Plano de Aula

Plano de aula: A natureza em cartaz

Plano 2 de uma sequência de 2 planos. Veja todos os planos sobre Arte, Criatividade e Tecnologia: A natureza em cartaz

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano de aula foi pensado para ser realizado em uma aula de 50 minutos, que integra artes visuais e tecnologia em interface com a temática dos problemas ambientais. O plano tem como foco relacionar criatividade e tecnologia para desenvolver uma peça de design visual que destaque a relevância de discutir sobre os problemas ambientais com base na arte. Esta aula propõe o uso da ferramenta de IA, como o Copilot, para a criação de cartazes. Os estudantes farão uso dessas ferramentas de IA para gerar imagens e para aprimorar os esboços dos cartazes.

Materiais sugeridos

  • Equipamentos e dispositivos:
    Projetor multimídia.

    Computador, tablet ou celular com acesso à Internet.

  • Recursos Educacionais Digitais:
    Microsoft Copilot | IA da Microsoft. Disponível em: https://www.microsoft.com/pt-br/copilot/organizations.

  • Materiais diversos:
    Folhas de papel A4 para para esboços.

    Lápis e canetas hidrográficas.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Processos de criação.

  • Arte e tecnologia.

Objetivos de aprendizagem

  • Relacionar artes visuais, criatividade e tecnologia.

  • Experimentar ferramentas de IA para design visual.

  • Produzir cartazes que evidenciam problemas ambientais e aprimorar as ideias utilizando ferramentas IA.

Competências gerais

1. Conhecimento.

2. Pensamento científico, crítico e criativo.

3. Repertório cultural.

5. Cultura digital.

7. Argumentação.

doubtsO Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Intermediário
doubts

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 50 min

Esta é a segunda aula de um conjunto de planos que integra artes visuais, criatividade e tecnologia na discussão de problemas ambientais. O foco é refletir sobre o uso de ferramentas de IA para criação de cartazes. O plano apresenta atividades em que os estudantes usam a IA para aperfeiçoar os esboços de cartazes voltados à conscientização ambiental.

Dificuldades antecipadas:

Caso a escola não disponha de um computador por aluno, providencie, pelo menos, 5 aparelhos eletrônicos com acesso à internet (computador, notebook, tablet ou celular) para que a turma trabalhe em grupo.

Organização da aula

Conversa inicial/Introdução

Tempo previsto: 5 minutos.

Retomada da aula anterior

Organize a sala retomando os grupos formados na aula anterior de acordo com as temáticas escolhidas/sorteadas (Poluição; Queimadas; Crise hídrica; Desmatamento; Espécies ameaçadas de extinção; Esgotamento de recursos naturais; outras).

Distribua os aparelhos eletrônicos com acesso à internet (computador, notebook, tablet ou celular) para o trabalho em grupo.

Entregue cartolinas ou papel A3, canetas hidrográficas e lápis de cor para finalização das peças de design.

Explique a continuidade da sequência didática e convide a turma à manipulação da IA em favor de seus projetos.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO