
Debate: Como vencer a violência nas escolas?
Assista ao debate com Rebeca Simões, membro da Conectando Saberes e criadora do projeto “Bullying não é brincadeira”, e Gustavo Estanislau, psiquiatra da infância e adolescência e especialista do Instituto Ame sua Mente.
Movimento por uma escola sem medo
Hoje, além de ações de segurança para combater a violência, é preciso enfrentar aquilo que nos deixa paralisados e nos impede de ensinar e aprender: o medo. Vamos reunir aqueles que acreditam na Educação para construir espaços de diálogo, de escuta e de disseminação de informações confiáveis. Compartilhando o que todos e cada um tem de mais potente para resgatar o ambiente de paz nas escolas.
Ler manifesto completo
Caminhos para promover a paz no ambiente escolar
Apesar das tragédias, é possível que a escola construa um espaço de convivência pacífica que supere a violência e seja um ponto de referência para a sociedade. Entenda a importância e como desenvolver ações nesse sentido.

Escola segura versus sociedade violenta
Pensar em uma cultura de paz nas escolas quando estas estão inseridas em uma sociedade violenta é um desafio. No entanto, é possível desenvolver ações coletivas que buscam superar a violência.

DEBATE: Como construir uma cultura de paz nas escolas?
Assista ao debate com Juliana Rohsner, pedagoga e secretária municipal de Educação de Vitória/ES, e com Danila Di Pietro, especialista em competências socioemocionais e promoção da convivência ética na escola, pesquisadora do GEPEM e do GEDDEP, do Instituto de Estudos Avançados da UNICAMP. A conversa foi mediada pela jornalista Paula Salas, da Nova Escola, e abordou soluções para resgatar o clima escolar!
Onde denunciar casos suspeitos?
O serviço Disque 100 recebe denúncias de ameaças de ataques a escolas. Os comunicados podem ser feitos por WhatsApp, pelo número (61) 99611-0100. Além disso, o Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com a SaferNet Brasil, tem um canal exclusivo para recebimento de informações de casos suspeitos de ataques a instituições de ensino, a plataforma Escola Segura
Saiba maisPara ajudar a (re)pensar a violência