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Plano de Aula
Neste plano propõe-se aos estudantes elaborar coreografias de ginástica geral com temas que fazem parte do seu cotidiano. Também se sugere que sejam trabalhados temas relacionados à inclusão e à valorização da cultura local. Para isso, os estudantes devem realizar uma expedição investigativa para levantar os principais temas e possibilidades de construir as apresentações contando com a ajuda de pessoas da comunidade. Ao final, espera-se que seja possível fazer uma análise dos significados das coreografias para divulgar na escola e na comunidade.
1. Conhecimento
2. Pensamento científico, crítico e criativo
3. Repertório cultural
8. Autoconhecimento e autocuidado
9. Empatia e cooperação
Conceito de ginástica geral
A ginástica geral (GG), que passou a ser chamada de ginástica para todos (GPT) a partir do ano de 2007 (GONÇALVES; DE ASSIS; LOPES, 2017), é uma prática abrangente que reúne elementos básicos do ato de movimentar, utilizando diferentes capacidades físicas, que dão subsídios para a realização de atividades corporais acrobáticas e expressivas, favorecendo a interação social e o compartilhamento da aprendizagem sem fins competitivos (BNCC, 2018).
Fazem parte da ginástica geral elementos como “exercícios no solo, no ar (saltos), em aparelhos (trapézio, corda, fita elástica), de maneira individual ou coletiva, e combinam um conjunto bem variado de piruetas, rolamentos, paradas de mão, pontes, pirâmides humanas etc.” (BNCC, 2018, p. 2017). Além da combinação de elementos gímnicos, também envolve aspectos culturais, como dança, teatro, circo e folclore, valorizando a criatividade. Na ginástica para todos, quanto menos restrições, mais favorável se torna trabalhar a criatividade (MIRANDA; EHRENBERG; BRATIFISCHE, 2016).
Entretanto, algumas sugestões podem ser dadas na escolha dos temas para a elaboração das coreografias, como, por exemplo: saúde, violência, bem-estar, circo, desenhos, filmes, séries, modalidades esportivas, folclore, dentre outros. O importante é considerar o contexto da comunidade e as práticas comuns que fazem parte do cotidiano dos estudantes, para que a aprendizagem tenha significado.
Trabalhar com coreografias de ginástica para todos abre espaço para trazer discussões relevantes sobre o contexto em que os estudantes estão situados, pois os temas para a elaboração de uma coreografia de ginástica podem ser diversos e os próprios estudantes podem sugerir, de acordo com o contexto em que vivem e seus conhecimentos prévios, favorecendo assim o protagonismo estudantil. Para saber mais como desenvolver o protagonismo em suas aulas leia a matéria “Protagonismo do estudante: conheça 6 práticas para desenvolver no dia a dia”.
Na ginástica para todos há uma constante colaboração e socialização, o que significa que as relações de cooperação entre seus participantes são sua característica fundamental (MENEGALDO; BORTOLETO, 2020), portanto, todos os personagens são importantes, cada um com suas características, evitando assim a seletividade e a exclusão.
Os movimentos realizados na ginástica geral vão do mais simples aos mais complexos. Fazem parte, principalmente, elementos de equilíbrio, saltos, giros, rotações e acrobacias com e sem o uso de materiais. Há também a presença de elementos de ligação (voltas, pivots e saltos) que fazem as interlocuções entre os elementos técnicos das apresentações.
A prática da ginástica demanda e desenvolve diferentes capacidades físicas e habilidades motoras. As capacidades físicas são os atributos treináveis do corpo, elas dependem de características genéticas e de quanto as utilizamos no dia a dia. Na prática da ginástica estão evidentes elementos que envolvem força, flexibilidade, coordenação, agilidade e equilíbrio.
Para a execução dos movimentos, é necessário o controle das habilidades motoras básicas de locomoção, como caminhar, correr e saltar; de estabilização nos movimentos de equilíbrio, giros, apoios invertidos e paradas de mão, por exemplo. Já as habilidades de manipulação são usadas nas ações de lançar, agarrar, puxar e receber, porém a necessidade delas depende dos objetos utilizados e dos movimentos escolhidos na prática.
É importante que os estudantes reconheçam as capacidades físicas e as habilidades motoras envolvidas, para que possam refletir sobre si e elaborar seus movimentos com base nas suas características físicas, podendo também estabelecer estratégias para evoluir durante a sequência didática.
Bibliografia
BRASIL. Comitê Brasileiro de Ginástica (CBG), 2021. Disponível em: https://www.cbginastica.com.br/faq Acesso em: 29 out. 2021.
GONÇALVES, V. O.; ASSIS, R. M. de; LOPES, C. R. A prática pedagógica da ginástica para todos no âmbito escolar. Educere et Educare, v. 13, n. 27, p. 10-17648/educare. v13i27. 18275, 2017.
MENEGALDO, F. R.; BORTOLETO, M. A. C. Ginástica para todos: o que a Praxiologia Motriz diz sobre isso? Conexões, v. 18, p. e 020014-e 020014, 2020.
MIRANDA, R. de C. F.; EHRENBERG, M. C.; BRATIFISCHE, S. A. Temas emergentes em ginástica para todos. [S.l: s.n.], 2016.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Inicie a aula com uma conversa, relembrando o conceito de ginástica para todos e pergunte quem já assistiu ou praticou alguma vez para que relate sua experiência. Pergunte também quais movimentos fazem parte da ginástica e anote os nomes citados pelos estudantes. Se necessário, comente sobre alguns dos movimentos básicos, para ajudá-los na sua identificação no decorrer da aula. Após os comentários, faça perguntas, como: A ginástica para todos é uma ginástica competitiva? Se ela é para todos o que é importante na hora de praticá-la? É possível passar uma mensagem ou significado por meio de uma apresentação de ginástica? Quais temas podem ser representados por meio desta prática?
Antes de argumentar sobre os comentários feitos pelos estudantes, convide-os a assistir aos vídeos 1 e 2 de uma apresentação de ginástica para todos. Peça para eles se organizarem de maneira que todos possam assistir. Se não houver possibilidades de passar o vídeo, mostre figuras, áudios, ou comente sobre uma apresentação de ginástica. De acordo com as necessidades da sua turma, busque superar possíveis barreiras ao utilizar os recursos sugeridos e amplie as intervenções utilizando novas formas de repassar o conteúdo apresentado nos vídeos. Por exemplo, podem formar duplas para que possam narrar ou explicar a atividade para o outro colega.
Antes de iniciar o vídeo 1 "GYMNUSP - VIII Fórum Internacional de Ginástica Para Todos”, peça para que os estudantes percebam quais movimentos identificaram na apresentação:
Sugerimos os minutos 0 a 2’19, 2’45 a 3’10 e 4’10 a 4’20.
Após a apresentação do vídeo 1, peça para os estudantes comentarem sobre os movimentos percebidos e registrarem em seus cadernos.
Agora, reproduza o vídeo 2 “Apresentação de Ginástica Para Todos” e peça para que eles tentem identificar, além dos movimentos, se há um tema que está sendo representado.
Sugerimos o vídeo até os 2’15.
Peça para que comentem o tema percebido, sobre o uso de materiais e gestos realizados. Colabore com a discussão falando sobre a abrangência que a ginástica permite alcançar. Reflita que em uma apresentação não é necessário todos fazerem os mesmos gestos, e por isso a ginástica para todos pode ser “para todos”.
Após a discussão realizada, apresente-os como irá ocorrer a aula e instigue-os ao desafio final de compor uma apresentação de ginástica tematizada, criada a partir dos conhecimentos prévios e adquiridos no decorrer da sequência didática.
Peça para que se organizem em equipes de sete a dez estudantes e decidam o tema que irão abordar. Diga que seja um tema pertinente, também para que explorem a diversidade, a inclusão e a valorização da cultura local.
Atividade: Organização das equipes e brainstorming para definir os temas
Distribua as equipes cada uma em uma roda de conversa, ainda dentro da sala. Para fazer o brainstorming, dedique um tempo com cada equipe para auxiliar nesse processo. Lembre-se de que não existem ideias ruins, apenas ideias que podem ser ajustadas e aproveitadas. Peça para que os estudantes busquem temas que fazem parte do seu cotidiano, estão em alta e são relevantes para a sociedade.
Após definir o tema, apresente aos estudantes um checklist que pode nortear as equipes, como o do modelo a seguir. Explique que devem dividir as funções, de acordo com suas características e potencialidades, mas que todos podem se ajudar, nas diferentes funções.
Nome do grupo Ex.: ginastiqueiros | O nome deve representar a filosofia do grupo. |
Tema: Ex.: pandemia | O tema escolhido deve ser representado através da coreografia. |
Relevância do tema escolhido: Ex.: contexto social vivido no mundo devido à pandemia de Covid-19. | Motivo da escolha do tema. |
Música escolhida | Nome da música escolhida. |
Líder administrativo | Responsável por administrar a equipe, cobrando prazos, responsabilidades e entrega do relatório final sobre a atividade. |
Nome dos responsáveis pela pesquisa sobre o tema | Os integrantes devem ter espírito investigativo, pois irão pesquisar e aprofundar-se no tema escolhido para ajudar a planejar o que será abordado na coreografia e explicar os movimentos realizados. |
Nome dos responsáveis pela elaboração do figurino | Os integrantes devem ser criativos, saber pensar no significado das coisas, pois deverão ajudar a planejar cor, tipo de roupa usada e materiais que farão parte da coreografia, de acordo com o tema escolhido. |
Nome dos responsáveis por pesquisar ideias para a coreografia | Os integrantes que apresentam facilidade em se expressar por meio do movimento ou conhecem pessoas que podem ajudar na coreografia. Todos ajudarão na construção da apresentação, porém alguns ficarão responsáveis por planejar e organizar melhor a parte prática. Também poderão buscar ajuda de outras pessoas da comunidade. |
Cronograma da apresentação | Organização da equipe e escolha do tema: ____________ Ensaio com a música e coreografia base: ____________ Ajustes na coreografia: ____________ Apresentação prévia para o professor: ____________ Apresentação geral para a comunidade:______________ Entrega do relatório sobre o trabalho: ____________ |
Após entregar dois arquivos para cada equipe (um que ficará com a equipe e outro com o professor), faça a leitura e peça para que eles analisem as funções e as características dos membros das equipes. Posteriormente, eles devem preencher os dados necessários, onde um documento deve ser entregue ao professor para que possa estar ciente da organização da equipe e o outro fique com o líder administrativo, que será o responsável geral do grupo. De acordo com o perfil da sua turma, poderá adaptar as anotações feitas no quadro. Estudantes com deficiência visual, por exemplo, podem realizar os registros por meio de gravação de áudio ou vídeo.
Após a definição das equipes e a divisão das funções, direcione os estudantes para um espaço amplo e adequado à prática da ginástica, para que possam realizar as atividades práticas.
Atividade: Relembrando os movimentos básicos da ginástica
Nesta atividade, busca-se recuperar os movimentos básicos comentados na Conversa inicial (equilíbrio, saltos, giros, rotações e acrobacias). Se achar necessário, caso os estudantes não tenham tido uma experiência significativa na ginástica, faça um grande círculo e comentem sobre a execução de cada movimento básico, provavelmente, haverá alguns que já possuem conhecimentos prévios. Portanto, coloque alguns colchonetes no centro e peça para que demonstrem brevemente aos colegas. Nesse momento, aproveite para comentar e construir coletivamente os protocolos de segurança na execução das atividades.
Após uma breve revisão, organize as equipes feitas em sala distribuídas ao redor do espaço destinado à prática. Disponibilize o material igualmente para cada equipe (colchonetes ou colchões). Nesse momento não há a necessidade de materiais manipulativos. Peça para os estudantes organizarem-se e experimentar individualmente os movimentos básicos da ginástica, mas que também auxiliem os seus colegas, prezando pela igualdade de condições para o uso do material disponível em cada equipe.
Para superar possíveis barreiras, converse com as equipes sobre a possibilidade de ampliar os movimentos da ginástica, de modo que todos possam realizá-los de acordo com suas características. Caso necessário, forme duplas ou trios para que auxiliem os colegas.
Ao final do tempo destinado para essa atividade, solicite que os colchonetes que estavam nas equipes sejam colocados ao centro da quadra. Peça para que formem um semicírculo ao redor e, após organizarem-se, peça para que os estudantes escolham alguns dos movimentos treinados e passem pelo centro da quadra demonstrando-os. Lembre-se de determinar um tempo para que todos tenham as mesmas condições de apresentar-se.
Atividade: Organizando uma apresentação de ginástica tematizada
Nesta atividade, busca-se proporcionar um tempo disponível em aula para que os estudantes sejam capazes de planejar e ensaiar uma apresentação em grupos de ginástica para todos, utilizando os diferentes movimentos da ginástica, relacionados ao tema escolhido.
Primeiramente, organize as equipes separadas pelo espaço da aula, para que possam ensaiar algumas sequências de movimentos de acordo com o tema escolhido. Nesse momento é interessante que a equipe pense nas características de seus integrantes para escolher os movimentos que irá realizar, lembre-os de que não precisam realizar os mesmos movimentos.
Separe para essa atividade os colchonetes já utilizados nas atividades anteriores. Disponibilize igualmente entre as equipes os objetos, como arcos, cordas, fitas e bolas, para que possam utilizá-los na construção da apresentação. Se os materiais forem escassos, pode reuni-los no centro da quadra e os estudantes podem escolher, de acordo com a necessidade de seus temas, também podendo trocar com os colegas no decorrer da atividade.
Combine o tempo de planejamento e ensaio com os estudantes, considerando o tempo ainda disponível em aula. Explique e incentive-os a participar de uma apresentação demonstrando os movimentos que planejaram. Dedique um tempo com cada equipe para dar sugestões nos temas levantados e possibilidades de pensar na execução prática.
É importante que todos participem da apresentação prática, manipulando objetos ou realizando os elementos de ligação de acordo com suas capacidades.
Após os ensaios, os estudantes devem fazer uma apresentação prévia para o professor e, se houver tempo, algumas equipes podem compartilhar com os colegas.
Lembre-se de que o objetivo não é focar na técnica, mas sim na capacidade de organização, no uso e na fixação das atividades propostas e na criatividade dos estudantes.
Esse momento pode ser uma roda de conversa sobre as atividades planejadas e executadas em cada aula. Questione-os sobre a importância da organização e o papel de cada um dentro da equipe, e como foi que se organizaram para escolher as funções de cada um. Após alguns posicionamentos, faça perguntas, como:
Qual o motivo da escolha do tema? Qual a relevância? Vocês acham que todos participaram efetivamente? Sentiu-se apoiado pelos colegas ao realizar os movimentos? Como você buscou integrar os colegas com dificuldades? Como se organizaram para escolher os movimentos que cada um realizou? Quais os cuidados tomaram para não haver acidentes? Quais os cuidados temos de ter para cuidar dos nossos colegas? Quais as expectativas para a apresentação?
Conduza a discussão no sentido de que sejam evidenciados os objetivos de aprendizagem. Perceba alguns apontamentos, se necessário, anote para que possa comentá-los no momento de Sistematização do conhecimento.
Recupere o conceito de ginástica para todos e deixe claros os objetivos que essa modalidade de ginástica tem em relação a integrar ao máximo todos os tipos de pessoas, e a importância de fazer todos participarem durante as aulas.
Comente que para um bom trabalho em equipe os integrantes devem exercer efetivamente o seu papel e a divisão feita, explorando as características de cada um, não possui um objetivo exclusivo para a ginástica, mas também usamos isso no dia a dia, seja no trabalho, na escola ou em outros lugares.
Confronte as situações da aula em que não houve a inclusão ou igualdade, demonstrando que tais situações vão contra os princípios da ginástica para todos. Oriente os estudantes em possibilidades de resolver ou evitar tais problemas, dando dicas de como todos podem aproveitar.
Reflita sobre os temas levantados e estabeleça relações com o contexto dos estudantes, instigue-os a pensar e relacionar com o mundo em que vivem, os problemas, as conquistas, os costumes, para que sejam capazes de ir além da prática e façam isso em outros momentos, inclusive fora da escola.
Comente sobre os elementos em que apresentaram maior dificuldade, explique que, para superá-los, primeiro é necessário compreender quais são os pontos que precisam ser melhorados, pois, às vezes, o estudante consegue realizar determinado salto, mas no salto em que precisa de uma maior flexibilidade não consegue, então, para desenvolvê-lo é necessário trabalhar a flexibilidade.
Comente sobre as apresentações que estão sendo construídas pelos estudantes, se elas abordaram os elementos básicos da ginástica e como podem ser aprimoradas em relação ao tema. Valorize as situações de criatividade em que os estudantes criaram novas estratégias para a realização dos movimentos: formas de expressão corporal e características individuais e coletivas para compor as coreografias.
Parabenize os momentos em que houve organização democrática, superação, cumprimento dos protocolos de segurança, evolução nos níveis de dificuldade, demonstração de valores como o respeito e a inclusão dos colegas.
Valorize o empenho e a dedicação na superação de desafios, demonstre atenção àqueles estudantes que apresentaram maior dificuldade, mas que buscaram superar-se para cumprir as atividades, mesmo que com adaptações. Elabore um discurso motivacional criando relações com a vida e explique que conhecer a si e a suas dificuldades, juntamente com a determinação, é essencial para vencer os desafios.
Estabeleça relações entre os objetivos e as competências estabelecidas no planejamento, com a execução da aula. Explique que nos momentos em que tiveram de criar, superar desafios, pensar nas suas potencialidades, cuidar de si e dos colegas, havia objetivos que buscavam trabalhar essas ações.
Sugerimos que, além dos recursos a seguir, crie um diário de campo para que retome, analise e avalie os estudantes durante o processo desta aula.
Na primeira atividade foi pedido para que os estudantes, em equipes, preenchessem um quadro que norteará a construção da apresentação de ginástica para todos. Recolha a segunda via do material (a primeira via ficará com a equipe), com ela poderá acompanhar o desenvolvimento do trabalho e as funções de cada integrante da equipe.
Cada estudante recebeu uma função específica na equipe, portanto, nas próximas aulas deverão estar preparados para executá-las.
Os responsáveis pela pesquisa devem apresentar para os colegas o que encontraram sobre o tema escolhido, para ajudar a aprimorar a coreografia. Já o figurino deve começar a ser planejado após a pesquisa inicial apresentada pelos colegas. Os responsáveis por construir a coreografia, além de pesquisar e planejar, podem buscar ajuda de pessoas da comunidade que tenham afinidade com o tema, para auxiliar neste processo.
O líder administrador da equipe deve acompanhar as atividades realizadas, cobrar as possíveis pendências e ajudar a resolver as situações adversas que podem acontecer. Também devem fazer anotações sobre as dificuldades enfrentadas, as atitudes tomadas, dentre outras, para que possam elaborar o relatório final sobre o trabalho realizado.
Em posse do mesmo quadro de funções das equipes, nas próximas aulas, converse com os estudantes e verifique o que está sendo realizado. Auxilie aqueles que necessitam de ajuda, esclareça o que for necessário para que possam repensar suas ações dentro da equipe.
Durante a realização da sequência didática, permita que estudantes trabalhem e repensem a construção e o aprimoramento das coreografias. Perceba se estão adicionando novos elementos, estabelecendo novas estratégias para incluir de maneira mais efetiva os colegas, aproveitando as características individuais para cumprir o objetivo final e aproximando os temas ao mundo em que vivem.
Durante a sequência didática é importante estabelecer com os estudantes critérios para a avaliação atitudinal. Esses critérios devem ser considerados nas diversas atividades, e podem seguir a sugestão:
Perceba as atitudes de respeito, cuidado e segurança com colegas, organização democrática, liderança, dedicação e criatividade na resolução de desafios, essa é uma forma de avaliar que permeia toda a sequência didática e pode auxiliar em outras avaliações.
Na finalização da sequência didática, leia o relatório realizado pelo líder do grupo, perceba as anotações e os apontamentos feitos.
Barreiras
Sugestões para superar ou reduzir as barreiras
Nas próximas aulas dedique um tempo para que os estudantes discutam sobre o que planejaram e pesquisaram para a construção da coreografia. Dedique um tempo com cada equipe para verificar o que foi feito por cada estudante, e, se necessário, auxilie no que for preciso.
Identifique os temas escolhidos pelas equipes e forneça novos materiais de consulta, como vídeos, textos, documentários, palestras com pessoas da comunidade, dentre outras, para que amplie o repertório dos estudantes.
Se necessário, recupere os diferentes tipos de movimentos da ginástica. Na aula seguinte, corrija as atividades atribuídas na primeira aula. Proporcione um tempo da aula para que as equipes avancem na construção da coreografia que deve ser apresentada no final da sequência didática.
Faça com que os estudantes reflitam sobre os movimentos que realizam. Dialogue com eles sobre a sua evolução, as suas dificuldades e os movimentos que conseguem realizar com mais facilidade, para que aproveitem isso na construção da coreografia.
Sugerimos que faça registros das práticas antes e depois por meio de vídeos, para que os estudantes percebam a sua evolução. Os próprios estudantes podem fazer o registro utilizando os celulares. A visualização dos próprios movimentos proporciona momentos de discussão em que são valorizadas a comunicação e a argumentação, o autocuidado e a empatia.
Apresente novos vídeos de ginástica para que os estudantes tenham novas ideias para acrescentar nas apresentações.
Sugerimos o vídeo até o mínuto 3’35.
Proponha a criação de panfletos que representem o tema escolhido pelas equipes e percorra pela escola e pela comunidade, convidando para assistirem à apresentação organizada pelos estudantes. Faça as interlocuções necessárias com a gestão da escola para que seja possível apresentar para as demais turmas. Se possível, faça uma transmissão ao vivo da apresentação, para que os pais e a comunidade tenham acesso.
Por fim, ajude-os a redigir o relatório final contendo informações sobre o projeto realizado e crie uma discussão com os registros feitos.
Comece a aula com as contribuições da Conversa inicial da atividade. Apresente os objetivos de aprendizagens do plano de aula. Relembre com os estudantes o conceito de ginástica para todos. Faça os questionamentos da conversa inicial aos estudantes, depois, apresente-lhes os vídeos, ressalte e comente sobre os temas das apresentações, a sua relação com a coreografia e seus elementos (equilíbrio, saltos, giros, rotações e acrobacias com e sem o uso de materiais), e também com a música presente.
Comunique aos estudantes que eles vão aprender a elaborar uma apresentação de ginástica para todos tematizada. Vá conduzindo junto a eles os passos necessários para a elaboração de uma apresentação de ginástica para todos.
Inicie conscientizando os estudantes de que em uma apresentação não é necessário que todos façam os mesmos gestos, e, por isso, a ginástica para todos pode ser “para todos”.
Para elaboração da apresentação, é necessário seguir várias etapas e atribuições. Fale que, primeiramente, eles devem escolher um tema, que deve fazer parte do seu dia a dia. Além disso, eles devem explicar a relevância do tema, ou seja, o motivo da escolha dele, e também escolher uma música para a apresentação, ter um líder que será responsável por administrar a equipe, ter um grupo responsável pela pesquisa sobre o tema, mais um grupo responsável pela elaboração do figurino, e outro responsável por pesquisar ideias para a coreografia. Por fim, devem elaborar um cronograma da apresentação.
Converse com os estudantes e detalhe cada passo para elaboração da apresentação, solicite que eles exponham suas dúvidas. Proponha sugestões e os auxilie no que for necessário. Após essa conversa com os estudantes para expor o que se pretende e elucidar a proposta da tarefa, entregue a eles a ficha/checklist, com as etapas de uma apresentação de ginástica para todos. Peça para, individualmente, eles preencherem a sua ficha: escolher um tema; uma música; realizar uma pequena pesquisa sobre o tema escolhido; uma pesquisa de ideias para a coreografia; e elaborar um cronograma.
Informe aos estudantes que vai ser solicitada esta ficha quando houver a aula presencial, uma vez que eles se dividirão em grupos. Cada grupo criará uma grande coreografia tematizada e será realizada uma apresentação de cada um para o restante da sala.
Este plano de atividade foi elaborado pelo time de autores NOVA ESCOLA.
Autor: Alexsandro Junior Machado
Coautor: Laércio de Moura Jorge
Mentor: Ricardo Yoshio Silveira Ribeiro
Especialista da área: Luis Henrique Martins Vasquinho
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