Plano de aula: Apresentações de ginástica geral tematizadas

Descrição

Neste plano propõe-se aos estudantes elaborar coreografias de ginástica geral com temas que fazem parte do seu cotidiano. Também se sugere que sejam trabalhados temas relacionados à inclusão e à valorização da cultura local. Para isso, os estudantes devem realizar uma expedição investigativa para levantar os principais temas e possibilidades de construir as apresentações contando com a ajuda de pessoas da comunidade. Ao final, espera-se que seja possível fazer uma análise dos significados das coreografias para divulgar na escola e na comunidade.

Objeto de conhecimento

• Ginástica geral.

Objetivos de aprendizagem

• Pesquisar temas do cotidiano para criar coreografias de ginástica geral.
  • Planejar pequenas apresentações de ginástica, de acordo suas capacidades técnicas.
  • Refletir sobre temas da sociedade na prática de ginástica.
  • Explorar temas relacionados à diversidade, inclusão, valorização da cultura local por meio da ginástica.
  • Dialogar com colegas e a comunidade para elaborar coreografias de ginástica.
  • Apresentar uma coreografia de ginástica com temas de relevância sociocultural.

Competências gerais

1. Conhecimento