12255
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 2º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Permeabilidade dos materiais

Plano de aula de Ciências com atividades para 2o ano do EF sobre Permeabilidade dos materiais

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Helisabety Barros Mendes de Melo

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: ferramenta para compartilhamento de imagens (grupo de Whatsapp, por exemplo).
- Optativas: Paint, ferramenta para realização de videochamadas (Zoom, Hangout).

Contexto e questão disparadora

Apresente a seguinte situação para os alunos:

Você está caminhando na rua, ainda um pouco distante de onde estava indo e começa a chover. O que você faz para se proteger da chuva?

Peça que as crianças façam um desenho (que pode ser feito em folha de papel, para que tire uma foto após terminá-lo, ou através do Paint) e compartilhe as soluções com os colegas, através de um grupo no Whatsapp, por exemplo.

Mão na massa

Faça os alunos refletirem sobre o seguinte questionamento:

- Por que a água passa por alguns materiais e por outros não?

Solicite que eles coletem alguns objetos em casa, como: folhas de papel, sacola plástica, folha de árvore, papel alumínio e tecido de algodão. Solicite que os alunos derramem lentamente água na superfície desses objetos e verifiquem se a água passa para o outro lado. Sugira que usem uma bacia para apararem a água. Após realizarem esse experimento em casa, com auxílio de um adulto, peça para registrarem em quais materiais a água passou e quais não passou. Peça que compartilhem os registros com os demais colegas de turma.

Sistematização

Após os alunos verem os registros uns dos outros, peça que analisem o fato da água “passar” por alguns materiais e por outros não. Informe que, quando a água passa por determinado material, significa que aquele material é permeável. Quando não passa, ele é impermeável. Solicite que os alunos digam quais materiais, dentre os utilizados no experimento, são permeáveis e quais são impermeáveis. Essa proposta de sistematização pode ser realizada por meio de uma videochamada ou em uma conversa de grupo de Whatsapp.

Convite às famílias

Os familiares podem participar do experimento e auxiliar no registro da criança, bem como propor que outros materiais possam ser utilizados para serem testados.

Sugestão Enviada Por: Lilian Bacich e Renata Capovilla


Código: CIE2_02M&E01

(EF02CI02) Propor o uso de diferentes materiais para a construção de objetos de uso cotidiano, tendo em vista algumas propriedades desses materiais (flexibilidade, dureza, transparência etc.).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 2º ano:

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

MAIS AULAS DE Ciências do 2º ano:

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas