17811
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 7º ano > Humanismos, Renascimentos e o Novo Mundo

Plano de aula - A arte renascentista - arquitetura

Plano de aula de História com atividades para 7º ano do EF sobre A arte renascentista - arquitetura

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Vanessa Spiess Cardoso

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, Print ou link), Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Google Maps, Padlet.

Contexto
O objetivo desta aula é identificar elementos de inovação no desenho da arquitetura renascentista.

Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).

Disponibilize aos alunos a imagem da cidade de Florença e das representações sobre proporção e simetria. Eles devem refletir e responder por escrito:
- O que vemos representado na imagem?
- Qual construção parece atrair a atenção?
- Qual seria o propósito de atrair a atenção com esta construção ?
- Qual profissional faz projetos de construções assim?
- Vitrúvio, um arquiteto romano do século I, disse que é preciso estudar simetria e proporção para construir prédios perfeitos. Essa afirmação faz sentido? Por que?

Disponibilize o texto “O primado do desenho”, de Giorgio Vasari, ou apenas o primeiro fragmento dele. Pergunte:
- Qual a importância do desenho para Vasari quando ele nos diz “o desenho, pai de nossas três artes - arquitetura, escultura, pintura”?
- Seria possível elaborar uma construção sem utilizar as técnicas de desenho? Quais técnicas seriam importantes para isso?

Recomende que os alunos acessem o Google Maps para visualizarem em outros ângulos a cidade italiana de Florença e suas construções, especialmente a Catedral Maria del Fiore. Disponível aqui.

Problematização
Oriente os alunos a trabalharem em etapas, analisando cada documento e registrando as respostas no caderno ou em mídias digitais que utilizam. Disponibilize as imagens da Catedral Santa Maria del Fiore. Eles devem analisar:
- Segundo a descrição da imagem (quadro amarelo), quais são os estilos representados na Catedral Santa Maria del Fiore?
- No desenho exposto, identifique a existência de duas Cúpulas, uma dentro da outra. Responda: por quais motivos o arquiteto pode ter elaborado este projeto com as duas cúpulas?

Disponibilize as imagens da Catedral Notre Dame de Paris e a Ficha com características da arquitetura gótica. Devem analisar:
- O que podemos destacar na arquitetura gótica, com relação aos seus espaços, altura e detalhes?
- Como podemos relacionar sua imagem com a frase sobre Transcendência?

Disponibilize as imagens com a Catedral de San Lorenzo e a Ficha com características da arquitetura renascentista. Devem analisar:
- O que podemos destacar na arquitetura renascentista em relação aos seus espaços, altura e detalhes?
- Como podemos relacionar sua imagem com a frase sobre Imanência?
- Qual a diferença entre esta arquitetura e a arquitetura gótica?

Estabeleça um prazo para que te deem as devolutivas e incentive que expressem as conclusões com os colegas por meio de troca de mensagens, comentários em um mural virtual com as imagens da aula criado, por exemplo, no Padlet (veja aqui como usá-lo aqui) ou participação em videoconferência.

Sistematização
Oriente-os a elaborar a pesquisa de edifícios neoclássicos que existem na sua cidade, estado ou país. Sugira que usem o Google Maps para observar mais detalhes da arquitetura do edifício e do entorno, analisando como ele se destaca. Para registrá-las e promover seu compartilhamento, podem utilizar um mural virtual colaborativo, como o Padlet. Lá, podem adicionar os trabalhos em formato de texto, imagens ou vídeos curtos.

Convite às famílias
Para que conheçam mais sobre a arquitetura das catedrais mencionadas ao longo da aula, indique:
- Cúpula Sta Maria del Fiore. Disponível aqui.
- Notre-Dame de Paris. Disponível aqui.
- Italy, Florence Basilica San Lorenzo. Disponível aqui (ativar as legendas).

Sugestão Enviada Por: Bianca Carolina Pereira da Silva


Código: HIS7_04UND04

(EF07HI04) Identificar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos e analisar seus significados.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Humanismos, Renascimentos e o Novo Mundo do 7º ano:

MAIS AULAS DE História do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas