Atividade 1_ Reconhecendo os equipamentos da ginástica rítmica.pdf
Plano de Aula
Plano de aula: Ginástica rítmica: explorando diferentes implementos e organizando coreografias
Descrição
No desenvolvimento deste plano, procuramos levar os estudantes a aprofundarem-se em aprendizagens sobre a ginástica rítmica e suas principais modalidades, bem como a ampliar a utilização de materiais. Para isso, devem explorar a sua criatividade realizando movimentos com os materiais construídos a partir dos seus conhecimentos prévios sobre a ginástica. Espera-se que ao final do processo sejam capazes de criar pequenas coreografias individuais e coletivas.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Ginástica geral.
Objetivos de aprendizagem
- Conhecer a ginástica rítmica e as suas principais modalidades.
- Identificar a presença dos movimentos da ginástica rítmica em outras modalidades da ginástica.
- Identificar os principais implementos utilizados na modalidade.
- Confeccionar materiais alternativos para a prática da ginástica rítmica.
- Reconhecer as potencialidades e os limites do corpo na prática da ginástica rítmica.
- Criar movimentos da ginástica rítmica usando diferentes materiais.
- Criar coreografias individuais e coletivas a partir dos elementos da ginástica rítmica.
Competências gerais
1. Conhecimento
2. Pensamento científico, crítico e criativo
3. Repertório cultural
8. Autoconhecimento e autocuidado
9. Empatia e cooperação
10. Responsabilidade e cidadania
Contexto da modalidade
A ginástica rítmica começou a ser praticada no século XX. Ao contrário da ginástica artística, ela é uma modalidade mais nova, que aflorou principalmente após a Segunda Guerra Mundial. Com movimentos vindos da ginástica artística, ganhou, em 1946, na Rússia, o termo “rítmica” devido à presença de acompanhamento musical e de dança. No entanto, somente em 1962 a prática foi reconhecida como esporte pela Federação Internacional de Ginástica (FIG), após a realização de competições organizadas por países do leste europeu, e, em 1963, a FIG passou a realizar as competições da modalidade (SEED, 2021). Então, desde 1984 essa modalidade faz parte do programa dos Jogos Olímpicos, juntamente com a ginástica artística e de trampolim, porém sua realização é apenas para as mulheres, o que não impede que homens possam praticar em outros ambientes.
Características básicas
De acordo com a CBG, é uma “modalidade praticada a mãos livres e com aparelhos (corda, arco, bola, maças e fitas ); em competições individuais e coletivas (5 atletas). Na execução individual, as ginastas competem em quatro aparelhos, já no coletivo, competem em dois conjuntos, sendo um simples e outro misto. Sua beleza plástica, graça e elegância formam uma junção harmoniosa de movimentos e ritmo” (FGSC, 2021). Fazem parte dessa modalidade movimentos básicos da ginástica, como equilíbrio, paradas de mão, velas, espacates, pontes, rotações e elementos de ligação, como saltos e pivôs combinados à manipulação de objetos.
A interação entre os movimentos e o uso dos aparelhos manipulativos deve ser incluída desde o início, como método global, para obter melhor resultado na aprendizagem, já que é mais motivador para mobilizar os estudantes para a aprendizagem (CAÇOLA, 2007).
Objetos manipulativos
Apesar de os materiais utilizados na ginástica rítmica serem simples, alguns objetos, como fitas e maças, não são tão comuns no ambiente escolar. No entanto, podem ser produzidos de maneira adaptada, até mesmo pelos estudantes. Para saber mais como construir esses objetos, acesse os seguintes links:
Realização dos movimentos básicos
Para que esses elementos sejam realizados, alguns cuidados e observações devem ser tomados. Lembrando que ao passo que os estudantes vão evoluindo poderão combinar os movimentos com a manipulação dos objetos da ginástica rítmica.
Nos rolamentos é importante haver material e espaço físico adequado para a prática, como colchonetes e colchões. Além dos materiais, a execução deve considerar algumas ações fundamentais, como apoiar as mãos no chão na largura do ombro, encostar o queixo no peito, impulsionar o corpo com os membros inferiores unidos em um movimento explosivo e formar um arco com a coluna.
Na vela, os estudantes devem ficar em decúbito dorsal (barriga para cima) com as mãos elevando o quadril, mantendo equilíbrio invertido, em que a nuca fica apoiada no solo e o corpo elevado.
No espacate não se espera que a maioria dos estudantes seja capaz de fazer uma abertura total das pernas, a flexibilidade deve ser treinada regularmente para que se consiga resultados mais efetivos, no entanto, os exercícios podem ser do mais simples aos mais complexos. Antes de iniciar as atividades desse tipo, garanta um bom aquecimento para o corpo, incluindo atividades de mobilidade articular. Após o aquecimento, realize alongamentos como borboleta, alongamento frontal com pernas afastadas, extensão total de uma das pernas com a outra flexionada apoiada à frente do corpo. Aumente a amplitude dos movimentos, utilize apoios como bancos para que os estudantes possam controlar a extensão dos membros inferiores. Quando houver maior domínio corporal, é possível retirar os materiais auxiliares.
Para realizar a parada de mãos, alguns educativos podem ser utilizados, uma das atividades é o “cavalinho”, em que o estudante deve apoiar as mãos no chão e dar “coices” no ar, elevando cada vez mais as pernas em sentido vertical. Para a parada de mão completa, o estudante deve estar em pé, com uma das pernas à frente do corpo e os braços elevados na largura do ombro. Para que o movimento seja completado, deve projetar o tronco e os braços para frente e para baixo, apoiando as palmas da mão no chão. Após realizar o apoio, deve elevar a perna de trás seguida do quadril e do tronco, ficando de cabeça para baixo em posição ereta. Inicialmente, o desmonte pode ser feito voltando à posição de início, já no movimento completo, no desmonte deve rolar para frente, encostando o queixo no peito, flexionando os braços e apoiando as costas no solo, depois o resto do corpo com as pernas flexionadas.
Nos movimentos de equilíbrio, as atividades podem envolver diferentes tipos de equilíbrio, como o dinâmico e o estático. Ficar em um pé só, andar na ponta dos pés, saltar em pontos específicos, manter o equilíbrio após a realização de saltos, andar sobre superfícies com área de contato reduzida são atividades que poderão desenvolver essa capacidade física. Este movimento pode ser explorado em conjunto com a manipulação de objetos, como fitas e arcos.
O movimento de ponte é um exercício preparatório para a realização de outros mais complexos, como o salto mortal para trás, portanto, deve ser trabalhado logo na fundamentação da ginástica. Para realizá-la, na fase iniciante, o estudante deve deitar-se em decúbito dorsal (com a barriga para cima), flexionar os joelhos apoiando os pés no chão, colocar as mãos apoiadas no solo ao lado das orelhas levantando o corpo em uma hiperextensão da coluna. Nas fases mais avançadas, os estudantes podem formar a ponte partindo da posição em pé; para realizá-la, o professor pode segurar na altura do quadril do estudante ajudando-o a preparar-se para formar a ponte, até que ele se sinta seguro para realizar o movimento sozinho. Lembre-se, antes de realizar a ponte é importante que os estudantes estejam preparados com aquecimento, treino de flexibilidade e mobilidade articular das principais estruturas envolvidas, como as do punho, quadril e da coluna.
Nos elementos de ligação, estão presentes os pivot e os saltos. Nos pivôs, há uma elevação e flexão de uma das pernas, com movimento realizado em meia ponta (dos pés) seguido de uma rotação de 360º com o corpo e braços estendidos voltando-se para o lado do ponto de partida.
Nos saltos, podem conhecer e explorar diferentes formas de saltar, combinando diferentes elementos, como os de afastamento de pernas e giros, juntamente com a manipulação de objetos.
Habilidades motoras
A prática da ginástica demanda e desenvolve diferentes capacidades físicas e habilidades motoras. As capacidades físicas são os atributos treináveis do corpo, elas dependem de características genéticas e de quanto as utilizamos no dia a dia. Na prática da ginástica rítmica estão evidentes elementos que envolvem flexibilidade, coordenação, força, agilidade e equilíbrio.
Na execução dos movimentos, é possível perceber as habilidades motoras de locomoção, como caminhar, correr e saltar; de estabilização nos movimentos de equilíbrio, giros, apoios invertidos e paradas de mão, por exemplo. Já as habilidades de manipulação, que dependem de lançar, agarrar e receber, variam de acordo com os objetos utilizados e os movimentos escolhidos na prática.
Durante as aulas é importante que os estudantes reconheçam essas habilidades motoras, possibilitando a discussão nos momentos de reflexão. Na ginástica rítmica é possível perceber diferentes movimentos que fazem parte de outras modalidades de ginástica, por isso, é importante que os estudantes se apropriem dos seus elementos, e, após as atividades realizadas, sejam capazes de organizar uma sequência individual e coletiva.
Bibliografia
BRASIL. Ginástica rítmica. Rede do Esporte, 2021. Disponível em: http://rededoesporte.gov.br/pt-br/megaeventos/olimpiadas/modalidades/ginastica-ritmica Acesso em: 30 nov. 2021.
CAÇOLA, P. Iniciação esportiva na ginástica rítmica. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, Lazer e Dança. v. 2, n. 1, p. 9–15, mar. 2007.
PARANÁ. Secretaria de Educação do Estado. História da ginástica rítmica, 2021. Disponível em: http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=166 Acesso em: 30 nov. 2021.
SANTA CATARINA. Federação de Ginástica de Santa Catarina . Ginástica rítmica., 2021. Disponível em: https://www.fgsc.com.br/modalidades/gr Acesso em: 30 nov. 2021.
Materiais sugeridos
- Equipamento para reproduzir áudio e vídeo.
- Fitas adesivas.
- Tesouras.
- Sacolas plásticas.
- Bolas de borracha.
- Palitos de madeira (20 ou 30 cm).
- Arcos.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Conversa inicial
Inicie a aula em sala questionando os estudantes se já assistiram ou praticaram alguns movimentos de ginástica rítmica. Proporcione que eles comentem de acordo com seus conhecimentos prévios, em seguida, pergunte também quais movimentos fazem parte desta modalidade e quais são os implementos utilizados. Ao passo que os comentários são feitos, registre os pontos principais no quadro para que sejam retomados quando necessário.
Em seguida, peça para que se organizem de maneira que todos possam assistir. Se não houver possibilidades de passar o vídeo, apresente figuras, áudios, ou comente sobre uma apresentação de ginástica rítmica. Mostre o vídeo “Por Dentro Das Olimpíadas #29 - Ginástica Rítmica”, que explica as características da modalidade. De acordo com as necessidades da sua turma, busque superar possíveis barreiras ao utilizar os recursos sugeridos e amplie as intervenções utilizando novas formas de repassar o conteúdo representado nos vídeos. Por exemplo, podem formar duplas para que possam narrar ou explicar a atividade para o outro colega.
No decorrer do vídeo, pause no momento em que se fala sobre os equipamentos utilizados na ginástica rítmica, peça para que os estudantes anotem os itens que fazem parte da modalidade em seu caderno. Faça uma ressalva sobre a pronúncia do aparelho maças, que no vídeo foi pronunciado de maneira errada, relembrando a fruta e não o equipamento.
Peça para que comentem os movimentos percebidos, sobre o uso de materiais e gestos realizados. Colabore com a discussão levantando questões sobre a importância das habilidades motoras e capacidades físicas envolvidas.
Atividade
Atividade 1: Reconhecendo os equipamentos da ginástica rítmica
Para esta atividade entregue uma cópia da imagem para cada estudante e peça que colem no seu caderno de registro. Em seguida, devem realizar o exercício proposto na atividade.
Após a realização da atividade, corrija-a e comente com os estudantes, alguns dos tipos de movimentos que podem ser realizados com cada um dos aparelhos da ginástica. Em seguida, convide-os a criar seus aparelhos (atividade 2) e praticar um pouco com cada um deles.
Caso necessário, leve um material com relevo ou peça que os colegas contornem o desenho colocando o papel em uma base com textura para que estudantes com deficiência visual possam compreender o formato dos desenhos. No caso dos aparelhos mais simples, como arcos, bolas, cordas e fitas, poderá levar o material para que façam o reconhecimento pelo tato, também.
Atividade: Criação de aparelhos da ginástica rítmica
Para esta atividade, separe alguns materiais citados nos vídeos disponíveis no box “saiba mais”. Nesta atividade o material sugerido é a fita, devido a maior facilidade de construção e tempo de aula disponível.
Siga os passos do vídeo “Como construir uma fita de ginástica rítmica com materiais alternativos”:
Para isso, separe os seguintes materiais, sendo um para cada estudante:
- Sacola plástica ou fitas de cetim (ou similares).
- Palito de madeira (20 a 30 cm).
- Fita adesiva.
- Tesoura.
Se achar necessário, combine previamente com os estudantes para que tragam esses materiais para a aula.
Para superar possíveis barreiras, peça aos estudantes que formem duplas para a construção do material.
Após a criação dos materiais, permita que os estudantes se desloquem para um espaço amplo e adequado à prática e pratiquem alguns movimentos básicos da ginástica rítmica.
Atividade: Praticando os movimentos básicos da ginástica rítmica
Separe materiais como bolas (de borracha ou similares) e arcos, suficientes para grupos de até dez estudantes e também um aparelho de som.
No primeiro momento, escolha uma música bem animada e coloque como acompanhamento da aula, permita que os estudantes espalhem-se pelo espaço da aula e experimentem o material construído (fita). Demonstre alguns movimentos básicos, como a rotação vertical, frontal e horizontal do braço, peça para que repliquem os movimentos, depois, permita que realizem alguns movimentos livres, usando os que perceberam no vídeo da Conversa inicial e criados a partir da exploração do material.
Posteriormente, organize-os em três grupos, cada um experimentará movimentos básicos da ginástica, usando um implemento diferente, sendo eles arco, fitas e bolas. Portanto, separe o material necessário correspondente ao número de integrantes de cada equipe. Cada grupo ficará com um material diferente e eles farão trocas no decorrer da atividade. Os estudantes que estiverem no grupo do uso das fitas poderão usar as próprias fitas construídas previamente.
Após a divisão das equipes, peça para que se distribuam pelo espaço da aula de modo que todos possam ver e ouvir as orientações dadas. Os estudantes deverão realizar os movimentos, adaptando-os para realizar em conjunto com os implementos utilizados, sendo eles movimentos de:
- Equilíbrio: realizar movimentos usando equilíbrio estático e dinâmico, com uma perna só, ponta do pé, dentre outros.
- Lançamento e recepção do implemento: lançar bola, arco ou fita para cima e receber, no caso do arco arremessar com reversão para voltar até a mão do estudante, arremessar o implemento para o colega simultaneamente.
- Saltos: grupado, afastado, estendido, carpado, com elementos de flexibilidade de membros inferiores e giros.
- Flexibilidade: espacates, pontes, com saltos, dentre outros.
- Giros: usando a ponta dos pés, com um pé só, manipulando objetos, com saltos e equilíbrio.
Explique que eles devem explorar e criar diferentes formas de realizar os movimentos e que poderão compartilhar ideias e desafios criados a partir dos integrantes da equipe. Após algumas execuções, poderão também realizar movimentos em conjunto com os colegas, em duplas, trios ou mais. Determine um tempo adequado para que as equipes experimentem as três estações. O acompanhamento musical deve estar presente em toda a atividade.
Durante a atividade, observe os movimentos realizados e elogie, auxilie e reforce a ajuda aos colegas e o respeito aos limites corporais. Adapte os elementos que não podem ser realizados por alguns estudantes, deixe que ele aproprie-se daqueles que consegue realizar com maior autonomia, dê dicas e auxilie na execução, se necessário.
Ao final da atividade, permita que os estudantes misturem e escolham quais materiais mais gostaram e querem praticar. Explique que nas próximas aulas deverão criar uma sequência coreográfica, portanto, devem já ir pensando, discutindo e pesquisando novos movimentos para as próximas atividades.
Momento da reflexao
Esse momento pode ser uma roda de conversa sobre as atividades planejadas e executadas em cada aula. Questione-os sobre a importância da organização e o papel de cada um dentro da equipe, e como foram as criações dos movimentos juntamente com a manipulação dos diferentes implementos utilizados.
Após alguns comentários, faça perguntas como: Qual o nome dos implementos utilizados na aula? De qual mais gostaram? Com qual tiveram mais facilidade? Quais os movimentos da ginástica rítmica estão presentes em outras modalidades da ginástica? Conseguiu realizar os movimentos da ginástica rítmica juntamente com a manipulação dos aparelhos? Como foi combinar movimentos ginásticos com a manipulação dos aparelhos da ginástica? Como se organizaram para escolher os movimentos que cada um realizou? Nas coreografias realizadas quais os principais movimentos e materiais utilizados?
Após as discussões sobre as atividades práticas, discuta sobre quais as características corporais (capacidades e habilidades motoras) foram necessárias para a realização dos movimentos da ginástica rítmica. Após a discussão, levante as dificuldades enfrentadas pelos estudantes e também pergunte como eles buscaram resolver os desafios e dificuldades enfrentados.
Conduza a discussão no sentido de que sejam evidenciados os objetivos de aprendizagem. Perceba alguns apontamentos, se necessário, anote para que possa comentá-los no momento de Sistematização do conhecimento.
Sistematizacao do conhecimento
Recupere as características da ginástica rítmica e deixe claros os objetivos que essa modalidade de ginástica tem em relação à estética do movimento e que, apesar da aula não estar focada na avaliação estética, a modalidade preza por isso.
Comente sobre os movimentos básicos da ginástica e como eles podem estar presentes na ginástica rítmica, em cada uma das modalidades, bem como sobre os implementos utilizados e quais movimentos manipulativos são usados em outras práticas corporais.
Explique que para a elaboração de uma apresentação coletiva, é necessário um bom trabalho em equipe, em que os integrantes devem exercer efetivamente o seu papel e dar condições para que todos possam exercer sua criatividade de acordo com suas capacidades. Relacione os objetivos da aula de ginástica com os diferentes momentos do dia a dia, seja no trabalho, na escola ou em outros lugares.
Evidencie os elementos em que apresentaram maior dificuldade, explique que, para superá-los, primeiro é necessário compreender quais são os pontos que precisam ser melhorados, pois, às vezes, o estudante consegue manipular determinado aparelho, mas quando combinado a outros movimentos que exigem diferentes capacidades físicas ou habilidades motoras sente dificuldade. e então, para desenvolver-se é necessário trabalhar essas capacidades e habilidades.
Comente sobre a elaboração da coreografia que será composta nas próximas aulas, demonstrando a importância da criatividade e do interesse em pesquisar novas formas de executar os movimentos. Peça para que se organizem nas equipes usadas na aula e definam funções para ajudar no desenvolvimento do trabalho. Faça os estudantes refletirem sobre o papel da música de acompanhamento das atividades práticas e evidencie a importância de escolher uma música adequada e quanto isso pode interferir em uma apresentação.
Parabenize os momentos em que houve organização democrática, superação, cumprimento dos protocolos de segurança, evolução nos níveis de dificuldade, demonstração de valores como o respeito e a inclusão dos colegas.
Valorize o empenho e a dedicação na superação de desafios, demonstre atenção àqueles estudantes que apresentaram maior dificuldade, mas que buscaram superar-se para cumprir as atividades, mesmo que com adaptações. Elabore um discurso motivacional criando relações com a vida e explique que conhecer a si e suas dificuldades, juntamente com a determinação, é essencial para vencer os desafios.
Estabeleça relações entre os objetivos e as competências estabelecidas no planejamento, com a execução da aula. Explique que nos momentos tiveram de criar, superar desafios, pensar nas suas potencialidades, cuidar de si e dos colegas, e havia objetivos que buscavam trabalhar essas ações.
Registro e avaliacao
Na primeira atividade foi pedido para os estudantes preencherem a atividade que serviria para conhecer e relembrar os aparelhos utilizados na ginástica. Na próxima aula, corrija e discuta sobre a atividade proposta.
Peça para que os estudantes façam um desenho de uma apresentação de ginástica rítmica em grupo, no qual demonstre a utilização de todos os aparelhos utilizados, cada um realizando um movimento diferente combinado com a manipulação dos equipamentos. Se achar necessário, peça para que façam uma pesquisa sobre as possibilidades de movimentos que podem ser combinados com o uso dos aparelhos da ginástica.
Para evitar possíveis barreiras, pense em outras possibilidades de realização desta atividade, como, por exemplo, gravação de áudio ou vídeo, ou realização de colagem com relevo, uso de massa de modelar, dentre outros.
No início da próxima aula, peça aos estudantes que comentem sobre suas respostas e percepções. Essa atividade pode ser analisada para traçar novas estratégias para as próximas aulas, aproveitando os movimentos apresentados nos desenhos e refletindo sobre eles.
Durante a sequência didática, é importante estabelecer com os estudantes critérios para a avaliação atitudinal. Esses critérios devem ser considerados nas diversas atividades, e podem seguir a sugestão em que o estudante é capaz de:
- Adotar atitudes de segurança individual e dos colegas, respeitando as possibilidades e limites do corpo.
- Respeitar o tempo e a ordem de prática, considerando a participação dos colegas.
- Considerar as ideias e opiniões dos colegas na elaboração das apresentações.
- Criar e solucionar os desafios apresentados na aula usando diferentes materiais.
- Posicionar-se criticamente.
- Adotar atitudes de liderança.
- Demonstrar interesse e aprofundar-se no tema.
- Realizar as atividades com autonomia, criando coreografias individuais e coletivas.
- Reconhecer as habilidades e capacidades físicas na prática da ginástica.
Perceba as atitudes de respeito, cuidado e segurança com colegas, organização democrática, liderança, dedicação e criatividade na resolução de desafios, essa é uma forma de avaliar que permeia toda a sequência didática e pode auxiliar em outras avaliações.
Barreiras
Barreiras
- Restringir a movimentos e aparelhos específicos de cada elemento da ginástica.
- Usar mecanismos de pesquisa e anotações que não são atingíveis por todos.
- Não dar condições alternativas de construção de movimentos.
Sugestões para eliminar ou reduzir as barreiras
- Ampliar as possibilidades de movimentação e de criação de equipamentos para que estejam de acordo com as características dos estudantes.
- Definir funções rotativas durante a aula para os estudantes adotem atitudes de inclusão.
- Construir equipamentos adaptados para a ginástica rítmica que se encaixem nas necessidades dos estudantes.
Desdobramentos
Nas próximas aulas defina um tempo para que os estudantes elaborem ideias para a composição da coreografia. Dedique um tempo com cada equipe para verificar o que está sendo definido para cada estudante, e, se necessário, auxilie no que for preciso. Peça para a próxima aula que definam quais serão os aparelhos selecionados para a apresentação. É interessante que os estudantes possam construir novos materiais como as maçãs, por exemplo, para isso, apresente o vídeo disponível no box Para saber mais. Atribua isso como função da equipe e que devem trazer os materiais criados nas próximas aulas.
Apresente novos de ginástica rítmica para que possam apropriar-se melhor sobre o tema. Peça para que as equipes definam uma música de acompanhamento da apresentação e que ensaiem utilizando-a no decorrer da sequência didática.
Peça para que os estudantes filmem os ensaios para que possam analisar e aprimorar os movimentos realizados.
Organize a confecção de um folder criado por cada equipe, para divulgar a apresentação das coreografias, na escola. Grave vídeos ou áudios de chamadas para o evento, em que cada grupo faz uma fala sobre as coreografias. Divulgue pela escola.
Por fim, organize a apresentação completa das coreografias, faça as interlocuções necessárias com a gestão da escola para que seja possível apresentar para as demais turmas, se possível. Após as apresentações, discuta com os estudantes sobre as atividades realizadas e dê um feedback para cada equipe.
Aborde os conhecimentos contidos na Conversa inicial, pois eles são fundamentais para entendimento da ginástica rítmica, e apresente os objetivos de aprendizagem do bloco de aulas. Pergunte aos estudantes o que eles conhecem sobre ginástica rítmica, por exemplo: Quais são os movimentos da ginástica rítmica? Quais são os implementos utilizados para sua prática? E inclua os questionamentos que achar pertinentes, com a intenção de colher os conhecimentos prévios dos estudantes.
Solicite que os estudantes assistam ao vídeo sugerido na Conversa inicial, que tenham uma atenção especial para os movimentos e para os equipamentos utilizados na Ginástica Rítmica. Após assistirem ao vídeo, pergunte aos estudantes:
O que acharam da ginástica rítmica?
Quais são as capacidades físicas mais solicitadas nestes movimentos?
Quais são as habilidades motoras necessárias para realizar a ginástica rítmica?
Solicite a tarefa da atividade 1, para que eles façam o exercício sugerido na atividade e sigam os procedimentos como estão descritos no plano.
Proceda da mesma maneira com a atividade 2, que propõe a confecção de uma fita de ginástica rítmica com materiais alternativos. O vídeo sugerido deve ser passado aos estudantes, faça intervenções e tire toda e qualquer dúvida deles, pois o material será confeccionado em sua casa. Após a criação dos materiais, peça a eles que, se possível, encontrem um espaço amplo para realizarem alguns movimentos básicos da ginástica rítmica utilizando este material.
Relacione os objetivos da aula de ginástica com os diferentes momentos do dia a dia, seja no trabalho, na escola ou em outros lugares.
Comunique aos estudantes que guardem o exercício da atividade 1 e a fita que confeccionaram, e os tragam quando retornarem às aulas presenciais, para vivenciarem os movimentos e uma sequência de ginástica rítmica.
Este plano de atividade foi elaborado pelo time de autores NOVA ESCOLA.
Autor: Alexsandro Junior Machado
Coautor: Laércio de Moura Jorge
Mentor: Ricardo Yoshio Silveira Ribeiro
Especialista da área: Luis Henrique Martins Vasquinho