Texto I
Plano de Aula
Plano de aula: Crise, contradições e revoltas: a situação do Brasil no fim do século XVIII
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Do mercantilismo ao capitalismo
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Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI17, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Material complementar:
Texto I
Texto que trata da crise do capitalismo comercial, no momento em que o capitalismo financeiro estava emergindo, em Portugal e as consequências nas colônias.
Texto II
O trecho trata do impacto da crise no sistema econômico da Colônia e a emergência das revoltas nativistas.
Texto III
Fonte produzida em 1798 e publicada no Panfleto ao povo bahiense e explicita as queixas da população em relação ao aumento dos impostos.
Para você saber mais:
BOXER, C. R. A Idade de Ouro do Brasil. São Paulo: Nacional, 1963.
MOTA, Carlos Guilherme. Ideias de revolução no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1979.
NOVAIS, Fernando. Portugal e Brasil na crise do antigo sistema colonial (1777-1808). São Paulo: Hucitec, 1979.
PRADO JÚNIOR, Caio. Formação do Brasil contemporâneo: colônia. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1963.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.
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