Plano de aula: Construíndo a ideia de densidade

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Propriedades físicas dos materiais

Sobre esta aula: Este plano faz parte de uma sequência que pode ser aprofundada com o plano CI5_01ME05.

Materiais necessários para a aula: Recipiente transparente de aproximadamente 20 l com água; Objetos diversos que possam ser imersos em água (preferencialmente objetos de mesmo material com volumes distintos, é interessante utilizar algumas frutas e hortaliça que podem ter comportamentos distintos de acordo com seus formatos, como laranja, limão, cebola, entre outros); Massa de modelar;

Orientações: É muito comum que os estudantes esperem que os objetos mais pesados afundem e os mais leves flutuem, teste o comportamento dos objetos antes da aula e escolha os que conflitem com essa concepção.

Título da aula

Tempo sugerido: 2 min

Orientações: Leia e comente com os estudantes elementos do cotidiano que utilizam deste princípio em seu funcionamento como navio, submarino, âncora, bóia, colete salva-vidas...