visuais, criatividade e tecnologia.
- Experimentar ferramentas de IA para design visual.
- Produzir cartazes que evidenciam problemas ambientais e aprimorar as ideias utilizando ferramentas IA.
Competências gerais
1. Conhecimento.
2. Pensamento científico, crítico e criativo.
3. Repertório cultural.
5. Cultura digital.
7. Argumentação.
Acesse
- Acesse aqui o tutorial sobre o Copilot e o MS Designer criado pelos formadores da NOVA ESCOLA.
- Capacitar os educadores a explorar o potencial da inteligência artificial. Disponível em: https://learn.microsoft.com/pt-br/training/modules/empower-educators-explore-potential-artificial-intelligence/. Acesso em 10 nov. 2024.
- Aprimore o ensino e a aprendizagem com o Microsoft Copilot. Disponível em: https://learn.microsoft.com/pt-br/training/modules/enhance-teaching-learning-bing-chat/. Acesso em 10 nov. 2024.
- Mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável: Como usar projetos com os alunos. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=CHVl__fIOR4. Acesso em 10 nov. 2024.
- Meio ambiente em foco: boas práticas de professoras. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=L2mu2lQqQ7E. Acesso em 10 nov. 2024.
Bibliografia
- BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. São Paulo: L&PM.
- BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. São Paulo: Perspectiva.
- BARBOSA, Ana Mae. Arte/Educação contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Editora Cortez.
- OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. Rio de Janeiro: Vozes.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 50 min
Esta é a segunda aula de um conjunto de planos que integra artes visuais, criatividade e tecnologia na discussão de problemas ambientais. O foco é refletir sobre o uso de ferramentas de IA para criação de cartazes. O plano apresenta atividades em que os estudantes usam a IA para aperfeiçoar os esboços de cartazes voltados à conscientização ambiental.
Dificuldades antecipadas:
Caso a escola não disponha de um computador por aluno, providencie, pelo menos, 5 aparelhos eletrônicos com acesso à internet (computador, notebook, tablet ou celular) para que a turma trabalhe em grupo.
Organização da aula
Conversa inicial/Introdução
Tempo previsto: 5 minutos.
Retomada da aula anterior
Organize a sala retomando os grupos formados na aula anterior de acordo com as temáticas escolhidas/sorteadas (Poluição; Queimadas; Crise hídrica; Desmatamento; Espécies ameaçadas de extinção; Esgotamento de recursos naturais; outras).
Distribua os aparelhos eletrônicos com acesso à internet (computador, notebook, tablet ou celular) para o trabalho em grupo.
Entregue cartolinas ou papel A3, canetas hidrográficas e lápis de cor para finalização das peças de design.
Explique a continuidade da sequência didática e convide a turma à manipulação da IA em favor de seus projetos.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO