Plano de aula: Apresentações de ginástica geral tematizadas

Descrição

Neste plano propõe-se aos estudantes elaborar coreografias de ginástica geral com temas que fazem parte do seu cotidiano. Também se sugere que sejam trabalhados temas relacionados à inclusão e à valorização da cultura local. Para isso, os estudantes devem realizar uma expedição investigativa para levantar os principais temas e possibilidades de construir as apresentações contando com a ajuda de pessoas da comunidade. Ao final, espera-se que seja possível fazer uma análise dos significados das coreografias para divulgar na escola e na comunidade.

Objeto de conhecimento

• Ginástica geral.

Objetivos de aprendizagem

• Pesquisar temas do cotidiano para criar coreografias de ginástica geral.
  • Planejar pequenas apresentações de ginástica, de acordo suas capacidades técnicas.
  • Refletir sobre temas da sociedade na prática de ginástica.
  • Explorar temas relacionados à diversidade, inclusão, valorização da cultura local por meio da ginástica.
  • Dialogar com colegas e a comunidade para elaborar coreografias de ginástica.
  • Apresentar uma coreografia de ginástica com temas de relevância sociocultural.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

3. Repertório cultural

8. Autoconhecimento e autocuidado

9. Empatia e cooperação

Materiais sugeridos
  • Equipamento para reproduzir áudio e vídeo
  • Impressão com quadro organizador das apresentações de ginástica.
  • Colchonetes, colchões, tatame, tapetes de EVA ou material adaptado.
  • Bolas.
  • Arcos.
  • Fitas.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.

Conversa inicial

Inicie a aula com uma conversa, relembrando o conceito de ginástica para todos e pergunte quem já assistiu ou praticou alguma vez para que relate sua experiência. Pergunte também quais movimentos fazem parte da ginástica e anote os nomes citados pelos estudantes. Se necessário, comente sobre alguns dos movimentos básicos, para ajudá-los na sua identificação no decorrer da aula. Após os comentários, faça perguntas, como: A ginástica para todos é uma ginástica competitiva? Se ela é para todos o que é importante na hora de praticá-la? É possível passar uma mensagem ou significado por meio de uma apresentação de ginástica? Quais temas podem ser representados por meio desta prática?

Antes de argumentar sobre os comentários feitos pelos estudantes, convide-os a assistir aos vídeos 1 e 2 de uma apresentação de ginástica para todos. Peça para eles se organizarem de maneira que todos possam assistir. Se não houver possibilidades de passar o vídeo, mostre figuras, áudios, ou comente sobre uma apresentação de ginástica. De acordo com as necessidades da sua turma, busque superar possíveis barreiras ao utilizar os recursos sugeridos e amplie as intervenções utilizando novas formas de repassar o conteúdo apresentado nos vídeos. Por exemplo, podem formar duplas para que possam narrar ou explicar a atividade para o outro colega.

Antes de iniciar o vídeo 1 "GYMNUSP - VIII Fórum Internacional de Ginástica Para Todos”, peça para que os estudantes percebam quais movimentos identificaram na apresentação:

Sugerimos os minutos 0 a 2’19, 2’45 a 3’10 e 4’10 a 4’20.

Após a apresentação do vídeo 1, peça para os estudantes comentarem sobre os movimentos percebidos e registrarem em seus cadernos.

Agora, reproduza o vídeo 2 “Apresentação de Ginástica Para Todos” e peça para que eles tentem identificar, além dos movimentos, se há um tema que está sendo representado.

Sugerimos o vídeo até os 2’15.

Peça para que comentem o tema percebido, sobre o uso de materiais e gestos realizados. Colabore com a discussão falando sobre a abrangência que a ginástica permite alcançar. Reflita que em uma apresentação não é necessário todos fazerem os mesmos gestos, e por isso a ginástica para todos pode ser “para todos”.

Após a discussão realizada, apresente-os como irá ocorrer a aula e instigue-os ao desafio final de compor uma apresentação de ginástica tematizada, criada a partir dos conhecimentos prévios e adquiridos no decorrer da sequência didática.

Peça para que se organizem em equipes de sete a dez estudantes e decidam o tema que irão abordar. Diga que seja um tema pertinente, também para que explorem a diversidade, a inclusão e a valorização da cultura local.