Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula. Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão. O tempo sugerido prevê 48 minutos de atividade e 2 minutos para compartilhar com a turma o objetivo da aula.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Compartilhe com a turma o objetivo da aula lendo-o em voz alta, projetando-o (se estiver fazendo uso de apresentação de slides) ou escrevendo-o no quadro.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)
Orientações:
Explique aos alunos que a numeração dos itens indica a ordem com que cada atividade deve ser executada pelo robô;
Sugere-se que seja realizada individualmente, entretanto, caso julgue pertinente, pode ser aplicada em duplas;
Enfatize o fato de que o robô executa as atividades exatamente como estão escritas;
Caso julgue pertinente e haja tempo, é possível não apresentar as etapas de 1 a 7 e pedir aos alunos para detalhar as instruções para o robô.
Propósito:
Entender que atividades de qualquer natureza podem ser subdivididas em etapas simples e objetivas.
Discuta com a turma:
- O que aconteceria se a instrução 6 (Feche a torneira) não fosse dada ao robô?
- As instruções 6 e 7 poderiam ser dadas em ordem invertida?
- O que poderia ocorrer se na instrução 3 (Desça a escada carregando o balde) tivesse escrito somente: ”Desça a escada”?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 e 6)
Orientações:
Relembre aos alunos que a ordem das etapas é importante para a realização do objetivo, a exemplo do que ocorreu na Atividade de Aquecimento.
Sugere-se que seja realizada individualmente, entretanto, caso julgue pertinente, pode ser aplicada em duplas.
Explique aos alunos o significado de expressões como: untar, massa homogênea, forno médio, claras e gemas de ovos, etc.
Sugere-se que seja usada a imagem do robô da atividade de aquecimento, no sentido de os alunos imaginarem que estão instruindo o robô daquela atividade a preparar um bolo de laranja.
Propósito:
Entenderem importância das instruções serem simples, objetivas e na ordem correta para que a execução tenha sucesso.
Discuta com a turma:
- Alguém já viu algum programa de televisão ensinando fazer alguma comida? Qual? Notou que as etapas têm que ser muito bem detalhadas?
Materiais complementares:
Atividade Principal para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KQU6xuURvmS2pkWmqWDK6hHpPhs3WQZt4ZJ5pVTfePpgjMJsynzQ5RGfy5EU/atividade-principal-mat6-06num01.pdf
Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tppjBmPpNQXDjd5K9xYWyWRTA5ck4RudamvBvE6rmjJVd6gcm5cQSthTnHpS/resolucao-das-atividades-mat6-26num01-1.pdf
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 e 6)
Orientações:
Relembre aos alunos que a ordem das etapas é importante para a realização do objetivo, a exemplo do que ocorreu na Atividade de Aquecimento.
Sugere-se que seja realizada individualmente, entretanto, caso julgue pertinente, pode ser aplicada em duplas.
Explique aos alunos o significado de expressões como: untar, massa homogênea, forno médio, claras e gemas de ovos, etc.
Sugere-se que seja usada a imagem do robô da atividade de aquecimento, no sentido de os alunos imaginarem que estão instruindo o robô daquela atividade a preparar um bolo de laranja.
Propósito:
Entenderem importância das instruções serem simples, objetivas e na ordem correta para que a execução tenha sucesso.
Discuta com a turma:
- Alguém já viu algum programa de televisão ensinando fazer alguma comida? Qual? Notou que as etapas têm que ser muito bem detalhadas?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 e 8)
Orientações:
É provável que haja mais de uma solução a ser apresentada pelos alunos. Ouça os argumentos e faça perguntas com o objetivo de fazê-los refletir sobre a correta ordem de execução.
Propósito:
Compreender a possibilidade de existirem vários algoritmos que resolvam o mesmo problema.
Discuta com a turma:
- É possível que o passo 8 (Leve a fôrma ao forno) ocorra antes do passo 7 (Coloque o conteúdo da tigela na fôrma)?
- Há algum passo que não depende de nenhum outro?
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Enfatize aos alunos o fato de que os algoritmos estão presentes em uma vasta quantidade de atividades do dia a dia.
Recrie com os alunos o algoritmo que permite escovar os dentes, por exemplo.
Propósito:
Compreender o significado da palavra algoritmo e suas possibilidades no dia a dia.
Discuta com a turma:
- Vocês já repararam em um semáforo? Qual seria o algoritmo que faz com que ele funcione?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
Pesquise previamente quais seriam e como funcionam os aplicativos de celular mais utilizados pelos alunos da turma, a fim de utilizá-los como exemplo.
Explique-os que a habilidade de entender os algoritmos ajuda a entender como funcionam dispositivos modernos e os aplicativos que estão amplamente presentes no nosso dia a dia.
Propósito:
Compreender que algoritmos podem fazer parte de atividades do dia a dia, mas que estão por trás do funcionamento de dispositivos eletrônicos diversos.
Discuta com a turma:
- Vocês sabiam que os aplicativos de celular usam algoritmos o tempo todo?