Plano de Aula

Plano de aula: Ginástica rítmica: explorando diferentes implementos e organizando coreografias

mais ações

Descrição

No desenvolvimento deste plano, procuramos levar os estudantes  a aprofundarem-se em aprendizagens sobre a ginástica rítmica e suas principais modalidades, bem como a ampliar a utilização de  materiais. Para isso, devem explorar a sua criatividade realizando movimentos com os materiais construídos a partir dos seus conhecimentos prévios sobre a ginástica. Espera-se que ao final do processo sejam capazes de criar pequenas coreografias individuais e coletivas.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Ginástica geral.

Objetivos de aprendizagem

  • Conhecer a ginástica rítmica e as suas principais modalidades.
  • Identificar a presença dos movimentos da ginástica rítmica em outras modalidades da ginástica.
  • Identificar os principais implementos utilizados na modalidade.
  • Confeccionar materiais alternativos para a prática da ginástica rítmica.
  • Reconhecer as potencialidades e os limites do corpo na prática da ginástica rítmica.
  • Criar movimentos da ginástica rítmica usando diferentes materiais.
  • Criar coreografias individuais e coletivas a partir dos elementos da ginástica rítmica.

Competências gerais

1.        Conhecimento

2.        Pensamento científico, crítico e criativo

3.        Repertório cultural

8.        Autoconhecimento e autocuidado

9.        Empatia e cooperação

10.        Responsabilidade e cidadania

Aula

Materiais sugeridos
  • Equipamento para reproduzir áudio e vídeo.
  • Fitas adesivas.
  • Tesouras.
  • Sacolas plásticas.
  • Bolas de borracha.
  • Palitos de madeira (20 ou 30 cm).
  • Arcos.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.  

Conversa inicial

Inicie a aula em sala questionando os estudantes se já assistiram ou praticaram alguns movimentos de ginástica rítmica. Proporcione que eles comentem de acordo com seus conhecimentos prévios, em seguida, pergunte também quais movimentos fazem parte desta modalidade e quais são os implementos utilizados. Ao passo que os comentários são feitos, registre os pontos principais no quadro para que sejam retomados quando necessário.

Em seguida, peça para que se organizem de maneira que todos possam assistir. Se não houver possibilidades de passar o vídeo, apresente figuras, áudios, ou comente sobre uma apresentação de ginástica rítmica. Mostre o vídeo “Por Dentro Das Olimpíadas #29 - Ginástica Rítmica”, que explica as características da modalidade. De acordo com as necessidades da sua turma, busque superar possíveis barreiras ao utilizar os recursos sugeridos e amplie as intervenções utilizando novas formas de repassar o conteúdo representado nos vídeos. Por exemplo, podem formar duplas para que possam narrar ou explicar a atividade para o outro colega.

No decorrer do vídeo, pause no momento em que se fala sobre os equipamentos utilizados na ginástica rítmica, peça para que os estudantes anotem os itens que fazem parte da modalidade em seu caderno. Faça uma ressalva sobre a pronúncia do aparelho maças, que no vídeo foi pronunciado de maneira errada, relembrando a fruta e não o equipamento.

Peça para que comentem os movimentos percebidos, sobre o uso de materiais e gestos realizados. Colabore com a discussão levantando questões sobre a importância das habilidades motoras e capacidades físicas envolvidas.