Atividade ou texto para impressão - PAINEL DE QUADRINHA
PAINEL DE QUADRINHA
Plano de Aula
Por: Michele Rabelo
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página; reconhecer a separação das palavras, na escrita, por espaços em branco; ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, quadrinhas - gênero do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade; recitar quadrinhas com entonação adequada e observando as rimas.
Materiais necessários:
Recursos para projetar telas, vídeo e recursos para imprimir atividades e painéis ou para copiá-los à mão.
Dificuldades antecipadas:
Algumas crianças podem ter dificuldades em encontrar estratégias para desenvolver procedimentos de leitura de ajuste , por ainda, não conseguirem relacionar sons a letras. Nestes casos, as suas intervenções serão fundamentais para que as crianças percebam o quanto já sabem a respeito do nosso sistema de escrita. Ajude-as a utilizar as palavras estáveis para servirem de referência para a leitura. Assim, quando a criança percebe que o ME de melado é o mesmo ME de Melissa, ela começa a desenvolver estratégias para ler ainda que não leia convencionalmente. Nos slides, desafio a desafio estão sugeridas intervenções que podem tornar o seu trabalho mais produtivo, resultando no avanço da aprendizagem.
Por outro lado, algumas crianças podem encontrar facilidade nos desafios neste plano por já conseguirem ler com autonomia. Nestes casos, desafie-os a ir além de ler e localizar palavras, mas incentive-os a criar novas rimas e versões para as quadrinhas. No tocante da percepção da estrutura do texto, para aqueles que estão mais avançados e percebem com facilidade que um texto se escreve de cima para baixo, ou ainda, percebe com tranquilidade os espaços entre as palavras sugira a monitoria (momento em que aqueles que sabem mais ensinam aos que “sabem menos”, porém este é um trabalho construído ao longo de um período, porque essas crianças com maior compreensão do nosso sistema precisam entender que ao fazer a lição pelo outro, não estão ajudando. O que eles precisam é explicar como pensaram, como conseguiram resolver o problema, e então, permitir que o seu colega faça).
Referências sobre o assunto:
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
Tempo sugerido: 14 minutos
Orientações:
Material de apoio:
Orientações:
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
Materiais complementares:
Acesse o arquivo com as quadrinhas.
Materiais de apoio:
https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1410/oralidade-um-eixo-da-educacao-infantil
https://novaescola.org.br/conteudo/262/david-ausubel-e-a-aprendizagem-significativa
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
9. Este movimento de revisão da “montagem” da escrita é fundamental na formação escritora. É um movimento comum de qualquer pessoa que escreve. É uma responsabilidade do escritor e não do professor.
10. Pergunte: Alguma dessas palavras começam da mesma forma que o nome de algum amigo? Por exemplo, “estrela” começa como o nome de alguma amiga da turma? Localizem no painel de nomes (que deve ter em toda sala de alfabetização por se tratar de palavras estáveis) o nome da amiga, vejam como escreve e então procurem “estrela”.
11. Uma outra questão fundamental a ser abordada refere-se à estrutura do gênero textual quadrinha. Assim quando todos derem como montadas as suas quadrinhas desafie-os a realizar uma autoavaliação com diretrizes coletivas. Assim:
Materiais complementares:
Acesse o arquivo com a quadrinha em pedaços: uma página a quadrinha está dividida palavras, em outra está dividida em trechos (cada verso foi dividido em dois trechos), e por fim, na terceira página a quadrinha foi dividida em versos.
Material de apoio:
https://novaescola.org.br/conteudo/2489/diagnostico-na-alfabetizacao-para-conhecer-a-nova-turma
https://novaescola.org.br/conteudo/2595/revisao-a-hora-de-aperfeicoar-o-texto
https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1360/a-funcao-das-listas-na-alfabetizacao
Sugestão de adaptação para o ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canal de comunicação, como WhatsApp ou e-mail; um impresso das atividades por aluno das atividades, disponibilizados na escola para as famílias retirarem ou enviados digitalmente para que imprimam, se possível.
- Opcionais: canais para aula ou reunião online, como Google Sala de Aula (tutorial disponível aqui) ou Google Jamboard (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie uma mensagem de áudio pelo WhatsApp, dirigida às crianças e às famílias, compartilhando que hoje é dia de Recital de quadrinhas.
Se possível, utilize um dos canais online com grupos reduzidos de alunos (10 de cada vez); não havendo essa possibilidade, crie pequenos grupos no WhatsApp, com 4 ou 5 crianças no máximo. Considere as hipóteses de escrita e afinidades para criar os grupinhos. A comunicação no WhatsApp será feita através de áudios.
Talvez seja mais fácil gravar um vídeo antecipadamente (com o celular) da sua declamação das quadrinhas para depois enviar aos grupinhos. Solicite que as crianças peguem os impressos das quadrinhas para acompanhar a sua declamação.
Efetue as orientações do slide tema da aula. Na sequência, observe as considerações do slide de introdução e efetue algumas das orientações desse slide. Lembre-se de que a aula remota precisa ser bem mais curta que aula presencial, e considere um tempo em torno de 40 minutos para início, meio e fim com cada grupinho.
Desenvolvimento
Oriente as crianças a ensaiarem o recital com algum familiar assistindo ou frente ao espelho, para que sejam observados os aspectos apontados no slide de desenvolvimento do plano de aula. Observe as considerações do slide e efetue apenas algumas das orientações ali presentes.
Combine com os grupinhos que deverão ensaiar bastante, criar os adereços junto com a família e, depois de um tempo determinado por você, peça que gravem suas declamações e performances com o celular e enviem a você.
Será interessante organizar as apresentações de cada aluno em uma trilha para compartilhar com todo o grupo.
Fechamento
Oriente os alunos a respeito da atividade final e solicite que peguem o impresso. Explique como fazer e, novamente, efetue apenas algumas das orientações do slide de fechamento do plano de aula.
Se outros alunos demonstrarem dificuldades e precisarem de mais ajuda, procure fazer a atividade individualmente com cada um deles, lembrando que no ensino remoto “menos é mais”.
Convite às famílias
A família pode ser convidada a auxiliar a criança a ensaiar e gravar o recital. Efetue orientações às famílias para assegurar o protagonismo do aluno.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Michele Rabelo
Mentor: Priscila Medeiros
Especialista: Tânia Rios
Título da aula:Recital de quadrinhas e estudo do gênero
Finalidade da aula:Ler, recitar e compreender o gênero textual quadrinhas, relacionando sua forma de organização à sua finalidade.
Ano:1º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento:Compreensão em leitura / Produção de texto oral / Protocolo de leitura / Análise Linguística / semiótica (alfabetização)
Prática de linguagem:Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCCEF01LP01, EF01LP12, EF01LP16, EF01LP19
Sobre esta aula: esta é a 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página; reconhecer a separação das palavras, na escrita, por espaços em branco; ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, quadrinhas - gênero do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade; recitar quadrinhas com entonação adequada e observando as rimas.
Materiais necessários:
Recursos para projetar telas, vídeo e recursos para imprimir atividades e painéis ou para copiá-los à mão.
Dificuldades antecipadas:
Algumas crianças podem ter dificuldades em encontrar estratégias para desenvolver procedimentos de leitura de ajuste , por ainda, não conseguirem relacionar sons a letras. Nestes casos, as suas intervenções serão fundamentais para que as crianças percebam o quanto já sabem a respeito do nosso sistema de escrita. Ajude-as a utilizar as palavras estáveis para servirem de referência para a leitura. Assim, quando a criança percebe que o ME de melado é o mesmo ME de Melissa, ela começa a desenvolver estratégias para ler ainda que não leia convencionalmente. Nos slides, desafio a desafio estão sugeridas intervenções que podem tornar o seu trabalho mais produtivo, resultando no avanço da aprendizagem.
Por outro lado, algumas crianças podem encontrar facilidade nos desafios neste plano por já conseguirem ler com autonomia. Nestes casos, desafie-os a ir além de ler e localizar palavras, mas incentive-os a criar novas rimas e versões para as quadrinhas. No tocante da percepção da estrutura do texto, para aqueles que estão mais avançados e percebem com facilidade que um texto se escreve de cima para baixo, ou ainda, percebe com tranquilidade os espaços entre as palavras sugira a monitoria (momento em que aqueles que sabem mais ensinam aos que “sabem menos”, porém este é um trabalho construído ao longo de um período, porque essas crianças com maior compreensão do nosso sistema precisam entender que ao fazer a lição pelo outro, não estão ajudando. O que eles precisam é explicar como pensaram, como conseguiram resolver o problema, e então, permitir que o seu colega faça).
Referências sobre o assunto:
Alfabetização
Confira mais de 700 planos de aula e atividades para 1º e 2º ano do Fundamental
ACESSAR AGORAEssa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: