Plano de Aula
Plano de aula: Apresentações de ginástica geral tematizadas
Descrição
Neste plano propõe-se aos estudantes elaborar coreografias de ginástica geral com temas que fazem parte do seu cotidiano. Também se sugere que sejam trabalhados temas relacionados à inclusão e à valorização da cultura local. Para isso, os estudantes devem realizar uma expedição investigativa para levantar os principais temas e possibilidades de construir as apresentações contando com a ajuda de pessoas da comunidade. Ao final, espera-se que seja possível fazer uma análise dos significados das coreografias para divulgar na escola e na comunidade.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Ginástica geral.
Objetivos de aprendizagem
- Pesquisar temas do cotidiano para criar coreografias de ginástica geral.
- Planejar pequenas apresentações de ginástica, de acordo suas capacidades técnicas.
- Refletir sobre temas da sociedade na prática de ginástica.
- Explorar temas relacionados à diversidade, inclusão, valorização da cultura local por meio da ginástica.
- Dialogar com colegas e a comunidade para elaborar coreografias de ginástica.
- Apresentar uma coreografia de ginástica com temas de relevância sociocultural.
Competências gerais
1. Conhecimento
2. Pensamento científico, crítico e criativo
3. Repertório cultural
8. Autoconhecimento e autocuidado
9. Empatia e cooperação
Conceito de ginástica geral
A ginástica geral (GG), que passou a ser chamada de ginástica para todos (GPT) a partir do ano de 2007 (GONÇALVES; DE ASSIS; LOPES, 2017), é uma prática abrangente que reúne elementos básicos do ato de movimentar, utilizando diferentes capacidades físicas, que dão subsídios para a realização de atividades corporais acrobáticas e expressivas, favorecendo a interação social e o compartilhamento da aprendizagem sem fins competitivos (BNCC, 2018).
Fazem parte da ginástica geral elementos como “exercícios no solo, no ar (saltos), em aparelhos (trapézio, corda, fita elástica), de maneira individual ou coletiva, e combinam um conjunto bem variado de piruetas, rolamentos, paradas de mão, pontes, pirâmides humanas etc.” (BNCC, 2018, p. 2017). Além da combinação de elementos gímnicos, também envolve aspectos culturais, como dança, teatro, circo e folclore, valorizando a criatividade. Na ginástica para todos, quanto menos restrições, mais favorável se torna trabalhar a criatividade (MIRANDA; EHRENBERG; BRATIFISCHE, 2016).
Entretanto, algumas sugestões podem ser dadas na escolha dos temas para a elaboração das coreografias, como, por exemplo: saúde, violência, bem-estar, circo, desenhos, filmes, séries, modalidades esportivas, folclore, dentre outros. O importante é considerar o contexto da comunidade e as práticas comuns que fazem parte do cotidiano dos estudantes, para que a aprendizagem tenha significado.
Trabalhar com coreografias de ginástica para todos abre espaço para trazer discussões relevantes sobre o contexto em que os estudantes estão situados, pois os temas para a elaboração de uma coreografia de ginástica podem ser diversos e os próprios estudantes podem sugerir, de acordo com o contexto em que vivem e seus conhecimentos prévios, favorecendo assim o protagonismo estudantil. Para saber mais como desenvolver o protagonismo em suas aulas leia a matéria “Protagonismo do estudante: conheça 6 práticas para desenvolver no dia a dia”.
Na ginástica para todos há uma constante colaboração e socialização, o que significa que as relações de cooperação entre seus participantes são sua característica fundamental (MENEGALDO; BORTOLETO, 2020), portanto, todos os personagens são importantes, cada um com suas características, evitando assim a seletividade e a exclusão.
Os movimentos realizados na ginástica geral vão do mais simples aos mais complexos. Fazem parte, principalmente, elementos de equilíbrio, saltos, giros, rotações e acrobacias com e sem o uso de materiais. Há também a presença de elementos de ligação (voltas, pivots e saltos) que fazem as interlocuções entre os elementos técnicos das apresentações.
A prática da ginástica demanda e desenvolve diferentes capacidades físicas e habilidades motoras. As capacidades físicas são os atributos treináveis do corpo, elas dependem de características genéticas e de quanto as utilizamos no dia a dia. Na prática da ginástica estão evidentes elementos que envolvem força, flexibilidade, coordenação, agilidade e equilíbrio.
Para a execução dos movimentos, é necessário o controle das habilidades motoras básicas de locomoção, como caminhar, correr e saltar; de estabilização nos movimentos de equilíbrio, giros, apoios invertidos e paradas de mão, por exemplo. Já as habilidades de manipulação são usadas nas ações de lançar, agarrar, puxar e receber, porém a necessidade delas depende dos objetos utilizados e dos movimentos escolhidos na prática.
É importante que os estudantes reconheçam as capacidades físicas e as habilidades motoras envolvidas, para que possam refletir sobre si e elaborar seus movimentos com base nas suas características físicas, podendo também estabelecer estratégias para evoluir durante a sequência didática.
Bibliografia
BRASIL. Comitê Brasileiro de Ginástica (CBG), 2021. Disponível em: https://www.cbginastica.com.br/faq Acesso em: 29 out. 2021.
GONÇALVES, V. O.; ASSIS, R. M. de; LOPES, C. R. A prática pedagógica da ginástica para todos no âmbito escolar. Educere et Educare, v. 13, n. 27, p. 10-17648/educare. v13i27. 18275, 2017.
MENEGALDO, F. R.; BORTOLETO, M. A. C. Ginástica para todos: o que a Praxiologia Motriz diz sobre isso? Conexões, v. 18, p. e 020014-e 020014, 2020.
MIRANDA, R. de C. F.; EHRENBERG, M. C.; BRATIFISCHE, S. A. Temas emergentes em ginástica para todos. [S.l: s.n.], 2016.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.