Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Thaíse Paim
Mentor: Eliana Albuquerque
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Emprego de -ÇÃO, -SÃO e -SSÃO
Finalidade da aula: Inferir as regularidades no uso dos sufixos -ÇÃO, -SSÃO e -SÃO, observando a correspondência fonema-grafema e as regras morfológicas.
Ano: 5º Ano
Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético e da ortografia
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF05LP01
Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é empregar adequadamente os sufixos -ÇÃO, -SSÃO e -SÃO.
Materiais necessários: Reprodução da crônica “O sem-banco que virou banqueiro, de Moacyr Scliar e da poesia de Bráulio Bessa: “A amizade entre o homem e o cão”. Caso tenha dificuldade de fazer a reprodução dos textos, projete-os sobre uma tela ou parede.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem trocar letras em diferentes palavras por não levar em conta a (s) realização (ões) gráficas de um mesmo fonema e a produtividade dos sufixos.
Referências sobre o assunto: DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Empregando corretamente o s e o ss
Disponível em: https://portugues.uol.com.br/gramatica/empregando-corretamente-s-ss.html
Acesso em: 26.07.18 às 21h08.
GIACOMOZZI, Gilio; VALÉRIO, Gildete; VALÉRIO, Geonice. Descobrindo a gramática:
Língua Portuguesa – Ensino Fundamental. São Paulo: FDT. Edição Renovada. 4 volumes: 2º, 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental.
Código: LPO5_13ATS01
(EF05LP01) Grafar palavras utilizando regras de correspondência fonema-grafema regulares, contextuais e morfológicas e palavras de uso frequente com correspondências irregulares.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes