15666
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Modificadores e complementos do sujeito e do verbo

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre Modificadores e complementos do sujeito e do verbo

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Paloma Sabata Lopes da Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar e compreender o efeito de sentido do uso do sujeito, do verbo e de seus complementos e modificadores em contextos empregados no gênero (auto)biografia.

Materiais necessários: Quadro, pincel, apagador, imagens de pessoas comuns e de artistas, cartolina ou papel 40kg, lápis hidrocor. Opcional: DataShow, computador.

Dificuldades antecipadas: Entender os efeitos de sentidos dos usos de adjetivos e advérbios em contextos.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37.ed. revista, ampliada e atualizada conforme o novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática reflexiva: texto, semântica e interação. São Paulo: Atual, 1999.

VILELA, M.; KOCH, I. V. Gramática da língua portuguesa: gramática da palavra, gramática da frase, gramática do texto/discurso. Porto: Almedina, 2001.

SOUZA e SILVA, M. C. P; KOCH, I. V. Linguística aplicada ao português: sintaxe. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2004.

NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática de usos do português. São Paulo: Ática, 1995.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema da aula: na aula de hoje vamos exercitar e praticar a função dos complementos e modificadores em relação ao sujeito e ao verbo de frases, a partir da leitura de mais uma biografia.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Projete este slide ou imprima a fotografia e aprese-a aos alunos.
  • Pergunte à turma se conhecem a personalidade da fotografia.

(Trata-se de Gabriel Jesus, jogador de futebol, está entre os atletas que mais se destacou na Copa de 2018.)

  • Entregue a biografia do jogador aos alunos.

Materiais complementares: Datashow, computador ou fotografia impressa de Gabriel Jesus, biografia do jogador.

  • O texto para impressão está neste link; para acessar a biografia direto na fonte, clique aqui. A biografia original serve de base para as possíveis respostas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Convide os alunos a realizarem a leitura do texto em voz alta.
  • Divida a turma em quatro grupos e oriente-os a realizar a atividade a seguir:
  • Cada grupo fica com uma sequência de parágrafos do texto, divididos por cores: azul, verde, roxo e laranja, respectivamente.

(embora as partes do texto estejam divididas por cores, o professor pode usar outro recurso de marcação, a exemplo de inserir cada parte em tabela)

  • Entregue a cada grupo as pistas (disponíveis aqui) correspondentes aos números dos espaços a serem preenchidos.
  • A atividade é a seguinte: usando as pistas dadas, cada grupo de alunos irá preencher os espaços e, em seguida, anotar na própria ficha se o elemento preenchido tem função de modificador ou de complemento.

Materiais complementares: O texto para impressão está neste link; para acessar a biografia direto na fonte, clique aqui. A biografia original serve de base para as possíveis respostas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Convide os alunos a realizarem a leitura do texto em voz alta.
  • Divida a turma em quatro grupos e oriente-os a realizar a atividade a seguir:
  • Cada grupo fica com uma sequência de parágrafos do texto, divididos por cores: azul, verde, roxo e laranja, respectivamente.

(embora as partes do texto estejam divididas por cores, o professor pode usar outro recurso de marcação, a exemplo de inserir cada parte em tabela)

  • Entregue a cada grupo as pistas (disponíveis aqui) correspondentes aos números dos espaços a serem preenchidos.
  • A atividade é a seguinte: usando as pistas dadas, cada grupo de alunos irá preencher os espaços e, em seguida, anotar na própria ficha se o elemento preenchido tem função de modificador ou de complemento.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Convide os alunos a realizarem a leitura do texto em voz alta.
  • Divida a turma em quatro grupos e oriente-os a realizar a atividade a seguir:
  • Cada grupo fica com uma sequência de parágrafos do texto, divididos por cores: azul, verde, roxo e laranja, respectivamente.

(embora as partes do texto estejam divididas por cores, o professor pode usar outro recurso de marcação, a exemplo de inserir cada parte em tabela)

  • Entregue a cada grupo as pistas (disponíveis aqui) correspondentes aos números dos espaços a serem preenchidos.
  • A atividade é a seguinte: usando as pistas dadas, cada grupo de alunos irá preencher os espaços e, em seguida, anotar na própria ficha se o elemento preenchido tem função de modificador ou de complemento.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Convide os alunos a realizarem a leitura do texto em voz alta.
  • Divida a turma em quatro grupos e oriente-os a realizar a atividade a seguir:
  • Cada grupo fica com uma sequência de parágrafos do texto, divididos por cores: azul, verde, roxo e laranja, respectivamente.

(embora as partes do texto estejam divididas por cores, o professor pode usar outro recurso de marcação, a exemplo de inserir cada parte em tabela)

  • Entregue a cada grupo as pistas (disponíveis aqui) correspondentes aos números dos espaços a serem preenchidos.
  • A atividade é a seguinte: usando as pistas dadas, cada grupo de alunos irá preencher os espaços e, em seguida, anotar na própria ficha se o elemento preenchido tem função de modificador ou de complemento.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Depois de resolverem ao exercício, cada grupo fica de pé, lê em voz alta o parágrafo preenchido e apresenta a função dos elementos incluídos na biografia, explicando o sentido que dão ao texto.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar e compreender o efeito de sentido do uso do sujeito, do verbo e de seus complementos e modificadores em contextos empregados no gênero (auto)biografia.

Materiais necessários: Quadro, pincel, apagador, imagens de pessoas comuns e de artistas, cartolina ou papel 40kg, lápis hidrocor. Opcional: DataShow, computador.

Dificuldades antecipadas: Entender os efeitos de sentidos dos usos de adjetivos e advérbios em contextos.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37.ed. revista, ampliada e atualizada conforme o novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática reflexiva: texto, semântica e interação. São Paulo: Atual, 1999.

VILELA, M.; KOCH, I. V. Gramática da língua portuguesa: gramática da palavra, gramática da frase, gramática do texto/discurso. Porto: Almedina, 2001.

SOUZA e SILVA, M. C. P; KOCH, I. V. Linguística aplicada ao português: sintaxe. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2004.

NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática de usos do português. São Paulo: Ática, 1995.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema da aula: na aula de hoje vamos exercitar e praticar a função dos complementos e modificadores em relação ao sujeito e ao verbo de frases, a partir da leitura de mais uma biografia.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Projete este slide ou imprima a fotografia e aprese-a aos alunos.
  • Pergunte à turma se conhecem a personalidade da fotografia.

(Trata-se de Gabriel Jesus, jogador de futebol, está entre os atletas que mais se destacou na Copa de 2018.)

  • Entregue a biografia do jogador aos alunos.

Materiais complementares: Datashow, computador ou fotografia impressa de Gabriel Jesus, biografia do jogador.

  • O texto para impressão está neste link; para acessar a biografia direto na fonte, clique aqui. A biografia original serve de base para as possíveis respostas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Convide os alunos a realizarem a leitura do texto em voz alta.
  • Divida a turma em quatro grupos e oriente-os a realizar a atividade a seguir:
  • Cada grupo fica com uma sequência de parágrafos do texto, divididos por cores: azul, verde, roxo e laranja, respectivamente.

(embora as partes do texto estejam divididas por cores, o professor pode usar outro recurso de marcação, a exemplo de inserir cada parte em tabela)

  • Entregue a cada grupo as pistas (disponíveis aqui) correspondentes aos números dos espaços a serem preenchidos.
  • A atividade é a seguinte: usando as pistas dadas, cada grupo de alunos irá preencher os espaços e, em seguida, anotar na própria ficha se o elemento preenchido tem função de modificador ou de complemento.

Materiais complementares: O texto para impressão está neste link; para acessar a biografia direto na fonte, clique aqui. A biografia original serve de base para as possíveis respostas.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Convide os alunos a realizarem a leitura do texto em voz alta.
  • Divida a turma em quatro grupos e oriente-os a realizar a atividade a seguir:
  • Cada grupo fica com uma sequência de parágrafos do texto, divididos por cores: azul, verde, roxo e laranja, respectivamente.

(embora as partes do texto estejam divididas por cores, o professor pode usar outro recurso de marcação, a exemplo de inserir cada parte em tabela)

  • Entregue a cada grupo as pistas (disponíveis aqui) correspondentes aos números dos espaços a serem preenchidos.
  • A atividade é a seguinte: usando as pistas dadas, cada grupo de alunos irá preencher os espaços e, em seguida, anotar na própria ficha se o elemento preenchido tem função de modificador ou de complemento.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Convide os alunos a realizarem a leitura do texto em voz alta.
  • Divida a turma em quatro grupos e oriente-os a realizar a atividade a seguir:
  • Cada grupo fica com uma sequência de parágrafos do texto, divididos por cores: azul, verde, roxo e laranja, respectivamente.

(embora as partes do texto estejam divididas por cores, o professor pode usar outro recurso de marcação, a exemplo de inserir cada parte em tabela)

  • Entregue a cada grupo as pistas (disponíveis aqui) correspondentes aos números dos espaços a serem preenchidos.
  • A atividade é a seguinte: usando as pistas dadas, cada grupo de alunos irá preencher os espaços e, em seguida, anotar na própria ficha se o elemento preenchido tem função de modificador ou de complemento.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Convide os alunos a realizarem a leitura do texto em voz alta.
  • Divida a turma em quatro grupos e oriente-os a realizar a atividade a seguir:
  • Cada grupo fica com uma sequência de parágrafos do texto, divididos por cores: azul, verde, roxo e laranja, respectivamente.

(embora as partes do texto estejam divididas por cores, o professor pode usar outro recurso de marcação, a exemplo de inserir cada parte em tabela)

  • Entregue a cada grupo as pistas (disponíveis aqui) correspondentes aos números dos espaços a serem preenchidos.
  • A atividade é a seguinte: usando as pistas dadas, cada grupo de alunos irá preencher os espaços e, em seguida, anotar na própria ficha se o elemento preenchido tem função de modificador ou de complemento.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Depois de resolverem ao exercício, cada grupo fica de pé, lê em voz alta o parágrafo preenchido e apresenta a função dos elementos incluídos na biografia, explicando o sentido que dão ao texto.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08LP06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano