Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano faz parte de uma sequência que pode ser aprofundada com o plano CI5_01ME05.
Materiais necessários para a aula: Recipiente transparente de aproximadamente 20 l com água; Objetos diversos que possam ser imersos em água (preferencialmente objetos de mesmo material com volumes distintos, é interessante utilizar algumas frutas e hortaliça que podem ter comportamentos distintos de acordo com seus formatos, como laranja, limão, cebola, entre outros); Massa de modelar;
Orientações: É muito comum que os estudantes esperem que os objetos mais pesados afundem e os mais leves flutuem, teste o comportamento dos objetos antes da aula e escolha os que conflitem com essa concepção.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 min
Orientações: Leia e comente com os estudantes elementos do cotidiano que utilizam deste princípio em seu funcionamento como navio, submarino, âncora, bóia, colete salva-vidas...
Contexto
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: Posicione o recipiente com água em um ambiente em que todos os estudantes consigam visualizá-lo. Apresente-lhes os objetos selecionados e inicie a brincadeira (os objetos apresentados no slide são apenas sugestões). Faça questões do tipo:
De que material é a tampinha de garrafa?
O que acontecerá quando eu iserí-la na água?
O objetivo é que os estudantes percebam alguma relação entre o volume dos objetos e seu comportamento.
O último objeto deve ser uma bola de massinha de modelar. Esse será o gancho para próxima etapa.
Materiais necessários: Recipiente transparente de aproximadamente 20 l com água e materiais selecionados.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Após perceber o comportamento da bola feita de massinha de modelar ao ser inserida em água, diga aos estudantes que eles farão um protótipo de um barco com a mesma massinha de modelar que antes afundou. Leia a questão disparadora e certifique-se que todos a entenderam. Deixe que eles falem sobre suas ideias e levantem suas hipóteses para resolver a questão.
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Organize a turma em grupos de 3 a 5 estudantes e entregue-lhes um papel para registrar o seu protótipo. Oriente-os a compartilhar suas ideias no pequeno grupo a fim de chegarem a um acordo sobre as principais características que devem ter no protótipo para que o barquinho flutue. Esse é um momento dedicado ao desenvolvimento de argumentos pelo estudante. Espera-se que eles resgatem suas observações e hipóteses sobre o comportamento dos objetos de acordo com suas características, em especial o volume ocupado por cada objeto. Se algum grupo tiver dificuldades para chegar a um acordo, sugira-lhes que compartilhem suas ideias com a turma e peça aos demais estudantes que os auxiliem nessa decisão.
Após os grupos decidirem como farão seus barquinhos flutuarem, entregue a cada pequeno grupo uma massinha e mão na massa!
Materiais necessários: Papel e massinha de modelar.
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Com os protótipos prontos é hora de testar se eles realmente vão flutuar. Organize a turma para que cada pequeno grupo apresente as características escolhidas para a confecção do barquinho, justifique-as e realize o primeiro teste. Caso ele afunde, peça que a turma auxilie o pequeno grupo a repensar em suas estratégias e modificá-las. Repita essa etapa o quanto for necessário para que todos consigam fazer um barquinho que flutue.
É muito provável que os estudantes optem por uma confecção semelhante a uma canoa ou um navio. No entanto, dependendo da massinha utilizada, ela só flutuará com o formato semelhante a uma jangada. O interessante é que os estudantes percebam a possibilidade de modificar a densidade de um objeto modificando apenas seu volume.
Materiais necessários: Recipiente transparente com água e massinha de modelar.
Sistematização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Com o auxílio dos estudantes resgate as características dos barquinhos confeccionados, tanto as que tiveram sucesso quanto as que precisaram ser modificadas. Peça-os que façam um relato de como identificaram essas características e motive uma discussão a respeito das análises de cada grupo. Destaque o fato de que um mesmo objeto pode afundar ou flutuar de acordo com seu volume. Conclua a aula relacionando essa observação aos objetos apontados no início da aula.
Para saber mais: http://www.if.ufrgs.br/tex/fis01043/20032/Margaret/porque_os_navios_flutuam_e_os_su.htm http://www.universidadedascriancas.org/perguntas/por-que-o-navio-nao-afunda/